Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Galante, celebra à sua Padroeira

Postado em 07/12/23 às 23:154 minutos de leitura381 views

Antes de celebrar a grande festa de Nossa Senhora da Conceição na Catedral, o Bispo Diocesano de Campina Grande, Dom Dulcênio Fontes de Matos, ainda peregrinou à Paróquia situada no Distrito de Galante, cuja padroeira também é Conceição, estando lá, foi saudado pelos fiéis e acolhido pelos padres Daniel Linhares e Onaldo Costa.

O Pastor Diocesano agradeceu a acolhida também cumprimentou os seus irmãos no Sacerdócio e disse ser um motivo feliz poder visitar às paróquias que aludem à Nossa Senhora da Conceição como Padroeira. Na reflexão que fez junto ao povo de Deus, Dom Dulcênio chamou atenção para um paradigma: Eva e Maria; Eva e a Ave.

Para explicar o termo aos fiéis, o prelado começou a sua pregação partindo do Livro do Gênesis, situando os fiéis na desobediência de Eva; nesse primeiro ponto traçado, apontou para o Evangelho de Lucas, quando da obediência de Maria com o seu Sim, transformou a história da humanidade.

“Percebemos, de antemão, a grande diferença entre ambas, seja na atitude, e, a partir desta, a consequente recompensa para cada uma delas: Eva, com dores de parto, trará consigo para os seus descendentes apenas a vida biológica, incluindo a sua limitação própria. Maria, indolor, na pureza do seu ventre imaculado, traz-nos a vida da graça infinda com a sua transcendência peculiar”, pregou.

Ao continuar explicando Dom Dulcênio ensinou que Eva por sua negativa a Deus, promoveu a expulsão do gênero humano do Éden, o jardim conhecido por “Paraíso”. Com esta expulsão, a Mãe dos viventes, proporciona aos seus miseráveis filhos uma existência cheia de tentações e sofrimentos. “Eva a desgraçada, deu-nos uma triste herança: o pecado original, e, com este, a morte”, pregou.

Por outro lado, Maria promotora da vida, proporcionou a partir das suas entranhas, a vinda do novo Adão, Jesus Cristo, que remiu toda a raça humana do julgo da escravidão, abrindo às portas do céu para todos. “Pela salvação de Jesus somos vocacionados ao ingresso ao Paraíso, não aquele Éden, outrora fechado, mas aquele que é a morada de Deus”.

E continuou: “Maria a Mãe da Divina Graça, Jesus Cristo, proporciona aos seus miseráveis filhos (miseráveis por causa de Eva), uma existência prenhe de delícias, onde, pela fé, já antegozamos dos caracteres da eternidade, vislumbrando, por antecipação, a vida do Céu, o imensurável Templo de Deus. Maria traz-nos o céu em Cristo”, disse.

Finalizou a sua pregação lembrando e pedindo aos fiéis que imitem o exemplo de Maria que soube dizer sim a Deus. “Celebrar a Solenidade da Imaculada Conceição é dizer sim a Deus e ser coerente com ele, como foi Maria Santíssima. Que façamos de nossa vida uma entrega total a Deus”, concluiu.

Por: Ascom
Fotos: Pascom Paroquial

Imagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notícia