No Cariri, em S. Sebastião do Umbuzeiro, Padre Helton é empossado como Administrador Paroquial

Postado em 02/03/24 às 01:497 minutos de leitura286 views

A Paróquia de São Sebastião, localizada em São Sebastião do Umbuzeiro-PB, localizada na forania do Cariri II testemunhou a solene Posse Canônica do Padre Helton Moura. A cerimônia contou com a participação de padres da região, autoridades dos municípios de São Sebastião do Umbuzeiro e Zabelê, bem como familiares do padre e membros da comunidade de fé. Caravanas vindas tanto da região quanto da cidade de Juazeirinho marcaram presença, demonstrando o apoio ao jovem padre.

A Missa de Posse Canônica ocorreu na igreja matriz, com a presidência do Bispo Diocesano de Campina Grande, Dom Dulcênio Fontes de Matos. Durante a celebração, o Bispo expressou sua alegria em poder empossar o Padre Helton como Administrador Paroquial e desejou felicidades em sua nova missão, ao tempo em que agradeceu pelo trabalho realizado pelo Padre Marcos, que anteriormente ocupava o cargo. O evento ocorreu na noite de sexta-feira, 01 de março, marcando o início do ministério do Padre Helton na paróquia.

Homilia

Na homilia, o bispo iniciou sua pregação destacando a importância do tempo quaresmal para refletir sobre a confiança em Deus. Partindo do livro do Gênesis, Dom Dulcênio comentou sobre a história de José e seus irmãos, destacando a crueldade deles e relacionando-a com as atitudes humanas que ferem e magoam os irmãos e a Deus.

“A dureza de coração deles nos leva a refletir sobre tantas vezes que humilhamos, maltratamos, roubamos, violentamos nossos irmãos por pensamentos atos e omissões. Que tal fazermos o nosso exame de consciência neste tempo forte que chamamos de quaresma? Somos impelidos a rever quais as atitudes que a humanidade, e cada um de nós em particular tem hoje, que se assemelham a estas que os textos bíblicos apresentam. Quais são as nossas atitudes que ferem e matam nossos irmãos e magoam profundamente a Deus?”, refletiu.

Ao meditar o Evangelho de Mateus, capítulo 21, onde Jesus conta uma parábola aos chefes dos sacerdotes e aos anciãos do povo, sobre um proprietário que planta uma vinha, e depois arrenda-a a vinhateiros, ressaltou a advertência de Jesus contra o materialismo e a responsabilidade de todos perante Deus. Dom Dulcênio destaca que todos são responsáveis pelo mundo e pelos outros; apontou ainda, que os frutos da vinha são as boas obras.

“Assim como um pai de família fez pela vinha quanto dependia dele, cuidando dela com solicitude extrema, assim também o Senhor cuidou de seu povo Israel, e cuida agora do seu povo Cristão, que somos nós, com intensa solicitude. Os frutos exigidos pelo Senhor da vinha são a observância da lei e as boas obras: obras de justiça e de caridade, santidade de vida”, disse.

Por fim, o bispo refletiu sobre o papel do Sacerdote na comunidade, comparando-o aos servos enviados pelo Senhor para incitar os fiéis à produção de frutos, que são as boas obras e o aperfeiçoamento da vida espiritual.

“Nós somos os colonos que devemos trabalhar para conseguir fruto, que são as boas obras. O Senhor envia seus servos que são os SACERDOTES ou suas inspirações para que nos incitem à produção dos frutos, que são as boas obras e o aperfeiçoamento de nossa vida”, findou.

Sobre o Padre Helton Moura

Natural da Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, bairro da Prata, na cidade de Campina Grande. Ingressou no Seminário Diocesano São João Maria Vianney em 2013, iniciando na etapa formativa do propedêutico e, posteriormente, na formação gradual dos cursos de Filosofia e Teologia. Foi ordenado Diácono em dezembro de 2021 e exerceu seu ministério na Paróquia da Trindade, no bairro do Catolé, e posteriormente na Paróquia de São Pedro, em Caraúbas-PB. Foi ordenado Sacerdote em agosto de 2022, sendo designado pelo bispo para ser Vigário Paroquial em Juazeirinho; agora em 2024, Dom Dulcênio o empossou como Administrador de São Sebastião, em São Sebastião do Umbuzeiro-PB.

Sobre a Paróquia

A paróquia de São Sebastião foi fundada em 05/06/1912; com sua sede na cidade de São Sebastião do Umbuzeiro-PB, a paróquia também abrange a comunidade de Nossa Senhora das Dores, em Zabelê-PB, assistindo ao todo oito comunidades. Ao decorrer deste tempo já passam pela paróquia 20 Párocos.

Por: Ascom
Fotos: Pascom Paroquial