Em Cuité-PB, Dom Dulcênio abre festejos do Padroeiro e abençoa novo Altar da Capela de São José

Postado em 09/03/24 às 21:336 minutos de leitura120 views


A Capela de São José, situada no Distrito do Melo, no munícipio de Cuité-PB, sob os cuidados pastorais da Paróquia de Nossa Senhora das Mercês, deu início aos festejos alusivos ao seu Padroeiro, o Glorioso São José; a Santa Missa que marcou a abertura da festa contou com a presidência do Bispo Diocesano de Campina Grande, Dom Dulcênio Fontes de Matos que na mesma ocasião abençoou o novo Altar da Comunidade.

O Bispo foi acolhido pelo Pároco, Padre João Paulo que agradeceu a presença do Pastor Diocesano e junto com a comunidade manifestaram louvores a Deus por mais uma festa do padroeiro e pela benção do Altar; o bispo retribuiu o carinho dos fiéis, também disse ser um motivo feliz poder iniciar os festejos da comunidade.

A homilia de Dom Dulcênio para o IV Domingo da Quaresma centrou-se no tema da alegria da libertação, ressaltando a constante misericórdia de Deus ao longo da história da salvação. O texto faz referência ao termo latino "Laetáre", que significa alegria, utilizado na liturgia deste domingo, e destaca a fidelidade de Deus mesmo diante da infidelidade do povo.

A homilia explora o contexto histórico do povo de Israel, destacando a paciência e a atuação de Deus em enviar mensageiros, como os profetas, para conduzir o povo de volta a Ele. Mesmo diante das dificuldades, Deus permanece próximo ao Seu povo.

“Com uma atitude paciente, porém ativa, Deus sempre lhes ia ao encontro através de mensageiros, ou seja, os profetas e os sinais que cada tempo lhes oferecia. Mas, por que o Senhor fazia isso? O autor do texto claramente alude: “Porque tinha compaixão do seu povo e da sua própria casa” (2Cr 36,15). Constatamos, então, que Deus está sempre próximo aos seus, não está logrado distante de Israel; Israel é a casa do Senhor; Ele habita aí”, disse.

A invasão babilônica também foi citada na homilia como um momento de pedagogia divina, onde o povo é chamado ao arrependimento e à conversão. “Deus nos ama; somos-lhe ingratos; por causa do nosso pecado nos veio o castigo, a desolação merecida. No entanto, não é somente esta a certeza que Israel deve tirar; Deus quer dar um feliz complemento a esta situação histórica, mas, acima de tudo, teológica: o povo arrepende-se, converte-se e o Senhor lhes salva”, explicou.

No Evangelho, é abordado o diálogo de Jesus com Nicodemos, com destaque para a predição da paixão e morte de Cristo, simbolizada pela serpente de bronze. Ao instruir o seu povo, o bispo ressaltou a importância da fé em Jesus para alcançar a vida eterna e a luz da graça divina.

“É por ele que o homem adquire a vida, nasce para uma vida imortal, incorruptível, ou seja, a Vida Eterna. Quem crê em Jesus é da luz e todo o seu ser igualmente torna-se transparência dessa luz que o mesmo Cristo, inclusive nas ações cotidianas que, tantas e tantas vezes, nos aparentam ser banais e não-influentes no processo de fé no Senhor, mas que são capazes de levar à luz de cuja magnificência desejamos: a convivência com o próprio Deus”, pregou.

Por meio da morte de Cristo na cruz, os fiéis alcançam a verdadeira vida e a luz beatífica. O Bispo encorajou aos fiéis nutrirem a certeza da salvação durante a Quaresma, preparando-se para a Páscoa do Senhor e desejando tornarem-se verdadeiros filhos da luz, compartilhando na visão da Glória dos Eleitos.

Sobre a Comunidade de São José, no Distrito do Melo

A Capela de São José foi construída no final do século XIX pelas famílias Marques, Crispim, Tavares e Henriques que doaram terras para a citada construção. É o maior templo da zona rural da Paróquia, sempre acontecem celebrações de missas e demais celebrações a fim de atender a comunidade local.

Dona Mariza Pontes e seu esposo, Joventino Pontes (falecido), lembram que outros demais moradores do distrito realizavam festas e quermesses votivas ao padroeiro, São José, para a manutenção e ampliação espaço físico da mesma. Segundo outros moradores, a capela foi ampliada mudando seu formatado físico pelo Pe. Donato Rizzi, quando administrou a Freguesia.

Em 2018 aconteceu a troca do telhado e a construção da torre da igreja; e agora no paroquiato do Padre João Paulo, a reconstrução do Altar, compreende um contexto de revitalização das estruturas paroquiais.

Por: Ascom com apoio nas informações da matéria José Álex
Fotos: Pascom Paroquial 

Imagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notícia

Comentários (0)