Em mais um dia de Visita Pastoral, o Bispo se reúne com comunidades e demais grupos pastorais

Postado em 14/03/24 às 23:529 minutos de leitura101 views

O terceiro dia de Visita Pastoral do Bispo Diocesano à Paróquia de Lagoa Seca foi marcado por mais encontros com as comunidades; pela manhã Dom Dulcênio ladeado do Seminarista Adriel, juntamente com o Pároco, Padre Aparecido, e alguns jovens e leigos, percorreram outra boa extensão da paróquia visitando 5 comunidades.

A primeira delas, foi a Comunidade Santa Terezinha, uma das maiores comunidades da paróquia, situada no Distrito de Floriano, lá o bispo foi recebido pelos fiéis e os líderes locais. Ali perto da região do Distrito de Floriano, o bispo foi até à Comunidade de Nossa Senhora da Conceição, no sítio Gruta Funda, onde também encontrou-se com o povo.

Seguindo o seu percurso dirigiu-se ao sítio Oiti onde visitou três comunidades: Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora de Fátima e Comunidade Remidos no Senhor, onde almoçou e conviveu com os membros.

Estando na Remidos, O bispo foi acolhido pelos membros da comunidade de vida e de aliança, as famílias e os fundadores, Alessandra Freitas e o seu esposo, Cofundador, Ronaldo José. A Comunidade Remidos no Senhor, trata-se de uma Nova Comunidade Católica, a casa mãe e a sede apostólica, está em Lagoa Seca, ou seja, na Diocese Campinense; é formada por homens e mulheres, solteiros, celibatários e famílias que consagraram as suas vidas para anunciarem o Reino, a comunidade Remidos pode ser definida como uma comunidade voltada a construir a vida nova.

À tarde, na Igreja Matriz, o bispo teve um encontro muito significativo com o Apostolado da Oração, os animadores da Obra das Vocações Sacerdotais, o grupo Kairós e a Pastoral do Dízimo, conhecendo os líderes tomando nota da realidade e deixando a sua palavra incentivadora a esses grupos para cuidarem com amor e esmero das coisas de Deus.

Neste encontro, o bispo falou da importância da OVS, disse que todos são responsáveis pelo sustento da igreja a partir da oração de cada e lembrou que a formação dos futuros necessita de muita ajuda material. Ao final da tarde, Dom Dulcênio dirigiu-se à comunidade de Santo Antônio Galvão, no Monte Alegre e lá conheceu os fiéis da refira capela.

À noite, no terceiro momento deste dia intenso, Dom Dulcênio esteve presente na Chácara das Irmãs Damas, no Mariama, o bispo conheceu as estruturas do local, conversou com as irmãs e lá mesmo no salão presidiu a Santa Missa às 19h. Na sua reflexão, o bispo ressaltou que a fé nos salva mediante o cumprimento das obras. Ser cristão é se empenhar no compromisso com a sua salvação e na comunhão eclesial. Devemos estar em sintonia com o que pede a Igreja, pois nada o padre consegue sem a ajuda das forças vivas que são os fiéis.

O bispo também advertiu que o mundo moderno é muito relativista, e pediu aos fiéis que continuassem firmes sendo verdadeiras testemunhas de Jesus Cristo, que deu a sua vida para salvar a todos nós.

Após a Missa, o bispo ainda se reuniu com mais grupos, foram eles, o setor Família com ECC e a Pastoral Familiar; o setor juventude com o EJC, a Crisma, o Ministério de Artes e a pascom; também presentes neste encontro estiveram os homens do Terço.

O Bispo acolheu cada pastoral, grupo, serviço e movimento conheceu seus trabalhos e deixou uma palavra a todos eles sobre a importância de manterem viva a esperança em Jesus Cristo, cada com o seu jeito e a sua forma de ser igreja.

Programação para a sexta-feira, dia 15.

09h: Visita às comunidades: Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Lagoa do Gravatá); São João Batista (Lagoa do Barro); Sagrado Coração (Almeida 2); São Pedro (Campinote); São José (Retiro)

12h: Almoço

15h: Visita às comunidades: Nossa Senhora Aparecida (Florestal); Nossa Senhora das Dores (Ipuarana); Nossa Senhora de Fátima (Alvinho); Virgem dos Pobres (Almeida 1).

18h: Jantar (Casa Paroquial)

19h: Missa na Comunidade São José (Retiro)

Por: Ascom, apoio Seminarista Adriel
Fotos: Pascom Paroquial, Comunidade Remidos e Seminarista Adriel