Padre Márcio Henrique é empossado como novo Pároco na Paróquia do Sagrado Coração de Jesus

Postado em 24/02/24 às 00:357 minutos de leitura426 views

O Santuário localizado no bairro do Catolé ficou pequeno para receber o Padre Márcio Henrique que foi empossado na noite desta sexta-feira, 23, na Paróquia do Sagrado Coração de Jesus. A missa Presidida por Dom Dulcênio Fontes de Matos, o Bispo Diocesano de Campina Grande contou com a presença de uma grande quantidade de fiéis, tanto da própria paróquia quanto da Paróquia do Rosário, de onde o Padre Márcio veio. Também presentes padres, diáconos, familiares do Padre Márcio e membros da comunidade de fé.

Homilia

A homilia proferida por Dom Dulcênio, abordou temas relacionados ao período quaresmal e à importância da reconciliação. O bispo destacou a misericórdia de Deus e a necessidade de nos arrependermos sinceramente de nossos pecados, buscando repará-los e praticando o direito e a justiça.

Também enfatizou a importância da confiança em Deus e da vivência da caridade como fundamentos da verdadeira religião, alertando contra a hipocrisia religiosa que se preocupa apenas com o cumprimento externo da lei, mas negligencia os sentimentos do coração.

“É preciso que tenhamos confiança em Deus, que depositemos toda nossa confiança em Suas mãos! Se caminharmos firmes em seus ensinamentos, com o propósito de reparar nossas faltas, indo além daquilo que pedem as leis e normas religiosas, estamos no caminho certo”, disse.

Dom Dulcênio dirigiu palavras de agradecimento e encorajamento ao Padre Márcio Henrique por aceitar a missão na Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, ressaltando a importância da obediência e da colaboração entre o clero e o Bispo diocesano. Ele desejou que a ação da Igreja seja orientada pelos valores da dignidade humana, da comunhão fraterna e da liberdade, visando ao reino de justiça, amor e paz.

“Padre Márcio, a Esperança está aqui: na sua virtude, nos seus sonhos de pastoral em maturidade e experiência pastoral, e principalmente no Altar do Senhor, que de hoje em diante, neste Santuário, o senhor unirá as pessoas a Deus, mediante o seu ministério sacerdotal”, disse.

Por fim, Dom Dulcênio expressou votos de felicitações aos fiéis da comunidade do Catolé e dirigiu palavras de esperança todos a fim de que caminhem juntos ao novo Pároco. Ele pediu a intercessão de Maria Santíssima para que o Padre Márcio e todos os fiéis confiados a ele sejam conduzidos aos pés de Jesus Cristo.

Sobre o Padre Márcio

Padre Márcio Henrique Mendes Fernandes, é natural de Mossoró-RN; ingressou no Seminário Propedêutico em Esperança, em 1993; em 1995, no Seminário Imaculada Conceição da Arquidiocese da Paraíba, como seminarista da Diocese de CG, concluiu em 1999. Além da formação em Filosofia e Teologia, Padre Márcio também é bacharel em Direito Civil.

Entre 2000 e 2014 foi Pároco da Catedral Diocesana de Nossa Senhora da Conceição, em Campina Grande; entre 2014 e 2023 foi Pároco da Paróquia de Nossa do Rosário na mesma cidade. Ocupou diversas funções na Diocese como Ecônomo, Vigário Geral e Administrador Diocesano. Desde 2016 Coordena a Pastoral da Comunicação, sendo o responsável direto por apresentar o programa ‘A Diocese na TV’, veiculado semanalmente pela Rede Ita de Televisão e pelas Plataformas Digitais.

Palavras do Padre Márcio

Ao final da cerimônia, o Padre Márcio expressou sua gratidão pela confiança depositada pelo Bispo em sua pessoa. Ele afirmou estar disposto a servir de coração aberto e a dar continuidade ao trabalho de evangelização que vinha sendo desenvolvido junto aos padres Assis e Edjamir. Além disso, ele agradeceu ao Padre Weslley, que até então administrava a paróquia, pelo excelente trabalho realizado.

Sobre a Paróquia

A Paróquia do Sagrado Coração de Jesus foi fundada em outubro de 1961, até então 12 Párocos já administraram, o último Padre que esteve à frente foi Pe Weslley que tinha a provisão de Administrador Paroquial; agora o Padre Márcio se torna o 13ª Pároco da Paróquia, que é formada por 8 Comunidades e 4 Áreas de missão.

Por: Ascom com apoio em algumas informações, Padre Márcio e Pascom Paroquial do Sagrado Coração de Jesus
Fotos: Joaquim Urtiga (Pascom Diocesana)