Coordenador Diocesano de Pastoral participa de encontro preparatório ao Jubileu de 2025 em Brasília

Postado em 30/01/24 às 11:383 minutos de leitura221 views

A Igreja no Brasil entra na rota de preparações para a grande celebração do Jubileu ordinário de 2025. Tradicionalmente, desde o ano 1300, a cada 25 anos, a Igreja comemora um tempo especial da graça de Deus, inspirado nas antigas tradições hebraicas e revestidas de significado cristão, celebrando o “ano da graça do Senhor”. O Papa Francisco convocou toda a Igreja para a preparação das celebrações do próximo ano, que terão como norte o tema “Jubileu da Esperança”.

Em âmbito nacional, aconteceu nestes dias 29 e 30 de janeiro em Brasília - DF, na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, casa Dom Luciano, um encontro que norteará as reflexões das dioceses brasileiras em vista às celebrações diocesanas do Jubileu. Segundo informações da assessoria de imprensa da CNBB foram mais de 300 participantes do encontro intitulado “Preparando o Jubileu 2025”.

O Pe. João Afonso da Silva, coordenador diocesano de pastoral, se fez presente representando a Diocese de Campina Grande, e expressou sua alegria em participar deste encontro, sinalizando também a presença da Diocese neste grande clima de preparação para o Jubileu. O Pe. João Afonso esteve também junto a outros padres e Bispos das Arquidioceses e Dioceses do Regional Nordeste 2 (Arquidioceses da Paraíba, Natal, Maceió, Olinda e Recife; e Dioceses de Campina Grande, Penedo, Guarabira, Caruaru, Pesqueira, Afogados da Ingazeira, Cajazeiras e Patos).

O encontro “Preparando o Jubileu 2025” contou com a presença ilustre do Pró-prefeito do Dicastério para a Evangelização e coordenador do Jubileu 2025, Mons. Rino Fisichella, que expressou sua gratidão à Conferencia episcopal brasileira pelo empenho na preparação do Encontro. Além dele, também se fizeram presentes o senhor Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giambatista Diquattro, membros da presidência da CNBB e inúmeros Bispos, sacerdotes e também leigos.

As celebrações do Jubileu iniciam-se em Roma na noite de Natal, 24 de dezembro deste ano, com a abertura da Porta Santa da Basílica de São Pedro e devem prolongar-se durante todo o ano de 2025. O Comitê de organização do Jubileu estima que mais de 250 mil brasileiros realizem suas peregrinações à Roma, bem como participar dos eventos nas Dioceses, que serão organizados durante todo este ano.

Por: Sem. Humberto Carneiro

Fotos: Pe. João Afonso e CNBB

Imagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notícia