Em mais um dia de Visita Pastoral, o Bispo se reúne com comunidades e demais grupos pastorais

Postado em 14/03/24 às 23:529 minutos de leitura101 views


O terceiro dia de Visita Pastoral do Bispo Diocesano à Paróquia de Lagoa Seca foi marcado por mais encontros com as comunidades; pela manhã Dom Dulcênio ladeado do Seminarista Adriel, juntamente com o Pároco, Padre Aparecido, e alguns jovens e leigos, percorreram outra boa extensão da paróquia visitando 5 comunidades.

A primeira delas, foi a Comunidade Santa Terezinha, uma das maiores comunidades da paróquia, situada no Distrito de Floriano, lá o bispo foi recebido pelos fiéis e os líderes locais. Ali perto da região do Distrito de Floriano, o bispo foi até à Comunidade de Nossa Senhora da Conceição, no sítio Gruta Funda, onde também encontrou-se com o povo.

Seguindo o seu percurso dirigiu-se ao sítio Oiti onde visitou três comunidades: Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora de Fátima e Comunidade Remidos no Senhor, onde almoçou e conviveu com os membros.

Estando na Remidos, O bispo foi acolhido pelos membros da comunidade de vida e de aliança, as famílias e os fundadores, Alessandra Freitas e o seu esposo, Cofundador, Ronaldo José. A Comunidade Remidos no Senhor, trata-se de uma Nova Comunidade Católica, a casa mãe e a sede apostólica, está em Lagoa Seca, ou seja, na Diocese Campinense; é formada por homens e mulheres, solteiros, celibatários e famílias que consagraram as suas vidas para anunciarem o Reino, a comunidade Remidos pode ser definida como uma comunidade voltada a construir a vida nova.

À tarde, na Igreja Matriz, o bispo teve um encontro muito significativo com o Apostolado da Oração, os animadores da Obra das Vocações Sacerdotais, o grupo Kairós e a Pastoral do Dízimo, conhecendo os líderes tomando nota da realidade e deixando a sua palavra incentivadora a esses grupos para cuidarem com amor e esmero das coisas de Deus.

Neste encontro, o bispo falou da importância da OVS, disse que todos são responsáveis pelo sustento da igreja a partir da oração de cada e lembrou que a formação dos futuros necessita de muita ajuda material. Ao final da tarde, Dom Dulcênio dirigiu-se à comunidade de Santo Antônio Galvão, no Monte Alegre e lá conheceu os fiéis da refira capela.

À noite, no terceiro momento deste dia intenso, Dom Dulcênio esteve presente na Chácara das Irmãs Damas, no Mariama, o bispo conheceu as estruturas do local, conversou com as irmãs e lá mesmo no salão presidiu a Santa Missa às 19h. Na sua reflexão, o bispo ressaltou que a fé nos salva mediante o cumprimento das obras. Ser cristão é se empenhar no compromisso com a sua salvação e na comunhão eclesial. Devemos estar em sintonia com o que pede a Igreja, pois nada o padre consegue sem a ajuda das forças vivas que são os fiéis.

O bispo também advertiu que o mundo moderno é muito relativista, e pediu aos fiéis que continuassem firmes sendo verdadeiras testemunhas de Jesus Cristo, que deu a sua vida para salvar a todos nós.

Após a Missa, o bispo ainda se reuniu com mais grupos, foram eles, o setor Família com ECC e a Pastoral Familiar; o setor juventude com o EJC, a Crisma, o Ministério de Artes e a pascom; também presentes neste encontro estiveram os homens do Terço.

O Bispo acolheu cada pastoral, grupo, serviço e movimento conheceu seus trabalhos e deixou uma palavra a todos eles sobre a importância de manterem viva a esperança em Jesus Cristo, cada com o seu jeito e a sua forma de ser igreja.

Programação para a sexta-feira, dia 15.

09h: Visita às comunidades: Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Lagoa do Gravatá); São João Batista (Lagoa do Barro); Sagrado Coração (Almeida 2); São Pedro (Campinote); São José (Retiro)

12h: Almoço

15h: Visita às comunidades: Nossa Senhora Aparecida (Florestal); Nossa Senhora das Dores (Ipuarana); Nossa Senhora de Fátima (Alvinho); Virgem dos Pobres (Almeida 1).

18h: Jantar (Casa Paroquial)

19h: Missa na Comunidade São José (Retiro)

Por: Ascom, apoio Seminarista Adriel
Fotos: Pascom Paroquial, Comunidade Remidos e Seminarista Adriel 

Imagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notícia

Comentários (0)