Tem início a Festa de Nossa Senhora do Bom Conselho, em Esperança-PB

Postado em 04/01/24 às 23:165 minutos de leitura238 views

A Paróquia de Nossa Senhora do Bom Conselho, com sede na cidade de Esperança-PB, realizou neste dia 04, a abertura de mais uma festa da Padroeira, bastante aguardada pelos fiéis; na abertura dos festejos, com presença massiva do povo de Deus, a comunidade nas pessoas do Pároco, Padre Evanilson José, o, Vigário Padre João de Deus, Padre Ednaldo Gomes e o diácono Maurício, acolheram com estima o Senhor Bispo Diocesano de Campina Grande, Dom Dulcênio Fontes de Matos, que presidiu a Santa Missa neste primeiro dia do Novenário. Presentes também seminaristas que auxiliaram na liturgia.

Dom Dulcênio agradeceu a acolhida de toda a comunidade e disse ser um momento muito feliz presidir a missa de abertura em preparação à festa de Nossa Senhora; e destacou na sua homilia que Maria dos vários títulos tem um lugar muito especial no coração do nosso povo, portanto da igreja.

Inicialmente disse à assembleia que não há um mês sequer no ano que não seja mariano, e paulatinamente começou a explicar as alusões feitas à Nossa Senhora a cada mês, por exemplo, janeiro, celebra-se com fervor à Mãe de Deus, à Mãe do Bom Conselho, padroeira local, em fevereiro destaca-se Lourdes, e assim sucessivamente até dezembro, quando se celebra, a saber Nossa Senhora da Conceição e Guadalupe.

Com esta explanação, Dom Dulcênio disse que o amor e a devoção à Maria, só nos ajuda na compreensão do conhecimento de seu Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo. Enriqueceu a sua homilia ao citar o Papa São Paulo VI que dizia que “insistir no estudo das verdades marianas, mercê da teologia católica, não ofusca o primado da fé e do culto que a Igreja presta ao Espírito Santo”.

“A ação da Mãe da Igreja, a Virgem Santíssima, em favor dos remidos não substitui nem rivaliza com a ação do Espírito Santo, mas implora-a e prepara-a, tanto com a oração de intercessão, quanto com o inflexo direto do exemplo. É, pois, sempre dependência do Espírito Santo que Maria conduz as almas a Jesus, modela-as à sua imagem, dá-lhes bons conselhos e é vínculo de amor e os fiéis”, pregou.

Ao explicar os textos bíblicos propostos, ensinou que na primeira leitura, João manifesta o seu amor aos demais, chamando-os de Filhinhos. Na realidade, mostra uma preparação paterna, desejando que ninguém se descaminhe.

“Sempre existiram as propostas tentadoras que desvirtuam o caminho. Imaginemos os corações de tantos pais e mães de famílias por verem seus filhos desencaminhados pelas drogas, prostituição, roubos... terminam ruindo na prisão e muitas vezes assassinados. A verdade é que o Diabo continua a tentar de diversas maneiras. São muitos que vão pelo caminho do pecado, quem vai por esse caminho, pertence ao Diabo”, disse.

E continuou a sua explicação lembrando que João usa uma linguagem forte para provocar os que estão mergulhados no erro, de modo que voltem à casa do Pai, como fez o filho pródigo.

“Como seria bom que os membros dessa comunidade paroquial que estão desviados do caminho de bem e caíram no pecado voltassem agora pelas festividades de Nossa Senhora, que escutassem a Palavra e fossem tocados por Deus e Nossa Senhora do Bom Conselho”, manifestou.

Ao explicar o Evangelho, apontou que João Batista fala de Jesus a seus próprios discípulos, mostra-o e com isso impulsiona-os a segui-lo. “Jesus manifestou-se a nós em uma festa de Nossa Senhora, em um retiro espiritual, em grupo de oração... e em tantos outros eventos. Mas, não basta que nós sigamos o Senhor. É preciso que nos convertamos de discípulos em apóstolos, tornando Jesus conhecido, apresentando-o perante os outros quer com nossa vida, quer com nossas palavras”, afirmou.

Continuidade da Festa

A Festa da Padroeira de Nossa Senhora do Bom Conselho seguirá até o dia 14 de janeiro com missas e demais atividades, refletindo o tema “Com a Mãe do Bom Conselho, Crer, Servir, Celebrar”, aludindo aos 75 anos da Diocese Campinense. No dia 14, quem preside a Missa é o filho da terra, o Senhor Bispo Diocesano de Campo Maior-PI, Dom Francisco.

Para mais informações acesse:

Por: Ascom
Fotos: Pascom Paroquial