Visita Pastoral na Paróquia de Nossa Senhora de Fátima chega ao seu Terceiro Dia

Postado em 10/11/23 às 23:2914 minutos de leitura284 views

A Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, no bairro da Palmeira, em Campina Grande, segue em estado de graça com a presença do Bispo Diocesano, Dom Dulcênio Fontes de Matos, que está realizando a Visita Pastoral Canônica. Nesta sexta-feira, 10, terceiro dia da visita, Dom Dulcênio iniciou a sua agenda visitando à Secretaria Paroquial, onde conferiu e assinou os livros documentais da paróquia, o bispo esteve acompanhado do Padre Haroldo, Pároco, das Senhoras Secretárias Jane e Roseane.

Doravante seguiu com destino à Escola municipal Padre Emídio, situada no bairro do Araxá, a onde foi saudado por dezenas de crianças que cantaram para o Bispo e rezaram junto com ele. Às Crianças, o bispo deixou uma palavra de paz, e pediu que buscassem ser obedientes aos pais e aos professores; à direção e ao corpo docente, Dom Dulcênio deixou a sua palavra de gratidão.

Saindo da Escola Padre Emídio, o Bispo dirigiu junto com o Pároco e alguns leigos, à Comunidade do novo Araxá, periferia urbana, marcada por uma realidade social desafiadora; durante a sua andança, Dom Dulcênio cumprimentou algumas crianças, e falou com alguns moradores da região.

Prosseguindo com a programação matinal, o líder religioso visitou o Cemitério do Araxá, um dos maiores da cidade de Campina Grande, estando lá cumprimentou os gestores e que lhes falaram um pouco da história, apresentando a planta do cemitério e mostrando um pouco do espaço.

A Escola Municipal Luís Joaquim, no bairro do Araxá, foi mais um destino do bispo; na referida escola, Dom Dulcênio assistiu a uma apresentação teatral acerca do Natal realizada pelas crianças, cumprimentou outras tantas, saudou o corpo técnico da escola e os abençoou; nesta local o bispo foi presenteado com um quadro retratando sua fotografia oficial, desenhado pelo artista José Brito, morador da região paroquial.

Visita ao Jenipapo

No turno da tarde, o Pastor Diocesano visitou o Distrito de Jenipapo, precisamente na comunidade de Nosso Senhor do Bonfim, a qual se tornará paróquia muito em breve. Dom Dulcênio esteve na casa onde residem as Irmãs Pias Operárias de São José, lá foi acolhido por crianças da escola municipal de Jenipapo, bem como por senhora do Apostolado da Oração e jovens da Crisma.

Por volta das 16h, o Bispo presidiu a Santa Missa na Igreja de Nosso Senhor do Bonfim, concelebrada pelo Padre Haroldo, com a presença de alguns seminaristas; na homilia, Dom Dulcênio garantiu à comunidade que está mais perto que longe de eles se tornarem paróquia, e que muita coisa dependia da própria comunidade; na mesma ocasião aproveitou para agradecer a acolhida e disse estar feliz por celebrar na igreja de Jenipapo.

Acerca da reflexão da Palavra de Deus, Dom Dulcênio deixou a sua mensagem e enfatizou que o Reino de Deus acontece quando os cristãos caminham unidos e dão testemunho de vida a partir dos atos: “Quanta coisa boa vem acontecendo e poderá acontecer ainda mais se usarmos da nossa inteligência para vivermos com autenticidade a nossa fé. Peçamos a Deus a autentica sabedoria, a inteligência para vivermos como uma comunidade de irmãos tendo Jesus Cristo o centro e sentirmos de fato o reino de Deus acontecendo entre nós”, disse.

Após a Santa Missa, Dom Dulcênio, ladeado do Padre Haroldo, seminaristas, e o alguns fiéis, conheceram as instalações da futura casa paroquial.

Apresentação dos Serviços e Movimentos

Outro momento significativo deste terceiro dia, aconteceu à noite na Matriz, quando da ocasião, ECC, EJC, Pastoral Familiar e Catequistas encontraram-se com o bispo; foi uma noite muito animada, marcada pelo louvor, pela exposição dos trabalhos missionários por uma dramatização feita pelo ECC, que tentou mostrar que diante das dificuldades e opções oferecidas pelo mundo, o amor é maior e sustenta as famílias.

Dom Dulcênio ao cumprimentar os grupos, lembrou que foi um grupo de jovens, que o sustentou na vocação e na perseverança para o seminário; destacou que quando padre, foi o ECC que o ajudou na evangelização quando era padre em Estância-SE; e já como bispo também referenciou à Pastoral Familiar como uma das importantíssimas pastorais que trabalham com a família. O Bispo concluiu a abençoando os fiéis e convidando para os demais encontros ainda desta visita Pastoral.

Prosseguimento da Visita

Neste sábado a visita tem início às 09h visita às comunidades de Santo Afonso e Santa Cecília (Monte Santo); às 15h acontece Reunião com o Conselho paroquial na Matriz e às 17h Missa na Comunidade de Santa Luzia (Bairro Universitário).

Por: Ascom
Fotos: Carlos, Hélio Diniz e Rafael Augusto

Imagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notícia

Imagem da notícia