Na Paróquia de São Francisco, no Cruzeiro-CG, Padre Ednaldo Gomes é Empossado como novo Pároco

Postado em 28/02/24 às 06:578 minutos de leitura413 views

A posse do Padre Ednaldo Gomes na Paróquia de São Francisco de Assis, no bairro do Cruzeiro, em Campina Grande, na noite desta terça-feira, 27, foi um momento de grande júbilo para toda comunidade que acolheu de forma festiva o seu novo Pároco, empossado pelo Senhor Bispo Diocesano, Dom Dulcênio Fontes de Matos.

Reunindo padres, diáconos, seminaristas e fiéis leigos, que demonstraram seu apoio e participação ativa nesta nova fase da paróquia, a comunidade também registou a presença de caravanas vindas da cidade de Esperança, donde Padre Ednaldo veio, demonstrando um sinal de comunhão e votos de que o Padre Ednaldo Gomes encontre apoio na comunidade para realizar seu ministério pastoral.

Homilia

Inicialmente, o bispo destacou que a Quaresma é um tempo de forte de revisão de vida e conversão, onde a Palavra de Deus nos auxilia nesse processo; conforme instruiu é um tempo oportuno para o crescimento espiritual.

Ao meditar na Palavra de Deus, o bispo fez referência ao alerta do profeta Isaías para as cidades de Sodoma e Gomorra, ressaltando que a chave para a conversão e mudança de vida é dada a todos, mas nem todos aproveitam essas oportunidades. O bispo enfatiza a necessidade de purificar o coração dos erros através da prática do bem, destacando a importância de reaprender a fazer o bem como um propósito para a quaresma.

“Irmãos e irmãs, em plena vivência quaresmal, uma pergunta se faz necessária: o que podemos fazer para purificar nosso coração de tantos erros? Isaías recomenda tirar as maldades do coração porque são elas que nos fazem ter ações más. É preciso aprender ou reaprender a fazer o bem. Eis um belo propósito para todos nós nesta quaresma: reaprender a fazer o bem”, pregou.

Adiante, falou sobre a missão do Padre; Dom Dulcênio descreve a missão do Padre Ednaldo na paróquia, que consiste em plantar "micro-realizações" do Reino de Deus, promovendo uma convivência fraterna e justa entre os membros da comunidade. Também ressaltou que o Padre é um servidor de todos, especialmente dos pobres e pequenos, seguindo o exemplo de Cristo como Profeta e Pastor.

“O padre é o servidor de todos, especialmente dos pequenos, para ajuda-los a se unirem a fim de que possam sair de sua situação de opressão e marginalidade, conseguindo uma vida digna e construindo uma nova sociedade mais justa e fraterna. Não basta sair da pobreza e miséria. É preciso fazer nascer um novo tipo de relacionamento fundado no respeito à pessoa, na justiça e na solidariedade”, disse.

E continuou: “O Padre Ednaldo está sendo enviado pelo seu bispo. Cristo se revela como profeta enviado pelo Pai e envia os “doze”, que devem ser “pequenos” como Ele, devem ser os servidores. Ele é o Pastor que alimenta e defende o seu rebanho”.

Por último, O bispo exortou aos fiéis a conviverem com o padre Ednaldo como um irmão consagrado ao serviço de todos, promovendo o bem, denunciando o mal e alimentando espiritualmente a comunidade.

“Como Comunidade paroquial, é necessário a convivência com o seu Padre como um “irmão consagrado ao serviço de todos, especialmente dos pobres e dos pequenos” (Lc, 4, 16-22). Como aquele que anuncia o bem e denuncia o mal; como o “Irmão Pastor” que os alimenta e defende dos lobos, que os querem devorar, impedindo-os de serem gente, e gente livre visando transforma-los numa autêntica comunidade cristã”, findou.

Sobre o Padre Ednaldo Gomes da Silva

O Padre Ednaldo Gomes da Silva ingressou no seminário em 2002; foi ordenado diácono em 2010 e exerceu seu ministério na Paróquia de São Judas Tadeu, no bairro das Nações. Em dezembro do mesmo ano de 2010, foi ordenado Sacerdote e designado para ser Pároco da Paróquia de Santana e São Joaquim, em Barra de Santana-PB, período em que ficou por 6 anos.

De 2016 até 2020, o Padre Ednaldo ficou como Administrador Paroquial da Paróquia de São José, em Camalaú-PB, até ser transferido para a Paróquia de Nossa Senhora do Bom Conselho, em Esperança, em janeiro de 2021, onde exerceu sua missão na condição de Vigário Paroquial. Neste dia 27 de fevereiro de 2024, assume como o segundo Pároco da Paróquia de São Francisco de Assis, no bairro do Cruzeiro, em Campina Grande-PB.

Sobre a Paróquia

A Paróquia é uma das mais novas da diocese, erigida em dia 11 de agosto de 2022, entretanto a Igreja Matriz de São Francisco, situada na Avenida Almirante Barroso, começou a ser construída em 1938 ficando pronta em 1942. Em 2005 passou por uma reforma e foi ampliada para o tamanho atual.

A paróquia de São Francisco é formada por 4 comunidades: a Matriz, a igreja de Santa Clara, no bairro do Rosa Cruz; a comunidade de Santo Agostinho, no bairro do Novo Cruzeiro e a área pastoral da comunidade de São José, que fica no Jardim Paulistano, esta última, ainda sem templo.

Por: Ascom
Fotos: João Neto (Pascom Diocesana)