Festa de São Sebastião, em Gurjão-PB, conta a presença do Bispo Diocesano

Postado em 16/01/24 às 23:475 minutos de leitura241 views

A Festa de São Sebastião, em Gurjão-PB, no cariri paraibano, movimenta toda a paróquia e cidade com a expressiva devoção ao padroeiro. O tema "Com Sebastião, assumimos a missão" sugere uma conexão profunda com a mensagem e o exemplo do santo padroeiro.

A festa começou com a peregrinação da imagem do padroeiro pelas comunidades da paróquia desde o dia 4. Essa prática demonstra o esforço em envolver e unir a comunidade durante as celebrações. O casamento comunitário no último domingo,14, acrescenta um toque especial à festividade, enfatizando a dimensão do sacramento do matrimônio dentro dos festejos.

O Bispo Diocesano de Campina Grande, Dom Dulcênio Fontes de Matos, presidiu Missa na noite deste dia 16, sendo acolhido pelo Pároco, Padre Dorivaldo e por toda a comunidade. Presente também esteve o Padre Jerônimo Bezerra, da Arquidiocese de Maceió-AL. A presença do bispo confirmou os fiéis na fé, levando-os a refletir acerca do grande legado deixado por Sebastião.

Homilia

A homilia proferida pelo Bispo Diocesano durante a celebração da Festa de São Sebastião, em Gurjão-PB, é profunda e rica em ensinamentos. A contextualização histórica sobre São Sebastião, destacando sua coragem em não renegar a fé cristã, mesmo diante da perseguição implacável do Imperador Diocleciano, cria um paralelo inspirador para os fiéis.

“Mesmo sendo um bom soldado romano, suas atitudes demonstravam sua fé cristã e, diante de todos, confessou bravamente sua convicção. São Sebastião foi aquele que, mesmo sabendo do perigo que corria, não deixou de servir a Deus – isso lhe custou o martírio”, pregou.

A transformação de Sebastião em um ícone de fé, seguimento, bravura e amor a Jesus, através do seu martírio, ressoa como um exemplo inspirador para a comunidade. A mensagem de que a verdadeira devoção vai além das aparências externas e se manifesta na entrega do corpo e da alma é um lembrete poderoso sobre a essência da fé cristã.

A conexão entre a história de Davi e a leitura do Evangelho, destacando a importância de não apenas seguir as leis exteriormente, mas também ter um coração alinhado com os ensinamentos divinos, se tornou o cume da reflexão trazida pelo bispo. A ênfase na entrega total a Deus, indo além do cumprimento ritualístico das leis, destaca a importância da sinceridade e do comprometimento verdadeiro na vida cristã.

Fazendo um paralelo com os dias atuais, apontou para o aborto, como sendo um mal deste tempo, e disse que Jesus ensinou a diferença entre uma Lei libertadora e uma lei opressora; Conforme advertiu em sua pregação, a Lei que permite o aborto é uma lei que mata, exclui, não pode ser de Deus. É uma lei que só se encaixa no coração de quem não valoriza a vida.

“Quem não valoriza a vida não pode dizer que é de Deus, que ama a Deus. A nossa vida de fé pode ser baseada no cumprimento às leis ou no respeito a Deus e à vida, especialmente a vida dos inocentes que não têm o direito de nascer”, pregou.

Concluiu a sua pregação, destacando que para os católicos, o domingo, deve ser entendido como um dia de preceito; na antiga lei, era o sábado, a partir da nova e eterna aliança, o domingo.

“A celebração do domingo para nós deve recuperar seu sentido e sua importância. E isso não exatamente por ser o dia de descanso, mas por ser o dia do Senhor, o dia da vitória de Cristo, no qual se reatualiza o mistério pascal de Jesus Cristo e, consequentemente, sua Páscoa. Peçamos a Deus a graça de sempre fazer a sua vontade, observando seus preceitos não obrigação, mas na Verdade e na Caridade. E que sempre celebremos o dia do Senhor com o coração sincero, dispostos a louvar com o nosso coração”, concluiu.

A festa de São Sebastião, em Gurjão-PB, seguirá até o próximo dia 21, proporcionando a riqueza espiritual e cultural da comunidade, fortalecendo os laços entre os membros da paróquia e reforçando a importância da fé na vida cotidiana.

Por: Ascom
Fotos: Pascom paroquial

Imagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notícia