Comissão de Liturgia realiza manhã de formação na Forania Cariri II

Postado em 09/02/24 às 14:163 minutos de leitura181 views

Na manhã desta sexta-feira, 9 de fevereiro, houve um momento de formação litúrgica na Forania Cariri II. A Forania compreende as Paróquias de Monteiro, Sumé, Prata (Ouro Velho e Amparo), Camalaú (e São João do Tigre) e São Sebastião do Umbuzeiro (e Zabelê). Estiveram presentes padres e leigos de todas as paróquias da Forania.

A temática da formação segue o cronograma de apresentações da Comissão de Liturgia da Diocese, que procura apresentar a nova edição do Missal Romano, em uso no Brasil inteiro desde o último dia 3 de dezembro, 1º Domingo do Advento. A formação foi conduzida pelo Pe. José Marcondes e pelo Seminarista Humberto Carneiro, ambos membros da Comissão de Liturgia.

A nova edição do Missal Romano apresentou mudanças substanciais nos textos das orações da Santa Missa e dos outros momentos celebrativos. Tal fato convida todos os membros do clero e também os leigos a conhecerem cada vez mais os textos litúrgicos e as suas mudanças. O Missal Romano, que é livro da oração da Igreja, ensina a gramática da oração: o que é a oração do cristão, a quem se dirigir a oração, como ela se formula, o que pedir.

O Pe. Gustavo Ferreira, vigário forâneo ressaltou a importância de um momento formativo como este, especialmente pela proximidade com as celebrações do Ciclo da Páscoa – a Quaresma, o Tríduo Pascal e a Páscoa. “É uma formação valiosa e que impulsiona cada vez mais nós, padres, e os leigos em geral a buscar compreender mais o mistério celebrado, vivenciando de fato a liturgia como esse momento central para a vida da Igreja” – disse o Pe. Gustavo.

O calendário das formações da Comissão diocesana de Liturgia junto às Foranias prossegue durante este mês de fevereiro e no próximo mês de março. A Comissão está empenhada nas formações sobre a nova edição do Missal, e seus membros estão organizando-se para estas formações que devem atingir tanto o clero quanto os leigos.

Informações: Sem. Humberto Carneiro
Fotos: PasCom da Paróquia de Sumé

Imagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notícia