Solenidade de Cristo Rei do Universo: Peregrinações à Catedral e Encontro Diocesano do Apostolado da Oração

Postado em 26/11/23 às 23:5312 minutos de leitura321 views

Neste dia 26 de novembro a Igreja católica celebrou a Solenidade de Cristo Reino do Universo, e na Catedral Diocesana de Nossa Senhora da Conceição, pela manhã, mais uma peregrinação para receber as Indulgências foi registrada, desta vez com as paróquias de Santo Antônio, de Campina Grande e a Paróquia de São Sebastião, de São Sebastião de Umbuzeiro-PB e Zabelê-PB e a Comunidade Nova Magnificat.

Ao chegarem à Catedral, ambas paróquias participaram da Catequese acerca das Indulgências e em seguida da Santa Missa que foi presidida pelo Pároco da Catedral e Vigário Geral da Diocese, o Padre Luciano Guedes, que acolheu com esmero os peregrinos em mais um domingo ditoso da Diocese que caminha para a celebração dos seus 75 anos.

O Padre Marcos Souza, Pároco da Paróquia de São Sebastião e o Padre Alexandre Moreira, Pároco da Paróquia de Santo Antônio concelebraram com o Padre Luciano, os diáconos Ricardo e Anchieta prestaram o serviço litúrgico com o auxílio dos seminaristas.

Homilia

Na homilia pregada aos fiéis presentes na Catedral, o Vigário Geral, destacou que Jesus quis assumir o rosto dos estrangeiros, daqueles que tem fome e sede, dos que estão sem roupas para vestir, os doentes, os presos. Conforme pregou, Jesus assumiu o rosto dos que sofrem, dos que são marginalizados e por consequência o comportamento que todo cristão assumir para com os menos favorecidos, será considerado o modo como acolheremos o próprio Jesus.

“Toda a vida de Jesus é uma vida de entrega, é serviços aos pequenos, aos doentes, aos que sofrem, ele, o Filho de Deus tornou-se homem, partilhou a nossa vida nos detalhes mais concretos, fazendo-se servo mais humilde dos seus irmãos, ele que não tinha onde repousar a cabeça, seria condenado a morrer numa cruz, este é o Rei que celebramos”, disse.

“Isto é desconcertante, pois ainda hoje, como em todos os tempos da história humana, nós somos habituados a ver os sinais da realiza no sucesso, na força, no dinheiro, no poder, no privilégio, nos prestígios, em tantas coisas que a sociedade humana constrói; temos dificuldade em aceitar um Rei como este; um Rei que se faz servo dos mais esquecidos, dos pequenos; o reino cujo trono é uma cruz”, pregou.

Encontro Diocesano do Apostolado da Oração

Neste dia 26 aconteceu no clube Campestre o Encontro Diocesano da Rede Mundial de oração pelo Papa, o Apostolado da Oração, que reuniu em torno de mil pessoas, dentre elas representações do Movimento Eucarístico Jovem (MEJ), fiéis da Diocese de Guarabira, que também estiveram participando deste dia marcado pela espiritualidade e devoção ao Sagrado Coração de Jesus.

Esteve presente durante todo encontro, o Padre Eliomar Ribeiro, presidente Nacional do Apostolado da Oração, que juntamente com o Padre Edjamir dirigiram os momentos desde as pregações até belíssima procissão que saiu no turno da tarde com destino ao Santuário do Sagrado Coração de Jesus, no bairro o Catolé.

A Santa Missa marcou o encerramento da Festa do Sagrado Coração de Jesus, sendo um momento de muita sinodalidade. Quem presidiu a Santa foi o Vigário Geral, Padre Luciano Guedes que representou Dom Dulcênio, que não pôde participar, por estar celebrando os festejos jubilares da Diocese de Petrolina-PE. Concelebraram com o Vigário Geral, os Padres Weslley Rangel, Edjamir e Eliomar Ribeiro.

Homilia

Na homilia pregada aos fiéis do Apostolado, bem como os da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, o Padre Luciano explicou que o Reinado de Jesus se dá a partir do serviço aos pobres, aos pequenos, aos esquecidos desta sociedade; segundo ensinou, é muito comum e habitual, vislumbrar as realezas terrenas, entretanto, Cristo propõe um reino que não escraviza, um reino de amor.

“Precisamos nos converter ao tipo de realeza que Jesus nos apresenta e nos convida a encarnar em nossa própria experiência; é na humildade da sua vida terrena que ele encontra o poder de julgar o mundo; para Cristo, Reinar é servir, e aquilo que nos pede é segui-lo por este caminho também. Servir, estar atento ao clamor do pobre, do fraco, do marginalizado”, disse.

Concluiu refletindo que a Liturgia da Solenidade de Cristo Rei, é um convite à esperança no Rei que se fez solidário conosco, servo dos mais pequeninos, daquele que reinou partir da Cruz com os seus braços abertos, abraçando todas as pessoas, atraindo-as para salva-las: “Pela Cruz ele abate o muro da divisão do ódio e da maldade, nos reconciliando um com os outros e todos com o Pai”, disse.

Por: Ascom
Fotos: Pascom de Santo Antônio, Pascom de São Sebastião do Umbuzeiro e Zabelê, e Pascom do Sagrado Coração de Jesus.

Imagem da notíciaImagem da notícia

Imagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notícia