Em Esperança-PB e em Barra de Santana-PB, Bispo realiza Crismas

Postado em 19/11/23 às 00:236 minutos de leitura243 views

O Bispo Diocesano de Campina Grande, Dom Dulcênio Fontes de Matos presidiu Missa e Crisma nas Paróquias de Barra de Santana-PB e de Esperança-PB, entre os dias 17 e 18. Na sexta-feira, Bispo esteve no povoado do Mororó, capela de Santa Luzia que pertencente à Paróquia de Santa Ana e lá crismou 36 pessoas. Neste sábado, 18, o bispo esteve na Paróquia de Nossa Senhora do Bom Conselho-PB, em Esperança-PB, quando na ocasião crismou aproximadamente 85 pessoas.

Na Missa presidida neste sábado à noite, em Esperança, por ocasião da Crisma de jovens e adultos, Dom Dulcênio presidiu a Santa Missa do 33º Domingo do Tempo Comum, concelebrada pelo Padre Evanilson e refletiu sobre os Talentos desenvolvidos e chamou à atenção para o Reino de Deus.

O Evangelho de Mateus 25,14-30, proposto para a liturgia deste 33º Domingo do Tempo Comum contém o relato da Parábola dos Talentos contada por Jesus a seus discípulos. E conforme explicou o bispo, citando São Gregório Magno, o homem que viaja para o estrangeiro é Jesus que parte para o céu.

O homem que viaja para o estrangeiro distribuiu cinco talentos a um empregado, a outro deu dois e a um terceiro deu um talento, acerca desse trecho, Dom Dulcênio explicou que o talento apesar de uma unidade monetária da época, pode ser interpretado como tudo o que o Senhor nos concede para que multipliquemos em uma vida virtuosa para a construção do Reino.

“A primeira vista, temos a tentação de pensar que este patrão é injusto, ou desconfia de alguns dos seus subalternos, porque, conforme a nossa humana compreensão, se ele fosse realmente justo, teria distribuído os seus talentos equitativamente. Não, o patrão não é injusto; o evangelho é categórico em frisar: “de acordo com a sua capacidade”. Capacidade é uma palavra marcante. Percebemos na Igreja diversos graus hierárquicos, o que seria isso senão a capacidade de cada um. Cuidado para não confundirmos capacidade com méritos; capacidade com santidade, ou dignidade. Não. Capacidade é um termo que designa distinção de papéis para a consecução de algo”, explicou.

“Sabemos, pelo Evangelho de hoje, que tanto o primeiro quanto o segundo empregado entendem os planos de seu patrão; o terceiro, não. Pelo contrário, enterra o talento recebido. O que ele quer de nós, pobres empregados? Logicamente, que façamos crescer, render, desenvolver o Reino. O Reino é o seu empreendimento”, pregou.

O Evangelho também tem caráter escatológico, pois, no versículo 19, destaca que o patrão voltará do estrangeiro para acertar as contas, nesse sentido, o bispo instruiu que auanto mais tempo o Senhor tardar para voltar, mais oportunidade teremos para impregnar o mundo com os valores do Reino. Em compensação, mais esfarrapadas serão as desculpas que lhe daremos se não fizermos render o seu Reino.

“Deus quer contar conosco. Somos Seus instrumentos para a salvação do mundo pela propagação do Seu Reino. Para tanto, concede-nos dons que, desenvolvidos, servem para executarmos esta tarefa de responsabilidade e de amor. Sejamos fiéis, e não nos eximamos pelo desleixo, indiferença ou preguiça”, findou.

Por: Ascom
Fotos: Pascom Barra de Santana e Pascom de Esperança

Imagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notícia