Dom Dulcênio encerra Visita Pastoral Canônica na Paróquia de Nossa Senhora de Fátima

Postado em 12/11/23 às 23:087 minutos de leitura272 views

“Muito obrigado, povo amado de Fátima, muito obrigado”, esta foi a frase que resumiu a gratidão do Bispo Diocesano de Campina Grande, neste domingo, 12, último dia de Visita Pastoral Canônica de Dom Dulcênio Fontes de Matos à Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, sediada no bairro da Palmeira, em Campina Grande.

Pela manhã, Dom Dulcênio presidiu a Missa Dominical na Matriz que esteve repleta de fiéis; presentes também o Padre Haroldo, Pároco, Diácono Cláudio e os seminaristas. Na homilia, Dom Dulcênio fez uma grande catequese acerca da prudência, eis a temática central do Evangelho extraído de Mateus 25,1-13, que relata a parábola das dez virgens.

Ao explicar o termo da prudência, Dom Dulcênio partiu da definição do Sacerdote Adolphe Tanquerey que define a natureza da prudência como uma virtude moral e sobrenatural que inclina o nosso entendimento a eleger, em todas as ocasiões, os meios mais propositais aos nossos fins, subordinando-os a nosso último fim” (Compendio de Teología Ascética y Mística, 1016).

“A prudência é a mãe de todas as virtudes, é o que dizem por aí. Pela prudência estamos atentos e vigilantes na espera do Senhor, que virá no final dos tempos, surpreendentemente, para julgar os vivos e os mortos, concedendo a todos a recompensa pelo que fizeram. Ser prudente é um estado de constante tensão, já que o virtuoso se precavê em, fazendo o querido por Deus, antecipar a Sua vinda”, pregou.

Depois o Bispo explicou que a virtude da prudência também se irmana com a esperança. Conforme disse, se a nossa vida, quão as virgens previdentes, espera pelo Cristo, saber que Ele estar próximo deve ser motivo de júbilo. Por isso que aos santos, após uma constante vida de prudência e esperança, o pensamento da morte não lhes turvava o coração.

“Se, ao pensarmos na nossa própria morte, percebermos certo pesar, temor ou tristeza é porque, como as virgens imprevidentes, não sabemos esperar a chegada do Esposo da nossa alma, Jesus Cristo, nosso Senhor. Acontecendo isto, não durmamos, perdendo as oportunidades de reparação: o quanto antes, tentemos acender, pela conversão, a lamparina do nosso coração, da nossa vida, no fogo do Espírito de Deus, Doador de todos os dons e virtudes”, concluiu.

Visita à Comunidade Virgem dos Pobres

À noite, encerrou a sua Visita indo à Comunidade da Virgem dos Pobres, no bairro Araxá, onde presidiu mais uma missa, foi um momento marcado por homenagens e agradecimento ao Bispo, que por sua vez, também retribuiu dizendo que levaria no coração cada momento vivido na paróquia.

Nesta comunidade, o bispo deixou a sua mensagem e refletiu a liturgia da palavra ensinando que a Sabedoria gera a prudência. Inicialmente o bispo refletiu com todos: “O que é a Sabedoria?”, e ensinou que consiste em Deus.

“Procurar Deus é ir-lhe ao encontro, tal como a ordem presente na Parábola das dez virgens. Deus nunca se esconde de nós, buscando-O, cativa-nos em Seu amor, e, nisto concede o santo temor de jamais perde-lo”, disse. Ademais ensinou que ser previdente é se antecipar, ajudado pela graça e pelo o que nos instrui, aos desafios que nos acercam. Numa linguagem comercial – explicou – “Ser previdente é investir-se para um bom fim”.

E concluiu a sua pregação da noite, pedindo aos fiéis que estejam abertos à voz do Senhor, para que ecoe, sem cessar, à nossa memória o aviso imperioso de Jesus enquanto cruzamos este deserto rumo ao Seu encontro no ‘hoje’, e no ‘definitivo’: “E com os encontros com o Senhor nas discrições da vida, nos quais Ele nos faz sábios em Si, preparemo-nos para aquele único, definitivo e glorioso”, findou.

Ao final da missa, Padre Haroldo Andrade, agradeceu a presença amiga de Dom Dulcênio dizendo ter sido maravilhosa a experiência e convivência com o Pastor; da mesma forma Dom Dulcênio também agradeceu a acolhida do Pároco, e sobretudo do povo de Deus, simples e muito fiel a Jesus Cristo e a Igreja.

Por: Ascom
Fotos: Rafael Augusto