Diocese avança com a Obra do Lar Sacerdotal

Postado em 17/11/23 às 15:579 minutos de leitura273 views


Aos poucos a obra do Lar Sacerdotal São João Maria Vianney vai ganhando forma e o sonho de ter um espaço para acolher os padres Idosos e Enfermos vai se tornando realidade, pode-se dizer que a obra caminha a passos largos sendo possível visualizar o tamanho da sua estrutura. O Lar Sacerdotal está sendo construído no mesmo terreno do Seminário Diocesano, no bairro do Alto Branco, em Campina Grande-PB

No corrente momento desta notícia, em meados de novembro, a obra chega a 80% da sua estrutura, estando próximo de concluir a laje; segundo o Mestre Obras, o Senhor Washington Luís que comanda 14 homens neste labor – de segunda a sexta – concluindo a laje, as demais fases caminham com mais agilidade.

Segundo a sua previsão, levando em conta o ritmo da obra, até o dia 10 dezembro, a laje estará concluída. O trabalho de alvenaria, isto é, a construção das paredes, chegou a 50% de acabamento, já o platibanda na cobertura do prédio, isto é, um pequeno muro/grade, construída na parte superior de uma edificação, cuja finalidade é esconder o telhado, chegou a 40% de execução, dependendo, da conclusão da laje para iniciar a cobertura.

Sobre o Lar

O Lar Sacerdotal será voltado para acolher os padres idosos e enfermos e se configura como uma grande obra social que a diocese está empreendendo.

A iniciativa da construção deste espaço foi de Dom Dulcênio Fontes de Matos, Bispo Diocesano, ao perceber a necessidade deste lugar, dado o aumento do número de sacerdotes, envelhecimento natural de uma parcela do clero e eventuais problemas de saúde, como tratamentos e cirurgias.

O clero inteiro abraçou a causa e está atuando diretamente na obra, através de uma comissão de Padres, com a coordenação do Padre Hermes.

Sobre a Obra

- A obra começou no dia 01 de novembro de 2022 com o serviço de terraplanagem, isto é, uma etapa extremamente necessária na construção de edifícios, estradas ou, até mesmo, para evitar possíveis acidentes com o solo, trata-se do nivelamento ou da preparação do terreno para receber a estrutura da construção.

- No dia 21 de novembro de 2022, foi instalado o canteiro de obras contando com 5 funcionários, sendo eles um mestre de obras, um pedreiro e três serventes. Contando com um tapume, abrigo para betoneira e cimento; oficina para carpinteiro e armador; almoxarifado, escritório da obra, banheiro, gabarito da obra e marcação, escavação para sapatas, instalação elétrica e hidráulica.

- No dia 03 de janeiro de 2023 passaram a compor a obra um armador, um carpinteiro e três serventes, começando aí o trabalho estrutural de fundação do prédio; em março, mais um servente passou a trabalhar nas dependências.

- Em meados do mês de junho de 2023, a obra se encontrava com parte das colunas feitas, ao lado direito do prédio, a colocação da laje também realizada, podendo esta etapa inicial, ser considerada concluída; com previsão para o dia 15 de julho, a obra chegará a 50% da sua estrutura.

- No começo de outubro de 2023 colocação da segunda Laje.


- Em meados de novembro de 2023, os dados apresentados são: 80% de estrutura pronta; laje com previsão de ser concluída até dezembro; alvenaria com 50% já realizada; platibanda em 40%. No momento 14 homens trabalham de segunda a sexta.

As dependências do prédio

Este prédio será um espaço de convivência e cuidado comunitário, promovendo uma moradia digna para os padres idosos. A referida residência contará com dois pavimentos, um térreo e um primeiro andar, e haverá uma capela, acessibilidade para os idosos, elevador que atenderá as necessidades, espaço para repouso, assistência à saúde com salas de enfermaria, fisioterapia, esterilização e farmácia. Os quartos que ficarão situados no primeiro andar também atenderão todas as necessidades do público idoso.

Para contribuir

Aos que desejam ajudar materialmente neste importante projeto, a comissão disponibiliza uma CHAVE PIX (e-mail) da conta específica da obra:

casadoclerocg@gmail.com

Informações: Ascom e Padre Hermes
Fotos: Rafael e Seminarista Victor 

Imagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notícia

Comentários (0)