Padre Marcos Souza é empossado pelo Bispo como o novo Pároco de Galante

Postado em 29/02/24 às 07:197 minutos de leitura425 views

A comunidade paroquial do Distrito de Galante vivenciou um momento bonito na noite desta quarta-feira, 28, com a Posse Canônica do novo Pároco, Padre Marcos Souza. A Missa solene foi presidida pelo Bispo Diocesano de Campina Grande, Dom Dulcênio Fontes de Matos que saudou e agradeceu a presença e apoio dos padres, seminaristas, religiosos e do povo de Deus das paróquias vizinhas. Além disso, foi mencionada a presença da caravana que veio da Paróquia de São Sebastião do Umbuzeiro para participar do evento e deixar votos de apoio ao Padre Marcos Souza em sua nova missão pastoral.

Homilia

Na homilia pregada, o Bispo destacou a importância nova missão assumida pelo Padre Marcos, ao tempo em que encorajou-o a enfrentar os desafios que possam surgir, especialmente dentro da comunidade paroquial. O bispo enfatizou a necessidade de se confiar em Deus, não obstante as dificuldades da vida, também ressaltou a importância do serviço-doação ao próximo.

Inicialmente, ao citar o Profeta Isaías, Dom Dulcênio o traz como exemplo de coragem e confiança em Deus, apesar das perseguições e sofrimentos; o profeta serve como modelo para motivar ao Pe. Marcos e a todos os presentes, a fim de que enfrentem destemidamente a missão cristã.

“Pe. Marcos, podemos ter a certeza de que elas servem de encorajamento para que o senhor tome consciência da sua nova missão iniciada hoje, é preciso ter coragem para enfrentar os que não querem trilhar o caminho de Deus, ou que muitas vezes nos fazem sofrer mais, pois são provocadores de discórdia e rivalidades dentro da própria comunidade”, disse.

Ao meditar o Evangelho, Dom Dulcênio destacou duas lições: a importância de seguir a Cristo não por recompensas, mas por amor; e o exercício do poder com humildade e serviço, especialmente no caso de um sacerdote. Também lembrou que seguir a Cristo é viver o caminho da Paixão e da Ressurreição.

“Jesus queria que seus discípulos entendessem que a finalidade para a qual ele tinha vindo ao mundo seria para padecer e morrer pelos homens, a fim de salva-los e devolvê-los ao Pai. Este é o roteiro pascal que Jesus seguiu: pela paixão chega à Ressurreição; e este é o roteiro que os sacerdotes, diáconos, os discípulos batizados devem seguir. Em qualquer missão em nossa vida sempre existirão as cruzes da vida. O problema muitas vezes é que, com muita facilidade, fugimos da cruz”, exortou.

“Me dirijo a todos os presentes, mas em especial ao Pe. Marcos. Procure compreender a ciência do sacrifício: aceitar o sacrifício, quando, sem procura-lo, ele cruzar seu caminho, é já alguma coisa; busca-lo voluntariamente e mais; alegrar-se nele, porque você, Pe. Marcos, se assemelhando a Jesus, será a perfeição. No Reino de Deus o importante não é o cargo ocupado nem o lugar de honra, mas a fidelidade no caminho de doação e serviço. Exerça, Pe. Marcos, na sua nova Paróquia, o seu amor-serviço, pela causa do Reino”, findou.

Sobre o Padre Marcos

Padre Marcos Silva Souza, ingressou no Seminário Propedêutico Rainha dos Apóstolos que funcionava na Paróquia de São Judas Tadeu, bairro das Nações em 2008; em 2009 iniciou os estudos no Seminário São João Maria Vianney, no Alto Branco, onde cursou Filosofia e Teologia. Em 2018 foi ordenado Diácono exercendo suas ordens na Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, na cidade de Prata-PB.

Em 2018 foi ordenado Presbítero e permaneceu Vigário Paroquial na cidade de Prata por 4 meses; em Janeiro de 2019 designado para São Sebastião do Umbuzeiro-PB empossado em 14 de Fevereiro 2019 como Pároco em São Sebastião do Umbuzeiro-PB; agora 5 depois, foi nomeado Pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, situada no Distrito de Galante, Campina Grande-PB.

Sobre a Paróquia de Galante

A Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, foi fundada em 02/02/2012; ao longo de sua história já contou com 4 Párocos; o último Padre a conduzir a paróquia foi o Pe. Daniel Linhares, Pároco de Fagundes-PB, que simultaneamente administrou a Paróquia de Galante desde abril de 2022. Agora o Padre Marcos assume como o quinto Pároco.

Por: Ascom
Fotos: Thaís Fablício (Pascom de Fagundes)