Bispo preside Missa da Caminhada Penitencial em Lagoa Seca-PB; e em Alcantil-PB Missa em preparação à Festa de S. José

Postado em 17/03/24 às 23:2311 minutos de leitura142 views

A 23ª Caminhada Penitencial, promovida pela Diocese de Campina Grande, este ano, em preparação ao jubileu dos 75 anos, foi realizada na manhã deste domingo (17), o V Domingo da Quaresma. Desde as primeiras horas da manhã, os fiéis começaram a se reunir em frente à Catedral de Nossa Senhora da Conceição, onde o evento teve início com uma celebração eucarística presidida pelo Vigário Geral da Diocese, Padre Luciano Guedes.

Após a Missa, pontualmente às 6h, os peregrinos iniciaram a caminhada seguindo pela Avenida Floriano Peixoto, Manoel Tavares, adentrando à BR 104 com destino à Lagoa Seca-PB, em um percurso que contemplava momentos de oração, reflexão e penitência. Muitos estampavam suas camisas, bandeiras, rezavam o terço e entoavam cânticos, demonstrando assim a sua devoção e o compromisso com a fé.

Os milhares de fiéis que participaram da 23ª Caminhada Penitencial, chegaram ao convento e lá participaram da Santa Missa presidida pelo Bispo Diocesano de Campina Grande, Dom Dulcênio Fontes, que acolheu os peregrinos e manifestou a sua felicidade perante este evento que antecede a grande Semana para os católicos.

Na Santa Missa, o Bispo refletiu com os fiéis sobre o itinerário de Jesus que ruma para a sua páscoa, no Evangelho deste V Domingo da Quarema, em João 12, 20 a 33, Jesus fala sobre a sua morte e glorificação, ele usa a imagem do grão de trigo que precisa morrer para produzir fruto.

No Evangelho também há outra grande lição, o seguimento a Jesus, a renúncia às coisas mundanas e a aceitação do plano salvífico proposto pelo Cristo. Nesse intento o bispo Dom Dulcênio instruiu ao seu povo que Jesus enfatiza àqueles que desejam segui-lo, estando dispostos a servi-lo, promete-lhes a honra da glória eterna.

Ao final da Missa, o bispo agradeceu a organização da Caminhada, aos grupos, serviços e movimentos dedicados à causa pediu a Deus pela vida e pela de cada pessoa que peregrinou. Também anunciou e convidou os fiéis a participarem da Semana Santa em suas paróquias e para os eventos jubilares que estão prestes a acontecerem como o congresso mariano.

Festa em São José – Alcantil

A Paróquia de São José, em Alcantil-PB, está imbuída de uma atmosfera especial por celebrar o novenário do seu Padroeiro São José e neste dia 17 acolheu a presença de Dom Dulcênio que presidiu a Santa Missa.

Ao ser acolhido pelo Pároco, Padre Arimatea Junior, o bispo disse está feliz em poder celebrar em Alcantil-PB, o padre destacou a importância da presença do bispo diocesano na Festa do Padroeiro, ressaltando que sua visita representava não apenas uma bênção, mas também um momento de renovação na fé para todos os presentes.

A homilia do Dom Dulcênio para o V Domingo da Quaresma reflete sobre o tema da caridade, destacando-a como uma virtude que tem sua origem em Deus e que é destinada ao coração humano.

O bispo começa ressaltando que o homem foi criado para amar, uma vez que foi feito à imagem e semelhança de Deus. A caridade é apresentada como uma força que move e que nos leva em direção à Páscoa, seguindo o exemplo do amor de Cristo, que se entregou por toda a humanidade.

“Assim, pressurosos, caminhamos para a Páscoa, aprendendo do Senhor o fogo do Seu amor, que Lhe ardia o Coração Divino para salvar a humanidade. Nos dias da Paixão, teremos as maiores lições de amor que o mundo já assistiu, de maneira que as anteriores a elas não farão mais sentido; e verdadeiras serão as que nelas encontrarem a sua raiz”, pregou.

O bispo também pregou sobre a imolação explicando ser parte do amor cristão exemplificado pelo próprio sacrifício de Jesus na cruz. “Imolar-se é o caminho de glorificação, tal como nos exemplifica o próprio Senhor com o Seu Sacrifício Redentor. Logo, quem ama com Jesus, imolando-se sem pensar em consequências, na gratuidade, e não em interesses pessoais ou mesquinhos, glorifica a Deus, que, por Sua vez, nos glorifica”, pregou

Por fim, o bispo terminou a sua homilia exortando aos fiéis a seguirem o caminho da caridade, servindo ao próximo com amor-doação e dignidade, à semelhança de Jesus. A busca por ver Jesus, também complementou, como um desejo universal só pode ser alcançada através de um amor que nos compromete profundamente.

Por: Ascom
Fotos: Pascom Diocesana e Pascom de Alcantil-PB