Na Solenidade de São José: Dom Dulcênio ordena diácono o Seminarista José Claudino

Postado em 19/03/24 às 17:117 minutos de leitura143 views

Neste dia 19 de março a Igreja celebra a Solenidade de São José, esposo da Virgem Maria e Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo; dia no qual a Paróquia de São José, em Juazeirinho-PB, bem como toda a Diocese registraram um momento histórico com a ordenação diaconal do Seminarista José Claudino, que foi ordenado pela imposição das mãos e oração consecratória de Dom Dulcênio Fontes de Matos, Bispo Diocesano, na Igreja Matriz pela manhã.

A Matriz, no centro da cidade, ficou tomada de fiéis, entre eles, clérigos, seminaristas, religiosos, fiéis de outras dioceses, autoridades civis, e o povo de Deus que prestigiou este momento de muita alegria para a paróquia local; tripla alegria como disse o Bispo, pois, além de celebrar a São José, ordenar um diácono, a mesma ocasião também foi marcada pela apresentação do Padre Danilo Monteiro, como o novo vigário paroquial.

Homilia

Em sua homilia, o bispo, inicialmente, destacou a figura e a missão de São José, bem como a importância do ministério diaconal e do sacerdócio na vida da Igreja. Ressaltou ainda, a conexão entre São José, como pai adotivo de Jesus, e o compromisso do seminarista José Claudino em seguir os passos de São José, dizendo "sim" ao chamado de Deus.

Ao destacar São José como um exemplo de virtude e caridade, Dom Dulcênio apontou para a importância de seguir seu exemplo de prudência e amor na vida cristã. São José é apresentado como um modelo de obediência e confiança na vontade de Deus, especialmente no contexto do mistério da Encarnação.

“São José, um santo insuficientemente venerado. Figura ímpar, exaltada pela Igreja junto à figura de Maria Santíssima. Nunca será suficiente louvar São José, tal a quantidade de maravilhas e privilégios com os quais aprouve a Deus cumulá-lo. Gratos sejamos a São José pela caridade usada para com Maria e aceitemos a sublime lição que ele nos dá. Ao encontrar-se diante de um mistério inexplicável, como ele se comporta? Com prudência inspirada na caridade”, pregou.

Dirigindo-se ao seminarista José Claudino e ao recém-ordenado Padre Danilo Monteiro, o Pastor Diocesano exorta-os a viverem seus ministérios com simplicidade e amor, seguindo o exemplo de São João Maria Vianney e buscando a santidade no serviço aos outros, especialmente aos mais necessitados.

“Diácono José Claudino aproveite bem seu diaconato e se prepare para o sacerdócio. São João Maria Vianney, um homem de simplicidade extraordinária, nos mostra que não são as grandes coisas que formam um bom sacerdote e o santifica, mas a experiência da simplicidade, da oferta de si em favor do outro, da santificação do seu povo. Viva seu ministério diaconal na simplicidade e você estará no caminho certo para o sacerdócio”, disse.

O Bispo lembrou ao Padre Danilo Monteiro a importância de ter um cuidado especial pelos pobres, doentes e excluídos, em linha com o ensinamento cristão sobre a preferência pelos mais vulneráveis.

“Seja um Padre simples. Tenha um amor especial pelos pobres, doentes e excluídos. Tenha um profundo reconhecimento e sincera preocupação pelo destino dos pobres materialmente, espiritualmente e moralmente, é a condição necessária para a fidelidade à missão que Cristo hoje te confia através do seu Bispo”, pregou.

Sobre o Diácono José Claudino

O Diácono José Claudino Limeira, nascido aos 28 dias do mês de abril do ano de 1993. Filho de Martinho Limeira Vieira (in memoriam) e Marinete Claudino Limeira (in memoriam), o mais moço de cinco irmãos.  Sou da comunidade Nossa Senhora da Piedade, em Ipueiras, Paróquia São José, Juazeirinho – PB.

Ingressou no seminário propedêutico em 17 de março de 2016, em Esperança-PB. Em fevereiro de 2017 ingressei no Seminário São João Maria Vianney, onde realizou os seus estudos da Filosofia e da Teologia. Realizou pastoral de contemplação no hospital João XXIII e na fazenda do sol. Depois foi designado para a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Serra Branca e Coxixola, durante um ano. Em seguida, para a Paróquia Jesus Libertador, no Bairro das Malvinas, Campina Grande (um mês); por fim, designado para a Paróquia de Nossa Senhora do Rosário em Prata, Ouro Velho e Amparo (dois anos).

O Diácono José Claudino exercerá o seu ministério Diaconal na Paróquia da Santíssima Trindade, no bairro do Catolé; também foi designado pelo bispo para ser Vice Reitor do Seminário Diocesano São João Maria Vianney.

Por: Ascom
Fotos: Pascom Paroquial