Tem início a Visita Pastoral Canônica do Bispo à Paróquia de Fátima

Postado em 08/11/23 às 23:0610 minutos de leitura267 views

A Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, situada no bairro da Palmeira, em Campina Grande, acolheu o Bispo Diocesano Dom Dulcênio Fontes de Matos, que iniciou a sua quinta Visita Pastoral Canônica neste ano de 2023; Dom Dulcênio chegou à Matriz por volta das 16h, cumprimentou alguns fiéis, participou do hasteamento das bandeiras junto ao Pároco, Padre Haroldo Andrade, o Diácono Cláudio e algumas lideranças paroquiais, e foi saudado de fronte à igreja, pela Banda Fanfarra Simples, formada por crianças, grupo este que faz parte da Promoção Humana da Palmeira.

Em seguida, o Pastor Diocesano dirigiu uma palavra à comunidade, e destacou que a Visita Pastoral Canônica é um dever do Bispo Diocesano, e consiste em Pastorear as suas ovelhas, conhecer de perto a realidade da Paróquias, suas comunidades, suas lideranças e conviver junto ao seu povo levando a paz e anunciando a Boa Nova de Jesus Cristo.

Às 17h, o Padre Haroldo presidiu a Santa Missa, que costuma ocorrer diariamente na Matriz, e às 19h30, Dom Dulcênio encaminhou-se para visitar a primeira comunidade da Paróquia, a Capela de Todos os Santos, que fica situada no bairro do Jeremias; como previsto, a comunidade, ao seu jeito, simples, mas muito feliz e acolhedora, recebeu ao Senhor Bispo com música e muito entusiasmo.

Nas palavras iniciais à Comunidade de Todos os Santos, Dom Dulcênio disse em alusão à santidade que a vida do Cristão é justamente esta, olhar para muitos que deram as suas vidas e foram exemplo de seguimento e entrega a Nosso Senhor Jesus; também pontuou que em meio à limitação humana, Deus é misericordioso e conhece todos os corações.

Na Santa Missa, o Bispo refletiu em sua homilia sobre o amor, e ensinou que o amor é a plenitude da Lei. Segundo o prelado quem ama não faz nenhum mal contra o próximo. Quem ama não mata, não rouba, não cobiça, não fofoca destruindo a vida do outro, e se isso acontece numa comunidade cristã, é preciso rever os atos.

“Que cada um sempre faça o seu exame de consciência. Será se estou amando de verdade? O tempo é agora. Não deixe para amanhã. Porque amanhã pode ser tarde demais. Então Jesus chama a segui-lo, mas se não mudamos nosso comportamento muitas vezes um comportamento egoísta, ganancioso não estaremos aptos a segui-lo”, disse.

E continuou ensinando que a decisão de seguir Jesus precisa ser constante, sem titubear, é preciso estar disposto a renunciar tudo o que dificulte o segmento a Jesus. “A onde está o teu tesouro, ali está o teu coração. Onde está o teu coração está o tesouro. Então se o teu coração está voltado para as coisas do mundo, ali está o teu tesouro. Deus já fica relativizado. Então renunciar tudo significa retirar do coração todas as coisas que afastam de Deus”, pregou.

Ao final da Missa Dom Dulcênio foi cumprimento pelo Senhor Raimundo em forma de poesia, Raimundo declamou cinco estrofes das quais apontavam o carinho do povo da Paróquia pela vivência desses que prometem ser marcados pela graça de Deus.

Programação da Visita para a quinta-feira, dia 09.

No turno da manhã, o bispo visitará os idosos e enfermos; à tarde, às 15h visita a Promoção Humana, às 16h tem encontro na Matriz com o Apostolado da Oração e OVS e às 19h30 Missa na comunidade São Pedro e São Paulo (Cuités).

Por: Ascom
Fotos: Rafael Augusto