II Domingo do Tempo Comum – Um chamado de Jesus: “Vinde e ver”

Postado em 14/01/24 às 23:4710 minutos de leitura202 views

Peregrinação da Paróquia de Serra Branca-PB à Catedral e Missa em São Sebastião do Umbuzeiro-PB

Neste Domingo, 14, a Catedral de Nossa Senhora da Conceição, registrou mais uma bonita manifestação de fé do povo de Deus, com mais uma peregrinação para receber as indulgências Plenárias; a Paróquia que peregrinou neste dia foi a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Serra Branca-PB e Coxixola-PB; Padre Joselito (Pároco), junto com o seu povo, participaram com muita fé deste momento cheio de significado sinodal.

As peregrinações tornaram-se – neste período em que a Diocese vivencia o Ano Jubilar dos seus 75 anos – momentos significativos na vida diocesana, proporcionando aos fiéis a chance de buscarem a espiritualidade, renovarem a fé e alcançarem o perdão e a graça divina.

Seguindo a programação estabelecida, os peregrinos são acolhidos para o café da manhã, Catequese sobre as Indulgências e a Santa Missa presidida pelo Senhor Bispo Diocesano, Dom Dulcênio Fontes de Matos; o Bispo, juntamente com o Vigário Geral, Padre Luciano Guedes, acolheram aos fiéis que participaram da Santa Missa do II Domingo do Tempo Comum.

Homilia

O pensamento da homilia proferida por Dom Dulcênio é profundo e inspirador. A afirmação "Se Ele nos chama, também nos deseja" destaca a ideia de que o chamado de Jesus não é apenas uma convocação, mas também uma expressão de desejo por cada um de nós. Isso ressalta a importância do relacionamento pessoal e íntimo que o Senhor deseja estabelecer com os seus seguidores.

“O chamado do Senhor, além de certo, incomoda e não nos deixa na ignorância. Por isso, também nos foi oferecido para a reflexão neste Domingo o texto do Salmo 39, do qual podemos destacar: “[...] abristes, Senhor, meus ouvidos; [...] Com prazer faço a vossa vontade, guardo em meu coração vossa lei!” (Sl 39,7.9). Aqui, recordo-me do que perguntou a Virgem Santíssima diante da sua vocação e missão: “Como acontecerá isso, se eu não conheço homem algum?” (Lc 1,34). Perguntas como essa Deus suscita no nosso coração para nos privar da ignorância, para nos fazer conhecer o chamado e a missão, e, pela fé, sabermos que, não obstante os desafios e as dificuldades, Ele sabe como conduzir as coisas na Sua providência”, disse.

A temática do chamado de Jesus, utilizando a expressão "Vinde e Ver", enfatiza a experiência direta e pessoal que cada indivíduo pode ter ao responder ao convite divino. A menção dos personagens bíblicos como Samuel, João Batista, André, o discípulo anônimo e Pedro, ilustra a diversidade de respostas ao chamado divino, ressaltando que esse chamado é para todos, independente de sua origem ou papel na sociedade.

“André e o discípulo desconhecido eram seguidores de João, o Batista. Eles estavam num bom caminho, mas que não era o ideal. Interessante é notar o diálogo entre Jesus e aqueles homens, muito mais do que sanar uma possível curiosidade Jesus quer perguntar-lhes: “Que sentido de vida procurais?”. Esta mesma indagação também se volta para nós, não apenas hoje, mas a cada encontro com o olhar divino, que nos interpela. E a resposta daqueles incomodados reflete o desejo que tinham de ressignificar as suas vidas, pois almejavam intimidade com o próprio Deus, ao que Jesus consente, não apenas a eles, mas deseja consentir para todos os que Ele, universalmente, remiu”, pregou.

Missa em São Sebastião do Umbuzeiro-PB

Dom Dulcênio também presidiu a Missa na Paróquia de São Sebastião, em São Sebastião do Umbuzeiro-PB, na forania do Cariri II, na noite deste domingo. A paróquia está celebrando o padroeiro com grande alegria e recebeu o bispo com entusiasmo. O Pároco, Padre Marcos Souza, expressou os seus agradecimentos ao bispo por mais uma vez celebrar na paróquia do Cariri.

A esta comunidade, Dom Dulcênio também refletiu sobre o chamado que a liturgia deste domingo propôs; destacou em sua homilia as inquietações que o chamado de Jesus causa em cada um de nós, apontando a natureza desafiadora e transformadora do chamado divino, que muitas vezes confronta nossas seguranças e nos convida a uma mudança profunda.

A ideia de que os discípulos de João seguiram a Jesus por reconhecerem que Ele é o único caminho ressalta a importância da fé e da confiança na orientação divina. A pergunta sobre como nos comportamos diante do chamado de Jesus e qual é a nossa resposta também instiga a uma autorreflexão sobre a nossa disposição em seguir o caminho proposto pelo Senhor.

“Diante de qualquer indagação acerca da nossa dignidade ou indignidade do chamado a nós dirigido, a consciência de sabermos que, na Sua Onisciência, se Deus nos chama é porque nos conhece profundamente; e, conhecendo-nos profundamente, com nossos préstimos ou deficiências, Ele nos quer para realizar o Seu bom propósito, pois como confessou o luminoso Papa Bento XVI, quando da sua eleição para o pastoreio universal da Santa Igreja: “Conforta-me o fato de que Deus sabe trabalhar com instrumentos insuficientes”, enfatizou.

Por: Ascom
Fotos: Pascom de Serra Branca e Pascom de S Sebastião do Umbuzeiro