Diocese avança com a Obra do Lar Sacerdotal

Postado em 17/11/23 às 15:579 minutos de leitura291 views

Aos poucos a obra do Lar Sacerdotal São João Maria Vianney vai ganhando forma e o sonho de ter um espaço para acolher os padres Idosos e Enfermos vai se tornando realidade, pode-se dizer que a obra caminha a passos largos sendo possível visualizar o tamanho da sua estrutura. O Lar Sacerdotal está sendo construído no mesmo terreno do Seminário Diocesano, no bairro do Alto Branco, em Campina Grande-PB

No corrente momento desta notícia, em meados de novembro, a obra chega a 80% da sua estrutura, estando próximo de concluir a laje; segundo o Mestre Obras, o Senhor Washington Luís que comanda 14 homens neste labor – de segunda a sexta – concluindo a laje, as demais fases caminham com mais agilidade.

Segundo a sua previsão, levando em conta o ritmo da obra, até o dia 10 dezembro, a laje estará concluída. O trabalho de alvenaria, isto é, a construção das paredes, chegou a 50% de acabamento, já o platibanda na cobertura do prédio, isto é, um pequeno muro/grade, construída na parte superior de uma edificação, cuja finalidade é esconder o telhado, chegou a 40% de execução, dependendo, da conclusão da laje para iniciar a cobertura.

Sobre o Lar

O Lar Sacerdotal será voltado para acolher os padres idosos e enfermos e se configura como uma grande obra social que a diocese está empreendendo.

A iniciativa da construção deste espaço foi de Dom Dulcênio Fontes de Matos, Bispo Diocesano, ao perceber a necessidade deste lugar, dado o aumento do número de sacerdotes, envelhecimento natural de uma parcela do clero e eventuais problemas de saúde, como tratamentos e cirurgias.

O clero inteiro abraçou a causa e está atuando diretamente na obra, através de uma comissão de Padres, com a coordenação do Padre Hermes.

Sobre a Obra

- A obra começou no dia 01 de novembro de 2022 com o serviço de terraplanagem, isto é, uma etapa extremamente necessária na construção de edifícios, estradas ou, até mesmo, para evitar possíveis acidentes com o solo, trata-se do nivelamento ou da preparação do terreno para receber a estrutura da construção.

- No dia 21 de novembro de 2022, foi instalado o canteiro de obras contando com 5 funcionários, sendo eles um mestre de obras, um pedreiro e três serventes. Contando com um tapume, abrigo para betoneira e cimento; oficina para carpinteiro e armador; almoxarifado, escritório da obra, banheiro, gabarito da obra e marcação, escavação para sapatas, instalação elétrica e hidráulica.

- No dia 03 de janeiro de 2023 passaram a compor a obra um armador, um carpinteiro e três serventes, começando aí o trabalho estrutural de fundação do prédio; em março, mais um servente passou a trabalhar nas dependências.

- Em meados do mês de junho de 2023, a obra se encontrava com parte das colunas feitas, ao lado direito do prédio, a colocação da laje também realizada, podendo esta etapa inicial, ser considerada concluída; com previsão para o dia 15 de julho, a obra chegará a 50% da sua estrutura.

- No começo de outubro de 2023 colocação da segunda Laje.

- Em meados de novembro de 2023, os dados apresentados são: 80% de estrutura pronta; laje com previsão de ser concluída até dezembro; alvenaria com 50% já realizada; platibanda em 40%. No momento 14 homens trabalham de segunda a sexta.

As dependências do prédio

Este prédio será um espaço de convivência e cuidado comunitário, promovendo uma moradia digna para os padres idosos. A referida residência contará com dois pavimentos, um térreo e um primeiro andar, e haverá uma capela, acessibilidade para os idosos, elevador que atenderá as necessidades, espaço para repouso, assistência à saúde com salas de enfermaria, fisioterapia, esterilização e farmácia. Os quartos que ficarão situados no primeiro andar também atenderão todas as necessidades do público idoso.

Para contribuir

Aos que desejam ajudar materialmente neste importante projeto, a comissão disponibiliza uma CHAVE PIX (e-mail) da conta específica da obra:

casadoclerocg@gmail.com

Informações: Ascom e Padre Hermes