“Amar é experimentar a Deus”, disse o Bispo neste XXX Domingo do Tempo Comum

Postado em 29/10/23 às 00:2811 minutos de leitura306 views

Na sua caminhada litúrgica, a Igreja já vislumbra o final do Ano litúrgico, neste domingo (29), a igreja deu início ao Trigésimo Domingo do Tempo Comum, o Cristo se manifesta nas coisas simples e faz presente com os seus ensinamentos, trazendo a esperança, a fé e a caridade às pessoas; este foi um dos nortes deste domingo, o amor.

Na Catedral de Nossa Senhora da Conceição, o Bispo Diocesano de Campina Grande, Dom Dulcênio Fontes de Matos, presidiu a Santa Missa do lar, acolhendo em peregrinação 4 paróquias e uma área Pastoral, foram elas: a Paróquia de Nossa Senhora das Dores (Monteiro-PB), as Paróquias de São José, das cidades de Montadas-PB e Camalaú-PB; a Área Pastoral de Matinhas-PB e a Paróquia de Santa Ana, de Alagoa Nova-PB.

Em torno dos seus pastores – Presbíteros e diáconos – o povo de Deus dessas referidas comunidades e demais fiéis participaram em grande número da Santa Missa, cuja homilia proferida por Dom Dulcênio chamou atenção para a temática do amor, convidando aos fiéis a fazerem uma experiência renovadora.

Neste XXX Domingo do Tempo Comum, a caridade foi bastante evidenciada como síntese de toda a Lei e dos profetas, sabendo que o amor se perfila como compêndio das Escrituras, a prática de amar muito nos tem a dizer porque este é, o maior imperativo das Escrituras Sagradas, cruzando o limiar dos dois testamentos: do Antigo ao Novo.

O Bispo explicou que Jesus ao responder o fariseu mal-intencionado, conforme o relato do Evangelho de Mateus 22,34-40, fez-lhe outro convite rumo à experiência: experimentar o Cristo, “o Amor dos amores”, assim afirmou que amar é experimentar Deus! “Insisto ainda mais neste experimentar Deus, pois, fazer isso é imitá-Lo, possuindo os mesmos sentimentos Dele, assemelhando-nos a Ele”, pregou.

E continuou que para toda e qualquer experiência é necessária uma motivação, ainda que curiosa. Como sabemos e já sentimos nalguns momentos da caminhada da vida, amar não é fácil; “pensemos no amor enquanto força que não nos permite desistir, que nos impulsiona a seguir adiante, que nos leva a perseguir o que, mesmo custoso em obter, vale a pena”, disse.

Missa na Paróquia de Nossa Senhora do Livramento, em Umbuzeiro-PB

A Paróquia de Nossa Senhora do Livramento, em Umbuzeiro-PB, forania Agreste 2, celebrou solenemente neste dia 29 à sua Padroeiro, e na missa das 16h, o Padre José Marcos e toda a comunidade paroquial, devotos e devotas da Virgem acolheram ao Senhor Bispo Diocesano para a Missa festiva em honra à Nossa Senhora.

Dom Dulcênio disse ser uma feliz ocasião retornar à Paróquia para este momento festivo e na homilia, discorreu sobre a importância de conhecer, vivenciar e praticar o amor a Deus e ao próximo como a si mesmo. O Bispo destacou que o amor é o princípio eterno de tudo o que existe e fora do qual tudo cai na inexistência.

“Ora, vendo o amor enquanto princípio eterno, podemos rememorar São João quando diz que “Deus é amor”; e, a partir deste povoamento de Deus em tudo, entendemos o que quis dizer o Amor Encarnado, Jesus Cristo, quando relembra, ao menos, dois trechos da Lei (Dt 6,5 e Lv 19,18.34), a qual o fariseu conhecia enquanto razão, mas não experimentava enquanto vida: ‘Amarás o Senhor teu Deus de todo coração...’ Esse é o maior e o primeiro mandamento. O segundo é semelhante a esse: ‘Amarás ao teu próximo como a ti mesmo’ (Mt 22,37-39). Assim, entendemos o amor como principal mandamento do qual deve decorrer toda o proceder da vida do cristão”.

Concluiu a sua pregação ensinando que amar é estar atento às novidades permitidas por Deus para que ajamos na criatividade do amor. Pediu aos fiéis que criem, em colaboração com Deus, a cultura do amor, amando a todos, e pontuou: “E ainda que, pelo relativismo, a tentação do ciclo do desamor se apresente mais cômoda, amar nunca será em vão; amar é sempre mais vantajoso; amar traz-nos uma recompensa eterna, pois, no Deus-Amor, após trilharmos as árduas sendas da caridade nesta vida, num mergulho infinito e profundo, nos perderemos para sempre para sermos encontrados”, findou.

Por: Ascom
Fotos: Pascons Paroquiais (Montadas-PB, Alagoa Nova-PB e Matinhas-PB)
Pascom Paroquial de Umbuzeiro-PB.

Matinhas e Alagoa Nova

Montadas

Missa Catedral

Umbuzeiro-PB