Chega ao fim a Visita Pastoral Canônica de Dom Dulcênio à Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Lagoa Seca-PB

Postado em 17/03/24 às 00:095 minutos de leitura108 views

A Visita Pastoral Canônica realizada pelo Bispo Diocesano de Campina Grande, Dom Dulcênio Fontes de Matos, à Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, chegou ao fim neste sábado (16). A programação para o último dia de Visita Pastoral foi marcada por encontros e atividades importantes

Pela manhã, O Bispo Diocesano visitou à Secretaria Paroquial, onde se encontrou com o Pároco, Padre Aparecido e os responsáveis pela administração da paróquia, revisou os documentos e tomou conhecimento de questões administrativas.

Ainda pela manhã, encontrou-se com catequistas da Catequese, da Crisma e do batismo; liturgia; ministros da Sagrada Comunhão e Coroinhas. A estes grupos, o bispo manifestou sua gratidão valorizando o serviço e a missão de cada na comunidade paróquia. Este encontro os líderes e demais agentes foi essencial, pois o bispo além de ouvi-los, também os orientou no tocante à formação religiosa.

À tarde já a reta final da programação, deu-se espaço ao encontro com os membros do Conselho Paroquial para discutir assuntos de relevância para a vida da paróquia, como planejamento pastoral, e demais projetos de evangelização. Foi uma oportunidade rica onde o bispo conheceu os membros do conselho e também proferiu palavras sobre a importância de uma caminhada em torno do Pároco.

No final da tarde, o Bispo ainda foi acolhido pelas Pastorais Sociais, com seus representantes expressos na Pastoral da Sobriedade, Caridade, Criança e a Pastoral do Menor. Dom Dulcênio conheceu os coordenadores e os trabalhos desenvolvidos, lembrou que todo trabalho caritativo precisa ter uma mística para não cair no ativismo pastoral; falou da justiça social e o serviço aos necessitados, ao tempo em que pediu a todas pastorais que sejam sinais do Evangelho de Cristo.

Santa Missa

O dia terminou com a celebração da Santa Missa na Matriz, onde o Bispo presidiu a liturgia do V Domingo da Quaresma e se despediu da comunidade paroquial. Concelebrou com Dom Dulcênio, o Pároco, Padre Aparecido e um dos vigários, Padre Sebastião; a Santa Missa corou a Visita Pastoral em um momento bonito de oração e ação de graças por esses dias em que o bispo esteve presente.

Na homilia, o bispo, ao refletir o Evangelho de João 12, 20-33 que descreve um encontro entre Jesus e alguns gregos que desejavam vê-lo durante a festa em Jerusalém, Dom Dulcênio explicou que Filipe e André comunicam o pedido dos gregos a Jesus, e são respondidos com uma série de ensinamentos, incluindo a metáfora do grão de trigo, que representa sua própria morte e ressurreição.

Após as palavras de Jesus uma voz do céu confirma a gloria de Deus e Jesus explica que ela não foi para seu próprio benefício, mas sim para confirmar a missão e a redenção da humanidade. Ele prenuncia sua crucificação, sua vitória sobre o mundo e a atração de todos para si mesmo.

Nesse sentido, Dom Dulcênio disse que a liturgia proporciona todos os anos, de forma pedagógica, um itinerário a fim de levar o fiel a refletir sobre os mistérios pascais de Jesus Cristo, sua Paixão, Morte e Ressurreição. “A liturgia da Igreja é de uma riqueza extraordinária, pois nós celebramos em cada dia do ano, nas épocas, -como agora na quaresma- mergulhamos nos mistérios de Deus”, disse o bispo.

Agradecimentos

Ao final da Missa, o Pároco, Padre Aparecido Camargo, agradeceu ao Bispo pela experiência proporcionada e por tudo o que foi vivido ao longo desses dias, em nome da comunidade expressou sua terna gratidão a Dom Dulcênio pela convivência e ensinamentos trazidos ao povo da Paróquia de Lagoa Seca.

Por: Ascom
Fotos: Pascom Paroquial e Seminarista Anderson