Retiro da Crisma reúne cerca de 400 pessoas na cidade de Queimadas

Postado em 27/02/24 às 23:224 minutos de leitura274 views

As paróquias de "São Pedro e São Paulo" e de "Nossa Senhora da Guia", na cidade de Queimadas/PB, promoveram no último domingo (25/02), um retiro para jovens e adultos que se preparam para receber o Sacramento da Confirmação no mês de março.

O retiro aconteceu na Escola Ernestão, teve a orientação do Pe. Tobias Glêriston, pároco da Paróquia de São Pedro e São Paulo, e reuniu cerca de 400 pessoas integrantes dos diversos grupos de Crisma das duas paróquias. Foi um dia de profunda espiritualidade, com reflexões pautadas nos propósitos missionários aos quais os cristãos confirmados são chamados a seguir, sobretudo em suas próprias comunidades e círculos sociais.

A programação do retiro teve início às 8h30 e estendeu-se o fim da tarde. Ao longo do dia, houveram os momentos de oração, testemunhos e pregações. No turno da manhã, o missionário Laércio, integrante da Grupo de Oração Servos do Senhor da Paróquia de Nossa Senhora das Graças, em Campina Grande, e ex-coordenador diocesano do Ministério de Pregação, deu testemunho e conduziu o momento de oração.

Já os jovens Gean, Grazy e Bruna, apresentaram a experiência da missão evangelizadora “Jesus no Litoral RCC”. Em seguida, o casal Dyego e Mariana Naque conduziram a meditação bíblica e também deram seus testemunhos de atuação missionária nas diversas pastorais e movimentos paroquiais. O Grupo Musical Jovem "Eis-me aqui" conduziu os momentos de louvor.

No turno da tarde, o pregador Ronny Moura, da cidade de Recife/PE, trouxe o seu testemunho de vida cristã e suas experiências missionárias vividas no seio da Igreja Católica. Através das suas palavras inspiradoras - inspiradas pelo Espírito Santo, ele preparou os corações da comunidade presente para o sublime momento de Adoração ao Santíssimo Sacramento.

O encontro foi encerrado com a celebração da Santa Missa, presidida pelo Pe. Tobias, auxiliado pelo diácono Francisco Castro (Paróquia de Nsa. Sra. da Guia) e pelos seminaristas João Pedro e Gean Carlos. Na homilia, o Padre Tobias fez sua reflexão sobre o Evangelho acerca da Transfiguração do Senhor.

“Neste tempo da Quaresma, a Igreja nos convida a viver em oração como caminho para transfigurar nossa vida. Porque a oração é a verdadeira transfiguração da alma, do coração e da mente. A oração nos eleva para Deus, não nos torna pessoas aéreas, perdidas e desencanadas. A oração não nos desencarna da vida, a oração transforma a nossa carne na presença de Deus. A oração transfigura os nossos sentidos, a oração nos dá o dom da escuta de Deus, escuta da Palavra, escuta do sagrado, escuta do Pai, do Espírito, a escuta de Jesus. Por isso, Quaresma é tempo de viver um tempo profundo de oração, um tempo profundo de encontro com Deus, um tempo de estarmos na montanha, à parte, juntos com Deus. Mas a vida que nos vem de Cristo dura para sempre. Suba com Jesus para o monte e deixa-te transfigurar com Cristo para que como Pedro, Tiago e João viram a glória de Jesus também tu a possas contemplar”, pregou o sacerdote.

No dia 23 de março, os jovens dos grupos de Crisma pertencentes à Paróquia de São Pedro e São Paulo receberão o Sacramento da Confirmação, em missa a ser presidida pelo Bispo Diocesano Dom Dulcênio Fontes de Matos. Essa será a primeira Missa de Confirmação a ser celebrada na jovem paróquia queimadense.

Com informações e fotos: Pascons da Guia e de São Pedro e São Paulo

Imagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notícia