Franciscanos se reúnem em Lagoa Seca-PB para participarem do Capítulo Provincial

Postado em 09/01/24 às 15:177 minutos de leitura252 views

Os Frades da Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil, que compreende os estados da Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará, estão reunidos em Lagoa Seca-PB, para a realização do Capítulo Provincial, evento de grande importância para esses religiosos que se reúnem em assembleia para refletirem a caminhada e tomarem as decisões para toda a Ordem.

O evento teve início nesta terça-feira, dia 09, com a Santa Missa, presidida pelo Bispo Diocesano de Campina Grande, Dom Dulcênio Fontes de Matos, que manifestou a sua alegria em participar deste significativo evento para os frades.

Inicialmente, em sua homilia, Dom Dulcênio lembrou que a liturgia rezada se abre com uma admirável oração. É a súplica de uma mulher angustiada, cujas lágrimas Deus transformou em alegria para todo o povo. Portanto, aprendamos a orar com humildade e total confiança no Senhor, que nos liberta dos males que nos afligem.

“Meus irmãos, só se pede, e a quem pede, por saber que se pode receber. Ana só correu para o Senhor porque sabia que Ele poderia sê-la fiel. Prestemos atenção no verbo de ação desta passagem: ‘Senhor todo-poderoso, se olhares para a aflição de tua serva e lhe deres um filho homem, eu o oferecerei a ti’”, disse.

Ao refletir o Evangelho de Marcos, instruiu que Jesus ao ensinar na sinagoga com autoridade, causou reação ao espírito impuro. Conforme disse o bispo, o espírito impuro representa as pessoas que estão acomodadas com o sistema vigente; “Jesus anuncia o Reino de Deus, que é universal; abrange todas as nações. Por isso, pela força do Espírito Santo, Jesus comanda ao espírito impuro que saia daquele homem: “Cale-se e saia dele”, pregou.

Adiante, Dom Dulcênio também destacou que o Capítulo Provincial é um marco para todos, disse ser providente acreditar nas instruções de Jesus e que Ele nos escuta, sobretudo, num momento como este: da Abertura do Capítulo. Onde quem dirige o Capítulo é o Espírito Santo, que nos encarrega de servir à Madre Igreja de Cristo.

“O Capítulo provincial é uma instância privilegiada de buscar, de forma fraterna e coletiva, respostas para superar os desafios provindos da vida e da missão da Província no atual momento histórico. Os capítulos sempre foram os momentos de encontro fraterno mais intensos que ocuparam um lugar importante na vida dos irmãos, seja pela necessidade de pensar e organizar juntos os rumos da fraternidade e da missão, seja pelo prazer de se encontrar, conversar, comer, se alegrar juntos. Francisco sempre tomou as decisões mais importantes da fraternidade junto com seus irmãos. Desde o Capítulo das Esteiras em Pentecostes, estamos aqui até hoje nos reunindo e discutindo”, pregou.

O Bispo de Campina Grande também destacou que o tema escolhido para viver o Capítulo: “Uma Fraternidade de Menores num caminho sinodal. ‘Corramos perseverantes com os olhos fixos em Jesus’” (Hb 12,1-2), é um tema muito interessante, pois marca a identidade renovada como frade menor; a eclesialidade sinodal e a missão evangelizadora em um mundo cheio de desafios.

“E, parece-me muito rico e íntimo, pois ouso dizer (mesmo não sendo um Bispo da Ordem franciscana) que o lema (por vós escolhido e tirado da Carta aos Hebreus) “resume” os centenários franciscanos do Presépio e Regra (2023) e da Impressão dos Estigmas (2024). Que belo momento para se pensar numa Fraternidade de Menores num caminho sinodal!”, destacou.

E concluiu: “Não esqueçam da dimensão configurativa ao Pobre Crucificado! Porque é a particularidade que vocês carregam no carisma da Ordem, e que se atualiza a cada vez que os votos são renovados e inteirados à vida conventual pelos três votos assumidos. Lembrem: tornar-se-ão verdadeiros filhos de Francisco e homens configurados ao Crucificado (que falou em São Damião), se forem capazes de reunir em si os três pontos, por mim, falados anteriormente: Identidade renovada como frade menor; Eclesialidade sinodal; Missão evangelizadora”.

O Capítulo Provincial seguirá até o próximo dia 14 de janeiro. De acordo com as informações passadas pelo Frei João Amilton, Provincial; no Brasil existem seis Províncias Franciscanas, uma delas, é a Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil, a referida Província que está vivenciando o Capítulo; em média 60 frades estão presentes participando deste Capítulo.

Na Província Eclesiástica da Paraíba, os Franciscanos estão presentes em duas Igrejas Particulares: na Arquidiocese da Paraíba, com sede em João Pessoa, e na Diocese de Campina Grande, com uma Paróquia na Sé Episcopal de Campina e o Convento em Lagoa Seca.

Por: Ascom
Fotos: Rafael Augusto