Bispo celebra no Renascer da Comunidade Shalom e no Crescer da Comunidade Pio X no último dia de carnaval

Postado em 14/02/24 às 00:379 minutos de leitura176 views


O Bispo Diocesano, Dom Dulcênio Fontes de Matos, esteve presentem nesta terça-feira, 13, em dois eventos católicos que aconteceram neste período de carnaval em Campina Grande; pela manhã, o Prelado esteve presidindo a Santa Missa do encontro promovido pela Comunidade Católica Shalom, o Renascer, que aconteceu no Centro Pastoral São João XXIII, no bairro do José Pinheiro.

Junto aos irmãos da Comunidade Shalom, Dom Dulcênio refletiu em torno da liturgia diária que apresentou o Evangelho de Marcos 8, 14 a 21, centrando sua explicação na expressão "Acautelai-vos do fermento dos fariseus".

Também ensinou que, Jesus ao repreender os discípulos, reforçou a ideia de que ele é capaz de prover e suprir as necessidades, mesmo quando os recursos parecem escassos. Assim a mensagem transmitida diz respeito a confiança total nos braços do Senhor, que nada deixa faltar.

Encerramento do Crescer

À noite, o Bispo esteve na Missa que marcou o encerramento do Crescer, o encontro da Família católica, que aconteceu na casa de Show Spazzio, no bairro do Catolé; desde a última sexta-feira, conforme a organização do Crescer, o evento possivelmente reuniu um público circulante estimado em 70 mil pessoas, que participaram de louvores, assistiram a pregações, participaram de catequeses e missas, vivenciaram momentos de Adoração, em torno da temática da Família, luz do mundo!

Na Missa que marcou o encerramento, estiveram presentes alguns padres que concelebraram com o Bispo, diáconos, seminaristas e uma vasta equipe litúrgica que serviu ao Altar. Autoridades civis e milhares de fiéis participaram deste momento significativo para os fiéis católicos.

Homilia

A homilia de Dom Dulcênio no encerramento do 27º Crescer, enfatizou a importância da família como a luz do mundo, inspirada na visão da Sagrada Família de Nazaré. O texto destaca a necessidade de preservar os valores fundamentais da família cristã, como autoridade, amor e fé, em meio aos desafios enfrentados pela sociedade moderna.

O Bispo ressaltou que, embora muitas famílias estejam em crise, é possível manter a qualidade e a virtude herdadas por meio do tripé da autoridade, amor e fé. Ele apela para a compreensão da doutrina cristã da família como uma forma de contrapor as influências negativas da cultura contemporânea.

“Infelizmente, a família moderna não oferece este quadro ideal, que contemplamos por uma réstea evangélica de luz. O vozeio da rua, a manifestação da literatura e do cinema, a televisão com as novelas e noticiários, o rádio, a internet com as redes sociais, conduzem ao diagnóstico de uma família desventuradamente em crise... perdida”, constatou.

 E continuou: “Sei que muitas famílias são herdeiras desse reviramento; mas sei também que o legado recebido por inúmeras famílias é de qualidade honorável e de virtude, de princípio de autoridade (que sustenta o edifício da família), da fonte que é o amor, do seu sustentáculo que é a fé. Eu garanto que foi sempre este o tripé da maioria das famílias brasileiras (Autoridade, amor e fé). Por isso a nossa preocupação, enquanto cristãos católicos, em trazer para o crescer de 2024 o tema tão pertinente: “A família é a luz do mundo!”. Para a família continuar sendo a luz do mundo é preciso que não deixe minar e abalar o cerne sagrado, característico do passado e garantia do presente e do futuro de um povo que quer ser grande e próspero”.

Acentuando a sua pregação, o bispo pediu ao seu povo de Deus reunido e as incontáveis pessoas que acompanhavam pelos meios de comunicação para vacilarem na educação dos filhos; disse ainda que a Educação é um poema de grandeza! “A família enriquece pela messe que recolhe. Se nela refulge um luzeiro do Céu, sua música é alegre; mas, se obscurecida pelo mal, suas notas são tristes”, pregou.

Além disso, são destacadas três lições a serem aprendidas com a Família de Nazaré: a lição do silêncio, da vida familiar e do trabalho. O silêncio é valorizado como condição para a escuta das inspirações divinas, enquanto a vida familiar é vista como uma comunhão de amor sagrada e inviolável. O trabalho é considerado nobre e redentor, exemplificado pela figura de José, o Carpinteiro.

A homilia termina com um apelo às famílias católicas para que reflitam a luz de Cristo em suas vidas, seguindo os exemplos da Sagrada Família de Nazaré, e para que preencham seus lares com autenticidade, verdade e santidade.

“Vejam, meus irmãos, prestem atenção, famílias católicas, na responsabilidade que vocês possuem, por si e pelas outras famílias que ainda jazem nas trevas da morte. Brilhem! Reflitam a luz do Cristo que habita no meio de vós! Porém, lembrem-se, que somente quando vos preencherdes de Cristo, que é a luz do mundo, podereis refleti-lo. Tudo isso na autenticidade e na verdade, na busca sincera, sem hipocrisia, sem fachada. Aprendam, famílias cristãs católicas, a grandeza, a responsabilidade, a beleza e a santidade do seu lar: pai, mãe, filhos – diante dos sublimes modelos da Sagrada Família – Jesus, Maria e José!”, findou.

Consagração às famílias

Ao final da Santa Missa, literalmente, de forma brilhante, fazendo jus ao tema do encontro, os milhares de fiéis receberam uma vela e acenderam para o momento de consagração das Famílias, e em meio a cânticos consagraram suas vidas. Ademais, o Modelador da Comunidade de São Pio X agradeceu a presença do Bispo Diocesano e por todo apoio prestado pela diocese para a realização do evento.

Nesta missa, Dom Dulcênio anunciou o Crescer de 2025, que será realizado de 28 de fevereiro a 04 de março com o tema: Na Família está a esperança!

Por: Ascom
Fotos: Comunidade Shalom e Joaquim Urtiga e Dvanilson Marinho (Pascom Diocesana)

Imagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notícia





Imagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notícia

Comentários (0)