Missa e Crisma na Paróquia de Serra Branca-PB marcam mais uma noite de festejos da Padroeira

Postado em 06/12/23 às 23:558 minutos de leitura318 views


Prosseguindo com a sua peregrinação às Paróquias celebrando à Nossa Senhora da Conceição, Dom Dulcênio Fontes de Matos, retornou ao cariri paraibano, desta vez à Paróquia de Serra Branca-PB, para presidir mais uma noite no novenário; o bispo foi acolhido pelo Pároco, Padre Joselito, bem como por toda a comunidade que se fez presente em grande número. A missa desta noite, na Matriz de Serra Branca, foi marcada pela Crisma de 140 jovens e adultos.

Além do Pároco, Pe. Joselito, concelebraram com o bispoo Padre Henrique, Pároco de Baráuna-PB e o Padre Lázaro Brito, natural de Serra Branca. Inicialmente Dom Dulcênio falou da alegria em poder celebrar à Padroeira Nossa Senhora da Conceição, em retornar à cidade de Serra Branca-PB e poder realizar a crisma do jovens e adultos. Lembrou da riqueza do tempo do Advento e pediu que aos fiéis que estejam de coração abertos para receberem o Menino Deus, que tem por Mãe a Virgem Santíssima.

Ao refletir a liturgia da Palavra, Dom Dulcênio explicou a primeira leitura ensinando que o Reino de justiça vem por Jesus o Filho amado do Pai e da Mãe Santíssima, aquela que foi escolhida por Javé para ser a Mãe do Salvador da humanidade, a toda pura, a Imaculada Conceição.

Reino de justiça, da paz, do amor, da igualdade, nesse sentido, explicou o Prelado, que as palavras de Jesus, cativava as pessoas, ele se colocava compadecido junto aos necessitados, desprovidos, excluídos.

“A compaixão de Jesus mobiliza-o a buscar soluções para o problema crucial: a fome. Ele constata que há fome porque não há partilha, e é exatamente essa a proposta de Jesus: partilhar o pouco que se tem para que todos possam ter o que comer”, disse.

Seguindo com seus ensinamentos, o bispo que o milagre realizado por Jesus é uma nova manifestação do poder e da sua misericórdia que se compadece das pessoas e socorre-as em suas urgências. Jesus coloca toda onipotência, que lhe é própria, a serviço da compaixão e, assim, realiza o maravilhoso milagre da multiplicação dos pães e dos peixes.

“A verdadeira compaixão não se contenta em lamentar o mal. Procura-se resolver se estiver ao seu alcance, e quando não o pode remediar, compartilha pelo menos da aflição e da dor. Irmãos, todo tempo é tempo de exercer a compaixão para com o pobre, estejamos atentos, não podemos afirmar que não se apresentam a nós centenas e milhares de ocasiões para exercermos a compaixão com o próximo que sofre”, pregou.

Concluiu a sua pregação alertando aos fiéis que em algumas ocasiões, com certeza, Deus poderá querer servir-se de nós, apesar de nossa pequenez e miséria, para chegar até o nosso próximo, a fim de que nós, lhe propicie o pão da Palavra divina e o peixe da Eucaristia.

“Deus não nos pede grandes coisas, de grandes talentos e qualidades para ser instrumentos de sua graça, mas nos pedes que ponhamos à disposição o pouco que possuímos, deixando o resto para que a providência do Senhor o socorra”, disse.

“Nada mais oportuno neste início de Advento e momento festivo alusivo à Nossa Senhora da Imaculada Conceição, uma proposta como essa da liturgia de hoje. Se todos partilharem um pouco, o Natal e a Festa da Imaculada, não será um banquete de um dia, mas haverá comida na mesa de todos durante toda vida. A partilha é o remédio para todos os males, a cura para todas as enfermidades, como mostra o início do evangelho, quando Jesus acolhe e partilha do seu divino amor”, findou.

Por: Ascom
Fotos: Pascom Paroquial 

Imagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notícia

Comentários (0)