Paróquia de Nossa Senhora das Mercês está reconstruindo o Altar-Mor da Matriz

Postado em 08/01/24 às 10:463 minutos de leitura401 views

A Paróquia de Nossa Senhora das Mercês, localizada no município de Cuité-PB, Forania do Curimataú, está reconstruindo o Altar Mor de sua Igreja Matriz, um sonho de vários paroquianos que estão tendo a oportunidade de vê-lo realizado. A atual matriz é a segunda desde a instalação da Paróquia, visto que a primeira foi demolida à época, por não comportar o número cada vez mais crescente de fiéis. Por volta do ano 1937 deu-se início a construção da atual matriz, construção essa que se estendeu até meados da década de 40.

Após a reforma litúrgica do Concílio Vaticano II o Altar Mor e dois altares laterais existentes na Matriz foram demolidos devido a uma má interpretação do que se orientava na Constituição Sacrosanctum Concilium, ficando um vazio, visto que os altares (principalmente o Altar Mor) embelezava a imponente Matriz.

Após assumir a paróquia em Cuité, o Padre João Paulo, tomou a iniciativa de verificar como se encontrava toda a estrutura física de todos os prédios (Matriz, Capelas e demais espaços do patrimônio da Paróquia), momento no qual foi feito um projeto inicial de reforma e adequação de todo o espaço litúrgico, iniciando a reforma pela troca de todo o teto, instalações elétricas e sistema de som.

Com o passar do tempo, veio a certeza de que para suprir a lacuna que faltava na matriz seria necessária a reconstrução do seu Altar-Mor. Então, foi feito o projeto e em dezembro de 2023 deu-se início as obras que já estão bem encaminhadas, visto que mais de 90% da alvenaria já está executada, passando agora para a parte de reboco, acabamentos e pintura marmorizada.

Ao lado desta proposta de reconstrução do Altar Mor da matriz de Nossa Senhora das Mercês, também está sendo feito o resgate das imagens da Matriz, que foram doadas ou extraviadas. Neste processo já foi adquirido a imagem de São Miguel Arcanjo, está em andamento a devolução de um São Vicente de Paulo, e outras que serão adquiridas por não haver encontrado o seu destino.

Uma campanha de colaboração para a reconstrução do altar vem sendo feita desde o mês de outubro de 2023 e quem desejar ajudar pode enviar a sua colaboração através do PIX da Paróquia (08704413001726), como também podem ser entregues na Secretaria Paroquial (horário comercial).

Com informações e fotos: Thiago Balbino e o Padre João Paulo

Como era: