Paróquia de São Pedro e São Paulo realiza seu primeiro encontro de Formação Litúrgica

Postado em 14/11/23 às 09:375 minutos de leitura205 views

Ao longo do último sábado (11), a Paróquia de São Pedro e São Paulo, em Queimadas/PB, realizou o seu primeiro encontro de Formação Litúrgica, ministrada pelos padres coordenadores da Comissão Diocesana de Liturgia, Pe. Danilo César e Pe. Arimatéa Júnior.

A formação reuniu as equipes de liturgia, grupos de canto, ministros extraordinários da comunhão, coroinhas e agentes da Pastoral da Comunicação de toda a Paróquia. O propósito foi aprofundar os conhecimentos da comunidade paroquial a respeito da Santa Missa e, assim, celebrar da forma mais digna e cuidadosa possível o "memorial perpétuo da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo".

A formação foi organizada em dois momentos. No turno da manhã, o pároco Pe. Tobias Glêriston proferiu a abertura do encontro acolhendo todos os leigos presentes na Igreja Matriz de São Pedro e São Paulo. Ele destacou a importância do conhecimento litúrgico para toda a comunidade, especialmente nesse período em que a paróquia recém-criada se encontra.

Em seguida, o Pe. Danilo César, coordenador da Comissão Diocesana de Liturgia, conduziu a formação sobre os ritos da Santa Missa, os aspectos da Liturgia da Palavra e da Liturgia Eucarística, as orientações para o serviço do leigo e também as dúvidas mais comuns a respeito do tema.

No turno da tarde, o Pe. Arimatéa Júnior abordou o assunto dos cantos da missa no seu enraizamento ritual, destacando os critérios para a organização do hinário litúrgico, os graus dos cantos na missa e a preparação necessária aos grupos de canto para a Celebração Eucarística.

Erigida há três meses, a Paróquia de São Pedro e São Paulo dá seus primeiros passos tendo como base a promoção de momentos catequéticos e de diálogo para o fortalecimento da evangelização e da ação missionária em seu território. Além dessa formação litúrgica e da formação missionária sobre o dízimo (ocorrida no mês anterior), o pároco Pe. Tobias também segue ministrando formações específicas para os integrantes de pastorais e movimentos que já atuam na paróquia.

Com informações e fotos: Pascom Paroquial