Segundo Dia de Visita Pastoral é marcado por muitas atividades

Postado em 09/11/23 às 23:3614 minutos de leitura224 views

Nesta quinta-feira, 09, segundo dia de Visita Pastoral Canônica de Dom Dulcênio Fontes de Matos, Bispo Diocesano de Campina Grande, à Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, no bairro da Palmeira, foi marcado por uma intensa agenda: pela manhã Dom Dulcênio visitou os idosos e enfermos, à tarde o Senhor Bispo dirigiu-se até à Promoção Humana, na colina da Palmeira; ainda se encontrou com os Animadores da Obra das Vocações Sacerdotais e Apostolado da Oração e encerrou o dia de visitas indo à Comunidade de São Pedro e São Paulo, no bairro dos Cuités. Em todas as visitas, o Bispo tem sido acompanhado pelo Pároco, Padre Haroldo Andrade, e pelas Irmãs Religiosas Irmãs Pias Operárias de São José.

Acerca da programação que preencheu toda a manhã desta quinta-feira, às visitações aos Idosos e enfermos, configurou-se um dos pontos máximos desta visita pastoral; ao todo, cinco famílias foram visitadas pelo Bispo que levou até elas, a Paz de Cristo, o conforto espiritual e uma palavra de esperança; foram encontros de fé marcados pela Graça divina que se manifestou num abraço de agradecimento e em lágrimas de vitória.

À tarde, Dom Dulcênio visitou o prédio da Promoção Humana localizado na rua XV de Novembro, na Palmeira, mesmo local que funciona a Escola Santo Antônio, assistida pela Prefeitura Municipal de Campina Grande; a direção, o corpo docente e dezenas de crianças saudaram ao Reverendíssimo Bispo com cantigas e abraços fraternos.

Estando na Promoção Humana, Dom Dulcênio conversou com as crianças, cantou, tirou dúvidas, e as abençoou. Ainda conheceu a estrutura do prédio e conferiu de perto alguns cursos oferecidos à comunidade, como por exemplo: o curso de pintura em tela e o curso de corte e costura. O bispo agradeceu imensamente a acolhida e disse ter sido uma tarde de muito aprendizado e alegria por conhecer o projeto e as instalações.

Ainda no turno da tarde, o prelado retornou à Igreja matriz para um importante encontro com os animadores da Obra das Vocações Sacerdotais, a OVS e o pessoal do Apostolado da Oração. Foi outro singular momento, pois Dom Dulcênio abriu o seu coração e falou do amor que pela causa sacerdotal, bem como destacou a importância de ambos os grupos.

O Pastor Diocesano falou dos frutos já acolhidos da OVS, a saber, o prédio do propedêutico, o investimento nos estudos de padres, a própria manutenção do Seminário e o cuidado com os seminaristas; falou de um sonho que está sendo construído, o Lar Sacerdotal para os Padres Idosos e Enfermos e concluiu a sua fala agradecendo o imenso, significativo e ditoso trabalho da OVS na Paróquia e do Apostolado da Oração.

Santa Missa na Capela de São Pedro e São Paulo

A Santa Missa deste dia ocorreu na Capela de São Pedro e São Paulo, situada no bairro dos Cuités, com uma igreja lotada para recepcionar o Bispo Diocesano, os fiéis acolheram Dom Dulcênio e participaram da Missa que foi concelebrada pelo Pároco, Padre Haroldo e assistida pelo Diácono Claudio com ajuda do Seminarista Victor e demais coroinhas. Nesta ocasião, Dom Dulcênio inaugurou a 15ª edição do evento "Volta Pra Jesus", promovido pelo Grupo de Oração Adoradores do Senhor, da Renovação Carismática Católica.

A Igreja neste dia celebrou a Festa da Dedicação da Basílica de Latrão, e o Bispo explicou aos fiéis o significado desta Festa Litúrgica, e conforme ensinou, a Basílica de Latrão foi construída no século IV, pelo Papa Melquíades, e é considerada a Mãe de todas as Igrejas, é a Catedral do Papa.

Segundo pregou, a referida festa nos ajuda a refletir sobre o sentido do Templo como organismo vivo e a pertença dos cristãos a ele como pedras vivas. Cada ser humano batizado é templo criado à imagem de Deus, redimido pelo sangue de Jesus, habitado pelo Espírito Santo.

Ao explicar a primeira leitura do livro da profecia de Ezequiel, Dom Dulcênio disse que o autor usa uma linguagem figurada para falar da Igreja, templo vivo. Ezequiel fala de um templo em cujo centro havia uma nascente de água que enchia o espaço sagrado a ponto de transbordar pelas portas.

“Podemos dizer que o profeta usa essa linguagem simbólica para falar de como deve ser a nossa Igreja de ontem e de hoje. Na Igreja, encontramos a fonte de água viva que jorra para o mundo. Será que estamos sendo esse rio que gera vida? Nosso testemunho tem sido, de fato, um testemunho cristão? O que temos feito para diminuir o sofrimento de nossos irmãos?”, refletiu.

Ao falar da importância de zelar pela igreja, o bispo destacou que é preciso renovar as estruturas de nossas Paróquias, comunidades, tornando-as mais missionárias, mais acolhedoras com foco na evangelização. “Precisamos renovar nossos conceitos, nossa pessoa, templo do Senhor, por uma nova visão de Igreja. Uma Igreja mais santa, acolhedora de todos, especialmente dos pobres e marginalizados. Insisto: precisamos rever nossa prática religiosa, seja a nossa relação com a Igreja-templo, seja a nossa relação com os irmãos, vendo neles a imagem e semelhança de Deus”, concluiu.

Programação para a sexta-feira.

Na sexta-feira, 10, pela manhã faz visita à Secretária Paroquial, também se dirige ao bairro do Araxá; à tarde visita a Comunidade do Senhor do Bonfim, no Jenipapo e preside Missa no local, à noite, se reúne com o ECC, EJC, Pastoral Familiar e Crisma.

Por: Ascom
Fotos: Rafael Augusto

Imagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notícia