Bispo de Campina Grande celebra Missa de encerramento na Festa de Reis, em Queimadas-PB

Postado em 07/01/24 às 22:305 minutos de leitura252 views

O encerramento da Tradicional Festa de Reis na Paróquia de Nossa Senhora da Guia em Queimadas, Paraíba, foi marcado por uma celebração especial, pois neste dia a Igreja celebrou a Solenidade da Epifania do Senhor. A Santa Missa às 17h na Matriz, reuniu grandiosa quantidade de fiéis e a participação especial do Senhor Bispo Diocesano de Campina Grande, Dom Dulcênio Fontes de Matos.

A Missa foi concelebrada pelo Pároco, Padre Francisco Evaristo, pelo Vigário Padre Romulo Viana, pelo Padre da Paróquia vizinha de São Pedro e São Paulo, Padre Tobias e pelo Pe Saulo, natural de Queimadas, mas exerce o ministério na diocese de Duque de Caxias-RJ. Presente auxiliando os serviços litúrgicos o Diácono Castro e os seminaristas.

A celebração da Epifania do Senhor é uma festividade que comemora a visita dos Reis Magos ao Menino Jesus, simbolizando a manifestação de Jesus Cristo como a luz para todas as nações. A presença do Bispo Diocesano adicionou um significado especial ao encerramento, proporcionando aos fiéis uma experiência espiritual enriquecedora.

Com participação massiva dos fiéis, a comunidade expressou sua devoção e fé, participando ativamente das atividades religiosas. A presença do Bispo Diocesano também destaca a importância do evento não apenas para a paróquia local, mas também para a Diocese como um todo.

Homilia

A homilia proferida pelo Bispo Diocesano durante o encerramento da Festa de Reis trouxe reflexões profundas sobre a Realeza do Menino Jesus e a significativa presença dos Três Reis Magos. O Bispo começou ressaltando a importância dos Reis Magos na narrativa cristã, destacando o simbolismo por trás de suas ofertas e da jornada que empreenderam para encontrar o recém-nascido Salvador.

Ele evidenciou como a chegada dos Magos não apenas representa a adoração a Jesus, mas também simboliza a extensão da realeza de Cristo a toda a humanidade.

Ao relacionar a realeza dos Magos à libertação da humanidade da escravidão do pecado pela encarnação do Filho de Deus, o Bispo enfatizou a transformação espiritual que ocorre com a presença de Jesus na vida das pessoas.

“Na perspectiva, igualmente São Paulo, na Segunda Leitura, a auxiliar-nos: “os pagãos são admitidos à mesma herança, são membros do mesmo corpo, são associados à mesma promessa em Jesus Cristo, por meio do Evangelho” (Ef 3,6). Que herança é a de Cristo senão a da glória eterna?”

A imagem dos Magos ajoelhados diante do Menino Jesus no colo de sua Santa Mãe, Maria, simboliza um ato de adoração ao verdadeiro Rei, o Rei dos Reis. A atitude dos Magos em se ajoelhar e adorar é, segundo a homilia, um convite a todos os fiéis para reconhecerem a soberania de Cristo em suas vidas.

A referência ao fato de os Magos terem retornado por outro caminho após o encontro com Jesus destaca a mudança de rumo e a transformação que a presença de Cristo provoca. Essa mudança representa a jornada espiritual que os fiéis são chamados a empreender, abandonando uma vida distante da graça de Deus para trilhar um caminho de fé e proximidade com Ele.

“Os Reis-Magos, “quando entraram na casa, viram o menino com Maria, sua mãe. Ajoelharam-se diante dele, e o adoraram”, não quiseram a vida da realeza deste mundo, retornaram, seguindo outro caminho. E nós, em que caminho estamos? Que opção fazemos a partir de agora?”

Ao término da Missa, o Pároco, Padre Francisco Evaristo, expressou seus agradecimentos. Ele dirigiu palavras de gratidão à presença do Bispo Diocesano, Dom Dulcênio Fontes de Matos, reconhecendo a importância da participação do líder da Diocese nesse momento especial.

O Padre Francisco também estendeu seus agradecimentos aos demais Padres que colaboraram nas celebrações desses dias festivos. Também agradeceu a colaboração e comunhão dentro da comunidade religiosa, reconhecendo a importância da união e da participação de todos os envolvidos na realização da festa.

Por: Ascom
Fotos: Pascom Paroquial