“Nunca será suficiente louvar São José” disse o bispo em Missa Solene presidida na Paróquia de São José da Mata

Postado em 19/03/24 às 22:384 minutos de leitura94 views

A Festa da Paróquia de São José, no Distrito de São José da Mata, foi celebrada de 10 a 19 de março. Durante esse período, houve novenário, missas, quermesses, atrações culturais e uma procissão realizada nesta terça-feira (19);

No dia da Solenidade, em 19 de março, a comunidade acolheu o bispo Diocesano de Campina Grande, Dom Dulcênio Fontes de Matos, para a Missa Solene em honra ao Padroeiro. O bispo foi calorosamente recebido pelo Pároco Padre Lúcio Flávio e por toda a comunidade paroquial, acolheu també ao Padre Ruberlan Silva, CSsR (Padre Redentorista, reside em Natal, mas é filho da Paróquia de São José, de S. José. da Mata)

Na pregação proferida, o bispo ressaltou a importância e a grandeza de São José, patrono universal da Igreja Católica, dizendo ser insuficiente o louvor a este grande santo, o pai de Jesus.

Na primeira parte da sua homilia, Dom Dulcênio lembrou que São José é celebrado como esposo de Maria, pai virginal de Jesus e patriarca da Igreja, títulos que destacam a importância de sua missão e sua posição especial dentro da fé cristã.

Abordou ainda alguns pontos preciosos para entender a figura ímpar de São José, tais como: a caridade; a confiança em Deus e o papel de José enquanto chefe da Sagrada Família; nesse sentido, ao falar sobre a caridade de José, o bispo explicou que o glorioso santo é louvado por sua caridade para com Maria, especialmente ao confrontar o mistério da gravidez dela de forma sensata e amorosa, mesmo sem entender completamente.

“É à caridade que pede conselho, a fim de saber comportar-se naquela difícil e penosa circunstância, sem entender a gravidez de Maria, que estava comprometida a ele. Assim, José usa da caridade, que abafa qualquer sentimento de repulsa, que afasta as medidas extremas, que é sinônimo de indulgência e não sabe o que é rigor nem severidade”, pregou.

José soube confiar em Deus, ensinou Dom Dulcênio, soube confiar, e segundo narra as escrituras era um homem justo, por essa razão, Deus não o desamparou, mas esteve sempre presente respondendo-lhe à confiança depositada.

O bispo também falou sobre o papel de São José na Sagrada Família, uma vez que ele é descrito como o esposo ideal para Nossa Senhora, preparado por Deus desde toda a eternidade para desempenhar esse papel crucial na história da salvação.

“São José é o esposo à altura de Nossa Senhora. São Tomás de Aquino diz: “Aqueles que foram eleitos por Deus para alguma coisa, Ele os prepara e dispõe de modo que sejam idôneos para desempenhar a missão”. As palavras de São Tomás se aplicam perfeitamente a São José. Por que? Porque, de fato, desde toda a eternidade, São José esteve na mente de Deus com a vocação de ser chefe da Sagrada Família”, ensinou.

Por: Ascom
Fotos: Pascom Paroquial

Imagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notícia