Jubileu dos 75 anos: Diocese realizará Congresso Mariano

Postado em 24/03/24 às 00:364 minutos de leitura766 views

A Diocese de Campina Grande tem a alegria de comunicar uma Boa Nova: a realização de um Congresso Mariano, que acontecerá de 03 a 07 abril; toda a diocese é convidada a vivenciar este momento em preparação à grande festa do jubileu.

O congresso refletirá à luz do tema: “Maria, ícone da Igreja que crê, serve e celebra”, pretendendo reunir na Sé Episcopal leigos de todas as paróquias da Diocese para momentos oracionais, conferências e shows musicais; boa parte da programação será realizada no Seminário Diocesano, no bairro do Alto Branco e na Catedral Diocesana de Nossa Senhora da Conceição.

Sobre as inscrições

De acordo com a organização do evento, as paróquias de Campina Grande enviam 10 pessoas e as do interior 5 pessoas para as conferências que acontecem a partir da sexta-feira; as inscrições são gratuitas e feitas a convite de cada Pároco.

Quarta-feira dia 03

Na quarta-feira, dia 03, em sinal de comunhão e preparando os fiéis a vivenciarem o Congresso, será realizada em todas as paróquias da Diocese uma programação especial, cada qual organizando da melhor forma, contando com a recitação do Santo Terço, momentos de oração, louvor e a Santa Missa.

Quinta-feira dia 04

Na quinta-feira, dia 04, em Campina Grande, será realizada uma Procissão Luminosa, seguida de Adoração e Benção ao Santíssimo Sacramento, à luz do tema ‘Maria, mulher eucarística’. As paróquias da sede episcopal, isto é, Campina Grande, são convidadas a se concentrarem a partir das 19h30 na Praça da Bandeira, no centro da cidade para acolherem a Imagem Peregrina da Padroeira, que virá da Paróquia de São Francisco (Conceição).

Às 20h15 terá início a procissão luminosa, com o Santíssimo Sacramento à frente, junto a Imagem da Padroeira. A procissão seguirá até o Pátio da Catedral e lá será dada a benção por Dom Dulcênio. Nas demais paróquias do interior, neste mesmo horário, acontece evento semelhante em sinal de comunhão diocesana.

Sexta-feira dia 05

Na Sexta-feira está previsto para às 16h a acolhida dos congressistas das paróquias do interior; cada paróquia do interior enviará 5 pessoas e estas serão acolhidas nas paróquias de Campina, sob a organização do ECC Diocesano. Às 18h30, acontece acolhida dos congressistas no auditório Dom Anselmo Pietrula, no Seminário Diocesano, no bairro do Alto Branco com apresentações culturais, concerto musical e a palavra de abertura do Bispo Dom Dulcênio.

Sábado dia 06

Neste dia será realizada grande movimentação na diocese com uma manhã voltada à Caridade, promovida pela Comissão das Pastorais Sociais, a ser realizada na Praça da Bandeira. A Manhã da Caridade contará com ações sociais diversas, como corte de cabelo, expedição de documentos e etc.

Paralelamente nas Paróquias da cidade será realizada uma manhã de catequese, com louvor, oração, e toda programação será organizada pelo próprio pároco junto a sua equipe pastoral.

Às 14h, no auditório do Seminário Diocesano, será realizada a primeira Conferência com o tema: “Os Dogmas Marianos” a ser ministrada pelo Bispo Diocesano de Caruaru-PE, Dom José Ruy. Às 19h30, também no auditório do Seminário, acontece momento de louvor e oração com artistas da diocese.

Domingo dia 07 – Domingo da Misericórdia

Pela manhã, às 8h30, no auditório do Seminário, acontece a oração matinal; às 9h mais uma conferência com o tema: Maria nas Sagradas Escrituras, a ser ministrada pelo Arcebispo Metropolitano de Olinda e Recife, Dom Paulo Jackson.

Às 16h30, na Catedral, acontece o encerramento do Congresso com Missa presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Dulcênio Fontes de Matos.

Por: Ascom, com informações Padre Jorge Rodrigues e equipe
Dúvidas e informações: 83 9 8177-5359, falar com o Padre Jorge.