Tem início a 42ª Assembleia Diocesana de Pastoral

Postado em 27/10/23 às 11:527 minutos de leitura235 views


A 42ª edição da Assembleia Diocesana de Pastoral, este ano aborda o tema: Diocesaneidade, Ser Igreja a Partir da Igreja Local; o evento acontece no centro Diocesano Dom Luis Gonzaga Fernandes entre os dias 27 e 28 e reúne em média 200 pessoas entre elas clérigos, leigos, religiosos e religiosas.

O evento teve início às 08h40 com a oração das laudes, seguida da fala do Bispo Diocesano Dom Dulcênio Fontes de Matos, norteou a sua fala em cima de quatro verbos: Ver, ouvir, tocar e anunciar. De acordo com o bispo esses verbos embasam a caminhada cristã, sobretudo, em se tratando da diocese que caminha festivamente para o seu jubileu dos 75 anos a ser celebrado em maio de 2024.

“Sirva para nos lembrar que estes quatro verbos devem nos apontar para o testemunho apostólico que devemos dar ao mundo de hoje. Guiados pela Palavra de Deus, que é fonte da vida, fundados na unidade que Deus mesmo nos pede e imbuídos pela vontade de ser cada dia mais fiéis à sua vontade, caminhemos na alegria do testemunho, para que em nossa Igreja local manifestemos cada vez mais a Igreja universal, na visão, na escuta, no toque e no anúncio”, disse.

O Padre João Afonso, Coordenador Diocesano de Pastoral, acolheu o público presente, desejou uma boa assembleia e desejou que a Assembleia seja um caminho sinodal e cheio de resoluções, também explicou os momentos e as temáticas das assessorias.

 A primeira Assessoria

A primeira assessoria foi ministrada pelo Padre Paulo Sérgio Gouveia, que como tema “Igreja Local e Diocesaneidade”. O Padre Paulo Sérgio começou a sua assessoria à luz do Vaticano II, partindo do mistério da Trindade. Em resumo: o padre lembrou que vivemos a comunhão, pois temos como fonte a comunhão trinitária. Para fundamentar tal fala, o Sacerdote refletiu partindo da Patrística, até o tempo de hoje, sempre enfatizando que ser Igreja é muito mais que apenas seguir a doutrina ou a Moral católica, mas ter essa experiência de pertença: “pertencemos a um corpo que é a diocese”.

“Diocese é a porção do Povo de Deus, que se confia a um Bispo para que a apascente com a colaboração do presbitério, de tal modo que, unida ao seu pastor e reunida por ele no Espírito Santo por meio do Evangelho e da Eucaristia, constitui uma Igreja particular, na qual está e opera a Igreja de Cristo, una, santa, católica e apostólica”, citou o Decreto Christus Dominus.

A segunda Assessoria

A segunda Assessoria foi conduzida pelo Padre José Marcondes, que discorreu acerca da Diocesaneidade e Sujeitos Eclesiais; nessa assessoria o Padre falou sobre a missão de cada batizado e dimensão do sacerdócio comum inerente a todos os fiéis, isto é cada batizada, é chamado a desenvolver a sua missão segundo uma vocação específica. Nesse interim, falou sobre a missão de cada sujeito numa igreja local.

Em três pontos dividiu a sua assessoria: Primeiro falou sobre os Ministros Ordenados, ou seja, todos os que compõe o clero; adiante, falou sobre a espiritualidade do Padre diocesano atrelada à diocesaneidade que ganha sentido na comunhão com o bispo diocesano e na relação com o povo de Deus; por conseguinte, destacou a vida consagrada e o laicato na Igreja local que faz jus à vivência eclesial, quando colocam os seus dons e talentos a serviço da igreja, proporcionando assim o protagonismo desse grupo.

O padre concluiu a sua exposição lançando luzes para atos concretos, tais como:  o gosto renovado pela oração, a contemplação, a vida litúrgica e sacramental; a animação pelo florescimento de vocações ao matrimônio cristão, ao sacerdócio ministerial, à vida consagrada; a disponibilidade em participar nos programas e nas atividades da Igreja, tanto a nível local como nacional ou internacional; o empenhamento catequético e a capacidade pedagógica de formar os cristãos.

Abaixo confira os materiais proferidos e baixe.

https://cdn.diocesecg.org/2023/10/file_653bcd63388b6.pptx

Por: Ascom | Contribuição: José Lucas (Laicato)
Fotos: Joaquim Urtiga

Imagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notícia
Imagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notícia

Comentários (0)