Na Visita Pastoral, Bispo conhece mais três comunidades e se reúne com o Conselho Paroquial

Postado em 11/11/23 às 22:1810 minutos de leitura251 views


O Penúltimo dia de Visita Pastoral Canônica, realizado neste sábado, 11, na Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, no bairro da Palmeira, em Campina Grande, contou mais atividades do Bispo Diocesano Dom Dulcênio que visitou três comunidades e reuniu-se com o Conselho Paroquial.

A programação começou por volta das 9h, quando Dom Dulcênio e Padre Haroldo (Pároco), acompanhado por seminaristas, deslocaram-se à Capela de Santo Afonso, no bairro do Monte Santo; lá, o bispo foi acolhido por alguns animadores que de forma modesta saudaram ao Pastor.

Ao Senhor Bispo foi apresentado, pelo Senhor Erivaldo, um dos líderes de Santo Afonso, a história da comunidade, bem como toda a estrutura predial que forma a igreja de Santo Afonso; aos animadores, após ouvir atentamente a história da comunidade, Dom Dulcênio teceu breves palavras e disse que Deus nunca desampara aos seus filhos; elogiou a organização e disse ainda que Deus capacita a todos os escolhidos.

Pertinho de Santo Afonso, está localizada a Comunidade de Santa Cecília, que situada nas dependências da sede da Comunidade Católica Christus, uma comunidade compreendida no nicho das Novas Comunidades Católicas, cujo carisma é estar a serviço da Paróquia e da Diocese.

Alguns membros da comunidade acolheram Dom Dulcênio e o Padre Haroldo, e coube ao Senhor Rosemberg apresentar toda a estrutura da sede; o bispo conheceu um bonito projeto social desenvolvido pela comunidade, o Sopão Solidário; cumprimentou as cozinheiras, agradeceu pelo lindo trabalho e orientou aos membros da Christus que o serviço continuasse e ganhasse mais visibilidade. A visita à Christus encerrou-se com uma benção do prelado.

Reunião com o Conselho Paroquial

À tarde, por volta das 15h, o Bispo encontrou-se com as lideranças dos grupos, serviços, pastorais e movimentos da Paróquia, que se apresentaram e leram a Ata da última reunião, a fim de que Dom Dulcênio compreendesse a metodologia do Conselho Pastoral da Paróquia de Fátima. Neste encontro, o prelado, destacou alguns pontos importantes para a caminhada pastoral da paróquia.

Primeiro falou sobre uma caminhada harmoniosa, e frisou que o Conselho Pastoral precisa caminhar com o Pároco, levando sugestões, acatando ideias do clérigo e promovendo o diálogo, só deste modo a paróquia consegue organizar e planejar a sua vida pastoral. Outro ponto abordado pelo Pastor Diocesano, disse respeito à caminhada pastoral das lideranças, apontando que as coordenações não podem ser as mesmas pessoas por muito tempo, é preciso renovar, pois, a igreja é dinâmica.

Por fim, o bispo pediu que o Conselho priorizasse a formação pastoral e catequética dos seus grupos, pois se faz necessário que os leigos entendam e conheçam a fé católica, pois só se ama aquilo que se conhece. Ademais, o Bispo agradeceu ao Conselho e pediu mais uma vez que caminhassem firmes junto ao Padre Haroldo.

Santa Missa na Comunidade de Santa Luzia

A última comunidade conhecida por Dom Dulcênio, neste sábado, foi a capelinha de Santa Luzia, situada no bairro universitário, próximo à linha ferroviária; o Pastor Diocesano foi acolhido com muita festa para a Santa Missa ocorrida às 17h. Dom Dulcênio falou da sua enorme alegria em conhecer capelinha e os seus animadores e fiéis.

Na mensagem pregada ao povo de Deus, o bispo destacou que é importante ao cristão manter uma vida prudente à espera de Jesus, e que para é preciso buscar a sabedoria divina. “Ser prudente é ser sábio. A nossa vida passa rápido, logo o Senhor virá, e pedirá a cada um, a prestação de contas, busquemos a sabedoria e a prudência para agradarmos a Deus. No dia que Jesus nos chamar o que iremos oferece-lo? Lembrem-se devemos ter a reserva do gás para a lâmpada continuar acesa; todos caminhamos para Deus, trabalhemos por este grande encontro”, pregou.

Concluiu a sua reflexão dizendo que a comunidade de Santa Luzia é humilde e bela: “A vossa Comunidade é humilde e bela; é de uma dignidade tão grande, e eu vejo em vocês a humildade e a dignidade Que Deus nosso senhor derrame muitas bênçãos sobre esta comunidade”.

Conclusão da Visita Pastoral

Dom Dulcênio concluirá a sua Visita Pastoral Canônica neste domingo, 12, com duas missas: uma às 7h da manhã na Matriz e a outra às 19h na Capela da Virgem dos Pobres.

Por: Ascom
Fotos: Rafael Augusto

Imagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notícia

Imagem da notícia


Imagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notícia

Imagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notícia


Imagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notícia

Comentários (0)