Penúltimo dia de Visita Pastoral é marcado por encontros com o povo de Deus em 10 comunidades

Postado em 15/03/24 às 23:506 minutos de leitura118 views


O penúltimo dia da Visita Pastoral do Bispo Diocesano de Campina Grande, Dom Dulcênio Fontes de Matos, à Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Lagoa Seca-PB, foi preenchido com uma série de atividades significativas que fortaleceram a comunidade local.

Pela manhã, o Bispo realizou visitas às diversas comunidades da paróquia, incluindo Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, São João Batista, Sagrado Coração, São Pedro e São José. Cada encontro proporcionou aos fiéis um renovado senso de esperança e proximidade entre as ovelhas e o seu pastor.

Durante essas visitas, o Bispo teve a oportunidade de ouvir os animadores das comunidades, orientando-os na caminhada pastoral e expressando sua alegria em conhecer de perto a realidade local. Desta forma, a Visita Pastoral tem proporcionado uma maior compreensão das necessidades e desafios enfrentados por cada comunidade.

No turno vespertino, as visitações continuaram, com destaque para as comunidades de Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora das Dores, Nossa Senhora de Fátima e Virgem dos Pobres. Cada encontro era uma oportunidade para partilhar a fé e fortalecer o espírito comunitário.

À noite, o Bispo presidiu a Santa Missa na Capela de São José, no sítio Retiro, a comunidade está em festa celebrando ao seu padroeiro. Na homilia, o Bispo refletiu sobre o papel de Jesus como o enviado do Pai e a perseguição que ele enfrentou por causa dessa missão.

Ao explicar o Evangelho de João 7,1-2.10.25-30 disse que Jesus que se refere à sua origem divina e à sua missão como enviado de Deus, enquanto a multidão discute sobre sua identidade e tenta prendê-lo, mas não consegue devido ao plano divino que determina que "ainda não tinha chegado a sua hora".

O relato bíblico apresenta uma tensão entre Jesus e as autoridades religiosas judaicas, ao tempo em que ressalta a confiança de Jesus em sua missão e a proteção divina que o acompanha até o momento determinado de sua prisão e crucificação.

Dom Dulcênio também refletiu sobre os festejos alusivos a São José, onde a comunidade local está celebrando em preparação à grande festa do padroeiro no próximo dia 19; o Bispo lembrou aos fiéis que São José é um modelo de pai amoroso, compreensível, zeloso com a sua família e dedicado às causas de Deus, assim pediu às famílias em geral que olhassem para o legado deixado por São José, que na terra amou o Filho de Deus e a Virgem Maria doando-se totalmente a eles.

Assim, o penúltimo dia da Visita Pastoral foi marcado por momentos de encontro, oração e reflexão, movimentando toda a Paróquia em torno desta graça singular que é a Visita de Dom Dulcênio à comunidade paroquial.

Programação para o último dia de Visita Pastoral

09h: Secretaria Paroquial;
10h: Encontro com catequistas da Catequese, da Crisma e do batismo; liturgia; ministros da Sagrada Comunhão e Coroinhas;

12h: Almoço;

15h: Reunião com Conselho Paroquial;
17h: Encontro com as Pastorais Sociais (Caridade, Sobriedade, Crianças e do Menor)

18h: Jantar (Casa Paroquial)

19h: Missa na Matriz

Por: Ascom | Com apoio nas informações, Seminarista Israel
Fotos: Pascom Paroquial 

Imagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notícia

Comentários (0)