Em Esperança-PB, Padre Onaldo é apresentado como o novo Vigário Paroquial

Postado em 29/02/24 às 23:295 minutos de leitura328 views

A apresentação do novo Vigário Paroquial, Padre Onaldo Costa, na Paróquia de Nossa Senhora do Bom Conselho, em Esperança, no brejo paraibano, foi realizada na noite desta quinta-feira, 29, em Missa presidida pelo Bispo Diocesano de Campina Grande, Dom Dulcênio Fontes de Matos. A comunidade paroquial reunida e animada acolheu com festa o novo vigário.

O povo de Deus da Paróquia de Esperança, fiéis da região e de outras localidades, como Fagundes, demonstraram o apoio, a solidariedade, e um sinal de unidade em torno do Padre Onaldo que agora passa a vivenciar uma nova experiência, servindo ao povo da referida paróquia da Mãe do Bom Conselho.

O bispo em sua homilia, falou inicialmente sobre a confiança em Deus e pediu ao Padre Onaldo que se abandonasse nos braços do Pai e confiasse em sua providência, trazendo ao presente momento da Missa de apresentação do Padre Onaldo, Dom Dulcênio trouxe o exemplo do Profeta Jeremias que comparou os que confiam em Deus e os que não confiam.

“Padre Onaldo confia no Senhor! Quem coloca sua confiança em Deus é uma pessoa bendita. É bendita porque tem sintonia com Deus e, tendo sintonia com Deus, tem sua vida abençoada por ele”, disse.

Conforme pregou, Jeremias ressalta que aqueles que confiam em Deus são abençoados e têm suas vidas enriquecidas espiritualmente; “Jeremias explica que os que confiam nas coisas passageiras são como uma planta no deserto cercada de aridez, já os que em Deus confiam. Diz Jeremias que essas pessoas são como árvores plantadas junto às águas, estão sempre verdes e produzindo frutos. Assim somos nós: podemos ser uma planta do deserto ou da beira do manancial”, disse o bispo.

Ao refletir sobre o Evangelho que também segue na mesma linha da leitura do profeta Jeremias, o bispo explicou os ensinamentos contidos na Parábola do homem rico e do pobre lázaro, destacando a importância de não colocar a confiança nas riquezas materiais, de reconhecer a dignidade dos pobres como prediletos de Deus e de priorizar a verdadeira justiça fundamentada na fé e na penitência.

Dom Dulcênio ressalta a transitoriedade das riquezas materiais e a importância de priorizar o eterno, ou seja, a vida espiritual, através do uso correto das coisas temporais. O Pastor Diocesano destacou também de praticar a virtude e de cuidar das obrigações temporais sem negligenciar a salvação eterna.

Por fim, o Bispo exortou os fiéis a aproveitarem o tempo da quaresma para revisarem suas vidas, corrigirem seus erros e se converterem, lembrando que pode ser tarde demais se adiarem essa reflexão e mudança de vida.

“Que a partir dessa realidade, aproveitemos o tempo da quaresma para revisar a nossa vida e consertar os nossos erros enquanto há tempo. Pode ser que amanhã seja tarde demais. Fiquemos, portanto, atentos aos apelos da Palavra de Deus e aos inúmeros sinais que Deus coloca em nossa vida para a nossa conversão. Sejamos uma árvore plantada à beira do riacho e abasteçamos a nossa vida inesgotável que é Deus. Isso só depende de nós”, findou.

Sobre o Padre Onaldo

Padre Onaldo é natural de Nova Floresta-PB, e ingressou no seminário em janeiro de 2007; foi ordenado Sacerdote no dia 28 de agosto de 2014, excedendo os primeiros meses do ministério sacerdotal na Paroquia de São José, em Juazeirinho. Assumiu a Paróquia de São Miguel Arcanjo como administrador no dia 25 de janeiro de 2015, e no dia 02 de outubro de 2016 foi nomeado Pároco da mesma paroquia em barra de São Miguel-PB. No dia 28 de novembro de 2021 apresentado como vigário paroquial na Paroquia de São João Batista em Fagundes, e no dia 19 de abriu de 2022 também vigário paroquial da Paroquia Nossa senhora Da Conceição – Galante. Agora a partir deste dia 29 de fevereiro de 2024 seguirá sua missão como Vigário em Esperança.

Por: Ascom
Fotos: Pascom Paroquial