Segundo dia de Visita Pastoral é marcado por visitações aos enfermos e encontro com 4 comunidades rurais

Postado em 13/03/24 às 22:546 minutos de leitura102 views

No segundo dia, de Visita Pastoral Canônica à Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Lagoa Seca-PB, o Bispo Diocesano Dom Dulcênio Fontes de Matos, acompanhado pelo Seminarista Humberto e pelo Padre Aparecido Camargo, realizaram um dia intenso de muitas atividades.

Começando pela manhã com a visitação aos idosos e doentes na zona urbana, momento marcado por emoção e bênçãos de Deus, pois em nome do Senhor Jesus, o bispo abençoou os idosos, ministrou a Unção dos Enfermos, realizou algumas confissões e distribuiu a Sagrada Comunhão oferecendo-lhes apoio espiritual e conforto. Ao todo foram visitadas 11 residências.

À tarde, Dom Dulcênio visitou as comunidades de São Francisco, no sítio Mineiro; Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, uma das capelas mais antigas da região, no sítio Amaragi, ali próximo dirigiu-se à comunidade de Nossa Senhora das Graças, no sítio Cumbe, e por fim, foi até à comunidade dos Virgem dos Pobres, no Jucá.

Nessas comunidades, o bispo foi acolhido pelos fiéis animadores, ouviu as histórias das capelas, assim como os relatos desafiantes da evangelização na zona rural; perguntou pela catequese e orientou a todos sobre um trabalho mais profundo junto às famílias e os jovens da comunidade, para não os perder.

Permanecendo no sítio Jucá, onde jantou, por lá o bispo concluiu este segundo dia de visita com a Santa Missa na capela da Virgem dos Pobres, reunindo os fiéis em uma bonita celebração. Antes da Santa Missa, Dom Dulcênio explicou o sentido da Visita Pastoral e junto ao povo de Deus recitaram o Santo Terço.

Na homilia, o Pastor Diocesano lembrou aos fiéis que o Criador quis se manifestar ao mundo, mas sempre houveram, na história do povo de Deus, momentos felizes e momentos tristes. A partir do Evangelho recordou a doutrina sobre a Santíssima Trindade para apontar que, ao negar uma pessoa da Trindade, negamos ao próprio Deus.

“Neste caminho, enquanto cristãos, devemos a todo instante defender aquilo em que acreditamos, do contrário, não teremos como afirmar a nossa fé nos momentos em que formos provados. No mistério do amor de Deus, nós recebemos este amor da Trindade e devemos levar este amor aos outros: podemos viver este amor da Trindade vivendo a unidade na comunidade. Sem viver a unidade, não estamos professando a fé em Deus, pois, para que Deus esteja entre nós, é preciso amor, misericórdia e compreensão”, pregou.

Continuidade da Visita na Quinta-feira, 14

Segue a programação para o Terceiro Dia de visita do Bispo Diocesano à Paróquia de Lagoa Seca:

09h: Visita às comunidades: Santa Terezinha (Floriano); Nossa Senhora da Conceição (Oiti 1); Nossa Senhora de Fátima (Oití 2); Nossa Senhora da Conceição (Gruta Funda)

12h: Almoço (Remidos)

15h: Encontro com: Apostolado da Oração; OVS (Obra das Vocações Sacerdotais); KAIROS; Pastoral do Dízimo

17h: Visita à comunidade: Santo Antônio Galvão (Monte Alegre);

18h: Jantar (Mariama);

19h: Missa na Chácara Mariama

20h: Encontro com: Famílias (ECC - Encontro de Casais com Cristo, Pastoral Familiar); Jovens (EJC - Encontro de Jovens com Cristo, Crisma); Terço dos Homens; PASCOM (Pastoral da Comunicação); Ministério de Artes.

Por: Ascom, com informações Seminarista Humberto Carneiro
Fotos: Pascom Paroquial