Penúltimo dia de Visita Pastoral é marcado por encontros com o povo de Deus em 10 comunidades

Postado em 15/03/24 às 23:506 minutos de leitura118 views

O penúltimo dia da Visita Pastoral do Bispo Diocesano de Campina Grande, Dom Dulcênio Fontes de Matos, à Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Lagoa Seca-PB, foi preenchido com uma série de atividades significativas que fortaleceram a comunidade local.

Pela manhã, o Bispo realizou visitas às diversas comunidades da paróquia, incluindo Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, São João Batista, Sagrado Coração, São Pedro e São José. Cada encontro proporcionou aos fiéis um renovado senso de esperança e proximidade entre as ovelhas e o seu pastor.

Durante essas visitas, o Bispo teve a oportunidade de ouvir os animadores das comunidades, orientando-os na caminhada pastoral e expressando sua alegria em conhecer de perto a realidade local. Desta forma, a Visita Pastoral tem proporcionado uma maior compreensão das necessidades e desafios enfrentados por cada comunidade.

No turno vespertino, as visitações continuaram, com destaque para as comunidades de Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora das Dores, Nossa Senhora de Fátima e Virgem dos Pobres. Cada encontro era uma oportunidade para partilhar a fé e fortalecer o espírito comunitário.

À noite, o Bispo presidiu a Santa Missa na Capela de São José, no sítio Retiro, a comunidade está em festa celebrando ao seu padroeiro. Na homilia, o Bispo refletiu sobre o papel de Jesus como o enviado do Pai e a perseguição que ele enfrentou por causa dessa missão.

Ao explicar o Evangelho de João 7,1-2.10.25-30 disse que Jesus que se refere à sua origem divina e à sua missão como enviado de Deus, enquanto a multidão discute sobre sua identidade e tenta prendê-lo, mas não consegue devido ao plano divino que determina que "ainda não tinha chegado a sua hora".

O relato bíblico apresenta uma tensão entre Jesus e as autoridades religiosas judaicas, ao tempo em que ressalta a confiança de Jesus em sua missão e a proteção divina que o acompanha até o momento determinado de sua prisão e crucificação.

Dom Dulcênio também refletiu sobre os festejos alusivos a São José, onde a comunidade local está celebrando em preparação à grande festa do padroeiro no próximo dia 19; o Bispo lembrou aos fiéis que São José é um modelo de pai amoroso, compreensível, zeloso com a sua família e dedicado às causas de Deus, assim pediu às famílias em geral que olhassem para o legado deixado por São José, que na terra amou o Filho de Deus e a Virgem Maria doando-se totalmente a eles.

Assim, o penúltimo dia da Visita Pastoral foi marcado por momentos de encontro, oração e reflexão, movimentando toda a Paróquia em torno desta graça singular que é a Visita de Dom Dulcênio à comunidade paroquial.

Programação para o último dia de Visita Pastoral

09h: Secretaria Paroquial;
10h: Encontro com catequistas da Catequese, da Crisma e do batismo; liturgia; ministros da Sagrada Comunhão e Coroinhas;

12h: Almoço;

15h: Reunião com Conselho Paroquial;
17h: Encontro com as Pastorais Sociais (Caridade, Sobriedade, Crianças e do Menor)

18h: Jantar (Casa Paroquial)

19h: Missa na Matriz

Por: Ascom | Com apoio nas informações, Seminarista Israel