Paróquia do Rosário acolhe seu novo Pároco, Padre José Hermes

Postado em 25/02/24 às 00:368 minutos de leitura329 views

A Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, no bairro da Prata, em Campina Grande, vivenciou um dia histórico com a chegada do Padre José Hermes como seu novo Pároco. Em solene concelebração presidida pelo Bispo Diocesano Dom Dulcênio Fontes de Matos, a comunidade paroquial rendeu graças ao Bom Deus por esta noite significativa neste sábado (24).

A Missa com o rito de Posse Canônica registrou a presença de Padre, Diácono, seminaristas, religiosos, e o povo de Deus das comunidades da paróquia, bem como de demais paróquias que vieram prestigiar e rezar pela missão do Padre Hermes.

Homilia

A reflexão trazida por Dom Dulcênio Fontes de Matos, na Posse do Padre José Hermes reflete sobre o Segundo Domingo da Quaresma e o caminho da pureza para a glória, com base nas leituras que a liturgia propõe.

“O Segundo Domingo da Quaresma faz-nos contemplar o Cristo que Se transfigura e cujas roupas adquirem uma brancura e brilho inenarráveis. Pela audição atenta a Jesus, o Verbo eterno de Deus limpamos o olhar da fé, fazendo a vontade de Deus, incondicionalmente”, disse.

Dom Dulcênio começa destacando a importância de não ficarmos estáticos diante do mistério da Redenção, que é a Aliança irrevogável entre Deus e a humanidade restaurada em Cristo. A transfiguração de Jesus não apenas prenuncia Sua ressurreição, mas também a libertação do pecado.

Ele faz uma analogia entre a história de Abraão e a promessa de Deus de abençoar todas as nações por meio de sua descendência, que encontra seu cumprimento em Cristo, descendente de Abraão. Destaca-se também a superioridade do Evangelho de Cristo sobre o Antigo Testamento, representado pela presença de Moisés e Elias na transfiguração de Jesus.

“Não é por Isaac que o Senhor abençoará, mas é Cristo que, descendente de Abraão enquanto carne (cf Mt 1,2), é a bênção de Deus, não somente para o povo judeu, mas para toda a humanidade, representada pelo termo “todas as nações da terra”. É por Ele que somos presenteados com toda a sorte de dádivas e bênçãos do céu, conforme escutamos na Carta aos Romanos, na Segunda Leitura (cf. Rm 8,32)”, ensinou.

O bispo enfatiza a pureza necessária para contemplar a glória de Deus, citando as palavras de Santo Agostinho sobre a purificação da Igreja. Ele também ressalta a importância de seguir a ordem do Pai de escutar Jesus, mesmo diante das dificuldades e sofrimentos da vida.

Na segunda parte da sua homilia, Dom Dulcênio menciona o papel do sacerdote na Igreja, destacando sua consagração, disponibilidade para servir e responsabilidade diante de Deus e da comunidade. Ele menciona São João Maria Vianney como exemplo de sacerdote que enfrentou dificuldades em seu ministério, mas encontrou consolo na dor que o aproximava de Cristo.

“O padre é homem da Igreja, é sinal da Igreja, como nenhum outro cristão, ele é um homem totalmente disponível para servir a Igreja onde necessita de sua missão o padre exprime os ministérios principais de Jesus Cristo, Sacerdote Único. É responsável, não só diante de Deus, que o chama para exercer uma missão diferente daquela dos fiéis não-ordenados, exercida embora no seio da comunidade do povo de Deus”, disse.

Por fim, o bispo expressa gratidão aos padres anteriores da paróquia e apresenta o novo pároco, Padre José Hermes, pedindo apoio e orações para ele, para que possa realizar seu trabalho apostólico com alegria e consolação.

“Nossa gratidão a todos os padres que passaram por esta paróquia, especialmente ao mais recente, Pe. Márcio Fernandes. Mas, a partir de hoje, vocês contam com um novo pároco, Pe. José Hermes, que junto ao Mons. Antônio Apolinário, conduzirá o povo de Deus desta paróquia. Peço-lhes, apoiem o seu novo pároco, ajudem-no em seu trabalho apostólico, sobretudo rezem por ele, para que, a exemplo do Patrono dos párocos, o Cura d’Ars, não perca a alegria se “ser padre”, e tenha a consolação de levar seus paroquianos para Deus”, findou.

Sobre o Padre Hermes

Padre José Hermes ingressou no Seminário Propedêutico em 1992, no Seminário maior no ano de 1994, tendo sido ordenado em 13 de outubro de 2000. Sua primeira paróquia foi a Paróquia de Nossa Senhora do Livramento, em Umbuzeiro; a segunda, a Paróquia de Santo Antônio, em Campina Grande, a terceira, a paróquia de Santa Ana, na cidade de Soledade e há quase dois anos estava como Pároco na recém-criada Paróquia de São Francisco de Assis, no bairro do Cruzeiro, em Campina Grande-PB.

Paróquia do Rosário

A Paróquia do Rosário foi fundada em 15 de agosto de 1940, neste ano de 2024 completará 80 anos de existência, sendo uma das mais antigas paróquias da diocese. Padre Hermes será o nono Pároco da Paróquia que é formada pelas comunidades da Rainha da Paz, Nossa Senhora das Graças, Nossa Senhora da Guia e São João Batista (Casa da Criança João Moura).

Por: Ascom
Fotos: (Pascom Diocesana)