Em Cuité-PB, Dom Dulcênio abre festejos do Padroeiro e abençoa novo Altar da Capela de São José

Postado em 09/03/24 às 21:336 minutos de leitura120 views

A Capela de São José, situada no Distrito do Melo, no munícipio de Cuité-PB, sob os cuidados pastorais da Paróquia de Nossa Senhora das Mercês, deu início aos festejos alusivos ao seu Padroeiro, o Glorioso São José; a Santa Missa que marcou a abertura da festa contou com a presidência do Bispo Diocesano de Campina Grande, Dom Dulcênio Fontes de Matos que na mesma ocasião abençoou o novo Altar da Comunidade.

O Bispo foi acolhido pelo Pároco, Padre João Paulo que agradeceu a presença do Pastor Diocesano e junto com a comunidade manifestaram louvores a Deus por mais uma festa do padroeiro e pela benção do Altar; o bispo retribuiu o carinho dos fiéis, também disse ser um motivo feliz poder iniciar os festejos da comunidade.

A homilia de Dom Dulcênio para o IV Domingo da Quaresma centrou-se no tema da alegria da libertação, ressaltando a constante misericórdia de Deus ao longo da história da salvação. O texto faz referência ao termo latino "Laetáre", que significa alegria, utilizado na liturgia deste domingo, e destaca a fidelidade de Deus mesmo diante da infidelidade do povo.

A homilia explora o contexto histórico do povo de Israel, destacando a paciência e a atuação de Deus em enviar mensageiros, como os profetas, para conduzir o povo de volta a Ele. Mesmo diante das dificuldades, Deus permanece próximo ao Seu povo.

“Com uma atitude paciente, porém ativa, Deus sempre lhes ia ao encontro através de mensageiros, ou seja, os profetas e os sinais que cada tempo lhes oferecia. Mas, por que o Senhor fazia isso? O autor do texto claramente alude: “Porque tinha compaixão do seu povo e da sua própria casa” (2Cr 36,15). Constatamos, então, que Deus está sempre próximo aos seus, não está logrado distante de Israel; Israel é a casa do Senhor; Ele habita aí”, disse.

A invasão babilônica também foi citada na homilia como um momento de pedagogia divina, onde o povo é chamado ao arrependimento e à conversão. “Deus nos ama; somos-lhe ingratos; por causa do nosso pecado nos veio o castigo, a desolação merecida. No entanto, não é somente esta a certeza que Israel deve tirar; Deus quer dar um feliz complemento a esta situação histórica, mas, acima de tudo, teológica: o povo arrepende-se, converte-se e o Senhor lhes salva”, explicou.

No Evangelho, é abordado o diálogo de Jesus com Nicodemos, com destaque para a predição da paixão e morte de Cristo, simbolizada pela serpente de bronze. Ao instruir o seu povo, o bispo ressaltou a importância da fé em Jesus para alcançar a vida eterna e a luz da graça divina.

“É por ele que o homem adquire a vida, nasce para uma vida imortal, incorruptível, ou seja, a Vida Eterna. Quem crê em Jesus é da luz e todo o seu ser igualmente torna-se transparência dessa luz que o mesmo Cristo, inclusive nas ações cotidianas que, tantas e tantas vezes, nos aparentam ser banais e não-influentes no processo de fé no Senhor, mas que são capazes de levar à luz de cuja magnificência desejamos: a convivência com o próprio Deus”, pregou.

Por meio da morte de Cristo na cruz, os fiéis alcançam a verdadeira vida e a luz beatífica. O Bispo encorajou aos fiéis nutrirem a certeza da salvação durante a Quaresma, preparando-se para a Páscoa do Senhor e desejando tornarem-se verdadeiros filhos da luz, compartilhando na visão da Glória dos Eleitos.

Sobre a Comunidade de São José, no Distrito do Melo

A Capela de São José foi construída no final do século XIX pelas famílias Marques, Crispim, Tavares e Henriques que doaram terras para a citada construção. É o maior templo da zona rural da Paróquia, sempre acontecem celebrações de missas e demais celebrações a fim de atender a comunidade local.

Dona Mariza Pontes e seu esposo, Joventino Pontes (falecido), lembram que outros demais moradores do distrito realizavam festas e quermesses votivas ao padroeiro, São José, para a manutenção e ampliação espaço físico da mesma. Segundo outros moradores, a capela foi ampliada mudando seu formatado físico pelo Pe. Donato Rizzi, quando administrou a Freguesia.

Em 2018 aconteceu a troca do telhado e a construção da torre da igreja; e agora no paroquiato do Padre João Paulo, a reconstrução do Altar, compreende um contexto de revitalização das estruturas paroquiais.

Por: Ascom com apoio nas informações da matéria José Álex
Fotos: Pascom Paroquial