Em Pocinhos-PB: Paróquia segue festejando à Padroeira Nossa Senhora da Conceição

Postado em 01/12/23 às 23:526 minutos de leitura225 views

Nossa Senhora da Conceição além de ser a padroeira da Diocese e da Paróquia da Catedral, também é celebrada em mais 7 comunidades paroquiais, dentre delas está a Paróquia de Pocinhos-PB, que desde o último 28 de novembro iniciou os festejos alusivos à Padroeira. E como de costume, o Bispo Diocesano de Campina Grande-PB, Dom Dulcênio Fontes de Matos, neste período, costuma visita-la e rezar com o povo em preparação à grande festa do dia 08.

Neste dia 01, o Bispo presidiu a missa na Matriz, tendo por concelebrantes, o Pároco Padre João Afonso e o Padre João Barbosa; nos trabalhos litúrgicos, o diácono Danilo Monteiro prestou toda a assistência com o apoio dos seminaristas, na ocasião, o bispo investiu 40 novos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão.

Na reflexão trazida à comunidade paroquial de Pocinhos-PB, o Bispo iniciou a sua reflexão ensinando que o final do ano litúrgico, ao tempo em que se preparam para a Festa da Padroeira, e para o Natal, à medida que o Tempo Comum avança para o final, é muito comum existirem textos escatológicos, isto é, textos referentes as coisas finais.

Nesse sentido, a liturgia deste dia propõe um convite à vigilância a fim de não sermos apanhados de improviso. A certeza da vinda do Senhor – seguiu explicando – que o cristão tem, dá um novo sentido à sua vida, de modo que o cristão deve viver como um servidor que espera, a qualquer momento, o retorno do seu Senhor.

Conforme instruiu o Pastor Diocesano, os cristãos são chamados a viverem constantemente numa vida de oração, uma vida vigilante, ali com a Palavra de Deus para se sustentar na fé, tal como Maria que em tudo correspondeu à vontade divina.

“O segredo é: vigilância e oração; dois comportamentos que encontramos na Virgem Maria e, se espera que todos nós cultivemos, especialmente os seguidores de Jesus e os que têm Maria por mãe”, disse.

E continuou: “Quem mais foi fiel na vivência da Palavra de Deus do que Maria Santíssima, a Imaculada Conceição? Como criatura humana, ninguém. Com as palavras “Maria concebida sem pecado”, confessamos que ela, por uma exceção especial, por ser toda de Deus, em virtude dos futuros merecimentos de Cristo, desde o primeiro instante da sua vida ficou isenta do pecado original e revestida foi da graça santificante”, pregou.

Ao aprofundar mais a sua homilia, acerca do dogma da Imaculada Conceição de Maria, Dom Dulcênio ensinou que desde o princípio da nossa existência carecemos da graça santificante, sendo que esta falta estatui um verdadeiro pecado, não pessoal, é claro, mas um pecado original por ser uma consequência do pecado dos primeiros pais.

“O mistério da Imaculada Conceição de Maria exclui o pecado, isto é, o pecado original, e, consequentemente, duas coisas, inseparavelmente ligadas a este: a desordenada concupiscência e o pecado pessoal; inclui, porém, a posse da graça santificante. O que tem nome de pecado, é a ausência culpada da graça santificante A presença da graça, significa a ausência do pecado”, instruiu.

“Maria, desde o princípio era possuidora da graça santificante e, junto com esta, de todas os bens que a acompanharam, isto em um grau sem comum, mas numa abundância tal, que santo nenhum até o fim de sua vida chegou a possuí-la”, destacou.

Concluiu a sua reflexão destacando que a Festa da Padroeira, é um momento para vivenciar de forma mais intensa a Palavra de Deus, crescer na espiritualidade e no compromisso cristão: “A nós cristãos, agora, cumpre-nos crer e viver como Maria, experimentou em sua vida os frutos da fidelidade a Deus e ao seu Filho, Jesus Cristo. “Eis aqui a Serva do Senhor, faça-se em mim segundo a sua Palavra”.

A festa da Padroeira em Pocinhos-PB segue até o dia 08 e para tomar nota da programação clique abaixo:

Por: Ascom
Fotos: Pascom Paroquial