Em Pedra Lavrada-PB e em Queimadas-PB Bispo Ministra a Crisma a mais de 300 jovens e adultos

Postado em 03/03/24 às 21:317 minutos de leitura243 views

Neste final de semana, entre os dias 02 e 03, o Bispo Diocesano de Campina Grande, Dom Dulcênio Fontes de Matos peregrinou por duas paróquias crismando Jovens e adultos; no sábado, 02, à tarde esteve na paróquia de Nossa Senhora da Luz, em Pedra Lavrada-PB, onde foi realizada a Crisma de 98 jovens e adultos. O Bispo, os crismados e seus familiares foram acolhidos pelo Pároco, Padre Antônio Batista; presente também esteve o Padre Tobias Gleriston.

No domingo, dia 03, à tarde, o Bispo esteve na Paróquia de Nossa Senhora da Guia, em Queimadas-PB, onde crismou em torno de 240 jovens e adultos. Concelebrou com Dom Dulcênio, o Padre Francisco (Pároco), além da assistência dos serviços do diácono Castro e dos seminaristas. Em ambas as ocasiões, o Bispo rezou a liturgia do III Domingo da Quaresma e falou sobre a cruz de Cristo que brilha para todos.

Homilia

A referida homilia de Dom Dulcênio pregada nas Crismas realizada neste final de semana, disse respeito ao III Domingo da Quaresma que aborda o tema da cruz como o único sinal necessário para os seguidores de Jesus. O Bispo destacou que, enquanto o mundo propõe uma miríade de sinais, os cristãos devem se concentrar na cruz como o sinal supremo de vida e salvação.

“Para nós, seguidores de Jesus, não necessitamos de outros, basta-nos um: o signo, o sinal da cruz; que, muito mais do que uma imagem dentre tantas presentes no arcabouço significativo da nossa atualidade, é realidade de vida e de salvação”, pregou.

O bispo fez referência à passagem de São Paulo em sua Primeira Carta aos Coríntios, enfatizando que, para os cristãos, a cruz de Cristo é poder e sabedoria de Deus; ressaltou que a cruz não é apenas um símbolo, mas uma realidade vivida e experimentada pelos cristãos desde o Batismo.

“Como cristãos, marcados na fronte com a cruz de Cristo desde o dia em que recebemos o Santo Batismo, esta [a cruz] não deve ser um sinal dentre tantos, mas o único. Com a sua força, a cruz afugenta o demônio, e o fez, de uma vez para sempre, desde quando Deus foi “destruído” no templo do Seu corpo humanado, mas ressuscitou ao terceiro dia. De símbolo de derrota, a cruz, por causa Daquele que ela sustém, brilha invicta e gloriosa”, pregou.

Dom Dulcênio destacou as lições que a cruz oferece, incluindo sofrimento, resignação no Senhor, esperança, amor e fé. Ele lamentou que alguns cristãos desvalorizem a cruz, exigindo sinais miraculosos ou considerando-a loucura, e exorta os fiéis a reconhecerem a sabedoria de Deus na cruz de Cristo.

O bispo critica aqueles que buscam um cristianismo sem a cruz, sem sofrimento, e os que transformam a mensagem de Jesus em comércio ou barganha. Ele destaca a importância da fé genuína, que abraça a cruz como parte essencial da vida cristã.

“A vida da cruz é a prática da Santa Igreja de Cristo, que, diariamente, a celebra na Eucaristia, oblação incruenta do Senhor crucificado. E quantos são os que buscam um cristianismo diferente da cruz do Senhor?! Querem parar de sofrer, de carregar a cruz como participação daquela única redentora. Agindo assim, não demonstram a valentia da fé, a temperança do testemunho, do martírio da cruz”, disse.

Dom Dulcênio concluiu incentivando os fiéis a testemunharem o Crucificado de forma gratuita e generosa, ressaltando que somente assim suas vidas serão frutíferas, assim como a cruz do Senhor.

Por: Ascom
Fotos: Pascons Paroquiais de Pedra Lavrada e de Queimadas

Imagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notícia