Paróquia de Santa Ana, em Alagoa Nova-PB, dá início a Escola da Fé Ana de Farias Falcão

Postado em 18/03/24 às 03:304 minutos de leitura87 views

Foi realizado na tarde do sábado (16/03) a aula inaugural da Escola Paroquial da Fé "Ana de Farias Falcão" na Paróquia de Santa Ana, em Alagoa Nova.

O momento formativo, que foi realizado no Centro Pastoral Santa Ana, contou com a participação de agentes das Pastorais, Grupos, Serviços, Movimentos e Comunidades da Paróquia de Santa Ana bem como da Área Pastoral de São Sebastião.

Neste primeiro módulo, que terá duração de um ano, os participantes da escola refletirão o Catecismo da Igreja Católica, com aulas mensais, sempre assessorados por Padres da Diocese de Campina Grande.

Para este momento inicial, o assessor foi o Padre Josandro Félix, que ao longo de 4 meses trabalhará com os participantes a primeira parte do catecismo, que é a Profissão de Fé - O Credo.

Os fiéis foram acolhidos pelo articulador da escola, Raphael Cavalcante, que conduziu a oração inicial e logo em seguida explicou aos presentes como será o funcionamento da escola.

Adiante, o Padre Antonio Nelson, Pároco, saudou os presentes, agradeceu a participação de todos e os motivou a perseverarem na escola participando do processo formativo. Logo em seguida, acolheu o Padre Josandro, que durante a tarde apresentou o Catecismo, sua origem, organização e divisão.

A Escola Paroquial da Fé, sofreu uma alteração, antes se chamava Escola Paroquial Catequética, que teve sua iniciativa quando o Padre Jorge era o Pároco da Paróquia, e seria destinada aos Catequistas e as pessoas que desejassem ser catequistas com o objetivo de formar cristãos comprometidos com a evangelização.

A Coordenação, juntamente com o Padre Antonio Nelson refletiram e acharam melhor mudar a nomenclatura da escola, para que assim abrangesse mais fiéis. Os encontros, serão realizados sempre aos terceiros sábados, salvo algumas exceções.

A homenagem a Ana Falcão

A Escola Ana de Farias Falcão homenageia uma leiga catequista paroquiana, muito dedicada à catequese, que exerceu com esmero sua missão na metade do século passado.

Ana Falcão nasceu em 25 de Julho de 1928 na zona rural do munícipio de Soledade. Em 1948 a sua família se mudou para Alagoa Nova, e Ana aos 20 anos de idade se destaca no interesse pelas letras iniciando carreira como professora da educação primária nas escolas da zona rural e depois urbana.

Durante o paroquiato de Monsenhor Borges, uma das figuras icônicas da cidade de Alagoa Nova e toda região, Ana, mediante a boa relação com o Pároco, foi convidada a ser catequista. Doravante ensinou inúmeras gerações de católicos com a catequese.

Ana trabalhou em vários grupos na paróquia, atuou como Ministra Extraordinária, serviu à liturgia, destacou-se na catequese; foi zeladora do Dízimo e a responsável pela prestação de contas da OVS. Foi amiga fiel do Monsenhor Borges, bem como acompanhou e ajudou os demais sacerdotes que sucederam o Monsenhor demonstrando zelo e amor pela igreja.

“Ana Manoca”, como era conhecida não contraiu matrimônio, tampouco constituiu família; seu legado na paróquia e em toda cidade se deu por sua devoção à Santa Ana, a Padroeira, bem como por seu amor à igreja. Em 16 de novembro de 2019, Ana Falcão, é chamada pelo Pai para a morada eterna, deixando saudades à Paróquia e a toda cidade.

Com informações: Raphael Cavalcante
Fotos: Pascom Paroquial

Imagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notícia