Dom Dulcênio inicia Visita Pastoral Canônica na Paróquia N. Sra do Perpétuo Socorro, em Lagoa Seca-PB

Postado em 12/03/24 às 23:114 minutos de leitura113 views

O bispo Diocesano de Campina Grande, Dom Dulcênio Fontes de Matos, está realizando sua primeira Visita Pastoral Canônica deste ano na Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na cidade de Lagoa Seca, PB. Sua visita começou hoje, dia 12, e continuará até o dia 16.

Às 17h, o prelado chegou à Igreja Matriz, onde foi recebido pelo Pároco, Padre Aparecido Camargo e alguns fiéis das pastorais, serviços e movimentos. O primeiro ato do bispo nesta Visita Pastoral ocorreu na Comunidade São Maximiliano Kolbe, no sítio Araticum, por volta das 19h. onde foi recebido com festa e presidiu a Santa Missa.

Homilia

Na homilia proferida, o bispo inicialmente começou falando sobre os objetivos e em quem consiste uma Visita Pastoral Canônica; segundo disse ao povo, é um momento de graça, na qual o bispo repete o gesto de Jesus ao ir ao encontro do povo. “Bendito o que vem em nome do Senhor: Bendito é frequentemente usado para expressar louvor, adoração e gratidão a Deus; o termo latino “benedictus” significa ‘abençoado’. É a ação de Deus abençoando...”, disse.

Ao refletir na Palavra de Deus, partindo da Primeira Leitura, do Profeta Ezequiel que fala de um Templo em que jorrava água, o bispo disse tratar-se de um texto cheio de simbolismos, e explicou que o templo contido na narrativa pode ser entendido como um espaço gerador de vida; ademais pediu a todos os fiéis que como comunidade eclesial, possa beber desta fonte que é Cristo e de sua Palavra.

No Evangelho de João 5,1-16, o autor descreve um milagre realizado por Jesus em uma festa judaica em Jerusalém, onde ele cura um homem paralítico que estava deitado junto à piscina de Betesda. O episódio é significativo porque mostra o poder de cura de Jesus e também ressalta sua autoridade sobre as leis religiosas judaicas, indicando uma nova compreensão da religião e da prática espiritual que ele trazia.

“Jesus com sua compaixão determina uma ordem: ‘Levanta-te, pega tua cama e anda’; Jesus não quer ver ninguém prostrado, amarrado sendo subjugado. Jesus presta atenção no mais desamparado de todos e necessitado de alguém que viesse em seu auxílio. Jesus presta atenção e o seu olhar é penetrante, penetra o mais íntimo do coração”. Pregou.

Sobre a Visita

A Visita Pastoral Canônica de um Bispo é exercício da função episcopal determinada pelo Código de Direito Canônico. Esse é um costume na Igreja desde os tempos apostólicos quando os apóstolos passavam pelas várias comunidades fundadas confirmando os irmãos na fé.

A Visita tem por objetivo levar o bispo a ter um contato mais próximo com os padres e com o povo e para conhecer a realidade pastoral de cada paróquia, além de conhecer lugares e instituições eclesiais e o reconhecimento de trabalhos e atividades desenvolvidas.

Programação para Quarta-feira, 13/03

Na Quarta-feira, a programação de Dom Dulcênio na Visita Pastoral Canônica continua da seguinte forma:

09h: Visita aos doentes;
12h: Almoço;
15h: Visita às comunidades de São Francisco (Mineiro), Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Amaragí), Nossa Senhora das Graças (Cumbe) e Virgem dos Pobres (Jucá);
18h: Jantar (Jucá);
19h: Missa na comunidade Virgem dos Pobres (Jucá).

Por: Ascom
Fotos: Pascom Paroquial