185 anos de Tradição: Paróquia do Bom Jesus dos Martírios restaura Altar Mor

Postado em 23/11/23 às 22:575 minutos de leitura244 views

Uma noite memorável para os católicos da Paróquia do Bom Jesus dos Martírios, na cidade de Boa Vista, uma vez que, nesta quinta-feira, 23 de novembro, foi abençoado e devolvido à comunidade o Altar-Mor, em Missa presidida pelo Bispo Diocesano de Campina Grande, Dom Dulcênio Fontes de Matos, que esteve participando do Novenário em preparação à Festa do Padroeiro.

Concelebrando esta Missa com o bispo, esteve o Pároco, Padre Saulo Rodrigues, demais sacerdotes da região, presentes também, autoridades civis do município, com representantes do poder legislativo e executivo, bem como o povo de Deus da cidade de Boa Vista, que presenciou e participou de mais noite de festejos, esta dedicada às famílias.

Homilia

Nas primeiras palavras dirigidas pelo Senhor bispo, ele saudou o povo os religiosos, o povo de Deus, as autoridades e disse ser um uma alegria tamanha poder celebrar ao Bom Jesus dos Martírios, bem como deixar uma palavra às famílias.

Ao refletir a Liturgia da Palavra, destacou que não reconhecer a presença de Deus em nossa vida o entristece, porque esse não reconhecimento leva-nos por outros caminhos e nos faz sofrer. ‘Deus não quer que seus filhos sofram’, lembrou.

Ao explicar a primeira leitura, extraída do livro de Primeiro Macabeus, Dom Dulcênio instruiu à comunidade acerca da figura de Matatias e seus filhos que não se deixam corromper nem mesmo com propostas tentadoras de se tornarem amigos do rei ou de serem honrados ou de obterem muitas riquezas (ouro, prata e numerosos presentes).

Ao trazer esta palavra para os dias atuais, o bispo disse que infelizmente muitas pessoas seguem procedimentos ilícitos em troca da fama e do poder. Matatias deu exemplo de fé e fidelidade. “Que nos livremos das tentações, elas estão por toda parte, tanto no passado como hoje, e são muitos os que vendem ou se deixam corromper pelas tentações. Não desagrademos a Deus”, disse.

Ao refletir o Evangelho de Lucas 19, 41-44, que mostra o lamento de Jesus em relação a Jerusalém, o bispo disse que a leitura evangélica convida-nos a pensarmos um pouco nas desventuras que sobrevem a alma infiel, que pelo pecado fica não só feia, mas totalmente arruinada.

Palavra às Famílias

Ainda na homilia, o bispo deteve-se a pregar para as famílias e falar-lhes do grande e indispensável valor que as famílias são à sociedade. Conforme pregou, é nas famílias que a obra do amor é desenvolvida.

“Queridas famílias, a Igreja encara sempre, por via do Magistério, os pontos essenciais do matrimônio cristão: o seu significado, unidade, santidade, indissolubilidade; exigências naturais do amor conjugal ante o amadurecimento dos cônjuges e da procriação; respeito absoluto da vida humana”, destacou.

Chamou à atenção aos problemas do tempo hodierno e disse que infelizmente está faltando amor entre muitas famílias. Na fé os esposos prometem fidelidade acima de todas as vicissitudes que poderiam perturbar-lhes a vida em comum.

“A esperança ensina aos esposos que o Senhor concederá a força de amor, e se for o caso, de perdoar o imperdoável. Ele que nos amou primeiro. Aí está o segredo do dinamismo do amor, que neste mundo é testemunho do amor indefectível de Deus. Está faltando o vinho do amor entre os casais, entre as famílias... o vinho da doutrina, do conhecimento, do amor das coisas de Deus, enfim, o vinho da santidade de lar doméstico”, disse.

Sobre o Altar Mor

Nesta Missa, o novo Altar-Mor foi abençoado por Dulcênio; segundo o Padre Saulo, a comunidade ganhou um presente com a devolução do seu Altar-Mor.

Neste ano de 2023 a Igreja do Bom Jesus dos Martírios está fazendo 185 anos de criação. Foi construída em 1838. No ano de 1964, após o Concílio do Vaticano II, o Altar-Mor, antigo Altar foi demolido, processo que não só atingiu a igreja de Boa Vistas, mas tantas outras da diocese. Para comemorar os 185 anos de fé e devoção, a comunidade teve de volta este presente, o Altar reconstituído tal como o anterior.

“O Povo está muito feliz pela volta, pelo patrimônio histórico e cultural que está sendo devolvido ao povo de Boa Vista, a nossa Matriz está cada vez mais bela e bonita”, disse o Pároco, Padre Saulo.

Título de Cidadão BoaVistense

Nesta missa, Dom Dulcênio recebeu o Título de Cidadão Boavistense, cuja autoria da propositura foi do Vereador José Fernando Leite Aires e com os vereadores Carlos Antônio Macedo de Farias e Frederico Goeblels de Almeida. Conforme consta no título, a Câmara Municipal reconhece todo o bem em prol do povo católico de Boa Vista.

A casa Legislativa também tornou pública a Moção de aplauso ao Pároco, Padre Saulo Rodrigues pela reconstrução do Altar Mor.

Por: Ascom
Fotos: Pascom Paroquial

Imagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notícia