Na Paróquia do Alto Branco: Festa de São Sebastião é celebrada com muita Fé e Devoção

Postado em 20/01/24 às 22:594 minutos de leitura313 views

Neste dia 20 de janeiro, a Igreja celebrou o martírio de São Sebastião, o intrépido soldado defensor da fé cristã; a Festa de São Sebastião, Diocese de Campina Grande foi celebrada com muita, a partir das suas oito Paróquias e várias comunidades, que nesses dias testemunharam a importância e o legado do santo padroeiro, muito amado na região.

A Paróquia de São João Maria Vianney e São Sebastião, localizada no bairro do Alto Branco, destaca-se como uma das mais tradicionais da diocese. A celebração da festa com festividades e alegria demonstra a união e devoção da comunidade local.

A presença de Dom Dulcênio Fontes de Matos, Bispo Diocesano, no encerramento dos festejos do padroeiro, junto à comunidade de fé, proporcionou uma conexão mais próxima entre os fiéis e a liderança da igreja, que também esteve representada nas pessoas do Pároco, Padre Leandro Marcio, do Vigário Padre Adauto e o do Diácono Brito.

Homilia

Neste Terceiro Domingo do Tempo Comum, a Igreja convida os fiéis à conversão sincera que se dá a partir da aceitação ao chamado de Deus. Ao rezar com as leituras bíblicas, o Bispo falou sobre a Conversão, ao ressaltar a brevidade da vida e a importância de aproveitar o tempo para a conversão.

Também referenciou a história de Jonas e sua mensagem catastrófica para Nínive, destacando o significado simbólico do número quarenta como um período de purificação e conversão. Enfatizou a necessidade de abandonar o pecado e fazer uma escolha sincera por Deus, agindo não por medo, mas por amor e fé.

“Muitas vezes agimos para com Deus com atitudes comerciais de comportamento e, portanto, de vida. Muitas vezes somos observadores dos preceitos divinos pelo medo, e não pela fé. Quem assim age, vive equivocadamente. O que deve motivar a pessoa a agir de acordo com a vontade divina deve ser o amor que sentimos por ele. É a nossa profissão de fé que deverá nos proporcionar um estilo de vida e não o inverso”, pregou.

Ao refletir o Evangelho, Dom Dulcênio chamou atenção para a mensagem de Jesus sobre a completude do tempo e a proximidade do Reino de Deus, chamando as pessoas à conversão e fé. Destacou que Jesus chama os discípulos para segui-Lo, destacando que o seguimento implica em uma mudança de vida. Refletiu ainda, sobre a vocação como um chamado, reconhecendo que, mesmo que não aceitemos, o chamado permanece.

“Como sabemos, a salvação trazida pelo Cristo é universal; Ele faz esta proposta a todos! Cabe, por meio de uma resposta sincera, que implica em vivência, corresponder-Lhe. Conversão e fé; fé e conversão: uma fórmula de vida, cujos elementos se implicam sem prejuízos”, pontuou.

Ao falar sobre São Sebastião, Dom Dulcênio disse que São Sebastião foi um soldado romano que confessou sua fé em Jesus Cristo, consequentemente, martirizado durante as perseguições aos cristãos no século III. Ele é considerado um mártir por ter enfrentado a perseguição e a morte devido à sua fidelidade a Cristo. O testemunho de sua coragem e devoção à fé cristã o tornou um exemplo inspirador para os católicos ao longo dos séculos.

Por: Ascom
Fotos: Pascom SJMV e São Sebastião

Imagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notícia