Forania Agreste I realiza a sua Assembleia de Pastoral

Postado em 17/02/24 às 15:013 minutos de leitura172 views

Foi realizado no sábado (17), no Centro Pastoral Dom Luís Gonzaga Fernandes, da Paróquia de Nossa Senhora da Guia, em Queimadas-PB, a Assembleia de Pastoral da Forania Agreste I. O momento, foi participado por representantes das pastorais das diversas paróquias, que refletiram sobre o tema DIOCESANEIDADE.

As assembleias forâneas são de suma importância, pois permitem que as vozes dos fiéis sejam ouvidas, e os mesmos contribuam para construção de uma Igreja mais unida como Povo de Deus.

O encontro foi assessorado pelo Padre Afonso, Coordenador de Pastoral da Diocese de Campina Grande, o Assessor explicou que a palavra a diocesaneidade refere-se à estrutura organizacional dividida em dioceses.

Cada diocese é liderada por um bispo responsável por supervisionar as comunidades católicas locais, chamadas paróquias. A diocesaneidade promove uma administração mais próxima e eficaz, permitindo que as necessidades espirituais e pastorais sejam atendidas de maneira mais específica em diferentes regiões.

Também instruiu que a comunhão entre as dioceses é mantida sob a autoridade e orientação do Papa. “É interessante entender melhor sobre a compreensão da estrutura eclesiástica e a importância da coordenação pastoral para atender às necessidades específicas das comunidades locais. Esses momentos de diálogo contribuem para uma atuação mais eficaz e alinhada dentro da nosso Igreja”, disse.

Por fim, enfatizou que obedecendo o critério da Diocesaneidade, na prática, isso só será possível se cada um buscar compreender seu papel, enquanto sujeito da evangelização e da missão da Igreja, vivendo a caridade e a comunhão. O Padre termina seu pensamento destacando que é preciso “Ser Igreja a partir da Igreja local”.

Com informações: Padre Márcio e Thaís (Pascom de Fagundes-PB)
Fotos: Pascom de Fagundes com Padre Márcio

Imagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notícia