Aula inaugural marca o início do ano letivo no Seminário Diocesano

Postado em 20/02/24 às 00:185 minutos de leitura394 views


Um clima de alegria acompanhando pela harmonia musical do Grupo Sons do Silêncio, de Cabaceiras, o Seminário Diocesano São João Maria Vianney, em Campina Grande-PB, deu início às atividades letivas neste ano de 2024.

A aula inaugural que aconteceu em uma das salas do Auditório do Seminário, na noite desta segunda-feira, 19, reuniu a equipe Formativa, padres, os seminaristas, professores, funcionários, demais convidados e o Bispo Diocesano Dom Dulcênio Fontes de Matos que deu as boas-vindas aos seminaristas, aos padres e demais equipe técnica que forma a Casa de Formação.

No primeiro momento, o Padre João Jorge, Diretor do Centro de Estudos, o CEA, dirigiu uma palavra aos presentes e destacou a importância da formação dos seminaristas; também entregou uma comenda simbólica intitulada de Título Homens de Bem, fazendo alusão ao Padre Ibiapina que fundou uma casa de Caridade em Cabaceiras; Professora Rosa (Coordenadora Pedagógica), Professor Newton e o Padre Leandro Márcio (Reitor) foram agraciados.

O Seminarista Pablo Brito, jovem propedeuta, também recebeu um prêmio das mãos do Padre João; Pablo é da cidade de São Domingos do Cariri-PB, cidade que é assistida pela Paróquia de Cabaceiras; os dois municípios, em parceria com a paróquia, promovem uma premiação para os melhores alunos que estão concluindo o Ensino médio; da Cidade de São Domingos, foi escolhido como o melhor aluno o jovem Pablo.

Alocução de Abertura de Dom Dulcênio

Na locução, Dom Dulcênio pontuou a importância da formação presbiteral oferecida pelo Seminário São João Maria Vianney, que acolhe seminaristas das dioceses de Campina Grande e Petrolina. Mencionou também que a formação começa com o curso propedêutico, seguido pelo curso livre de filosofia e, posteriormente, pelo curso de teologia. Concluiu esta síntese lembrando a importância da filosofia no desenvolvimento do pensamento crítico e da teologia como a ciência da fé.

Além disso, Dom Dulcênio destacou a necessidade de apoio ao seminário por parte da comunidade, para garantir que haja seminaristas qualificados para assumir as ordenações diaconal e presbiteral. Ele concluiu a sua fala fazendo um apelo para que todos apoiem o seminário em tudo o que for possível, citando passagens bíblicas para reforçar a importância do envio e do apoio à formação sacerdotal.

“Meu profundo agradecimento aos formadores do nosso Seminário e também do Centro de Estudos. Deus lhes pague! Cristo nos deixou a preciosa mediação humana do sacerdote para governar, ensinar e zelar pela santificação do seu povo. Portanto, faço um apelo: procuremos apoiar o Seminário de nossa Diocese em tudo aquilo que nos for possível”, disse.

Aula Inaugural

A aula Inaugural trouxe por tema: “Antropologia Filosófica de Santo Tomás de Aquino e seu conceito de pessoa”, sendo ministrado pelo Padre Joseque, mestre nesta área do conhecimento. O objetivo da aula foi procurar dialogar nos parâmetros contemporâneos e fazer com que o pensamento de Tomás de Aquino possa reverberar nos tempos de hoje.

A temática da antropologia filosófica apresentada pelo Pe. Joseque buscou fundamentação na ideia de alma e a relação com o ser humano a partir da filosofia de Santo Tomás, fazendo paralelos com os outros filósofos anteriores e os filósofos dos últimos séculos. O homem na perspectiva de Santo Tomás, é o todo, a totalidade, neste sentido, o Pe Joseque lembrou que “o homem tem uma vida enriquecida de sentido e finalidade”. O Pe. Joseque concluiu lembrando que a dignidade da pessoa humana está na sua natureza, de modo que o homem deve ser respeitado simplesmente por ser humano.

A aula inaugural foi concluída com a fala do Padre Leandro Márcio, Reitor do Seminário, que agradeceu mais uma vez aos seminaristas, aos professores, aos funcionários e ao Bispo por todo incentivo na formação.

Por: Ascom, com apoio na matéria, Seminarista Humberto
Fotos: Rafael Augusto

Imagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notícia

Comentários (0)