29º Domingo do Tempo Comum: Peregrinações à Catedral e Encontro Diocesano do Terço dos Homens

Atualizado em 22/10/23 às 22:5116 minutos de leitura327 views


Um domingo movimento na Sé Episcopal de Campina Grande, que registrou dois grandes momentos neste dia 22; primeiro às Peregrinações à Catedral pela manhã, que contou com dezenas de fiéis de 5 Paróquias que rumaram à Igreja Mãe para receberem as Indulgências Plenárias, nas programações alusivas ao Jubileu dos 75 anos.

As Paróquias acolhidas neste domingo foram, Imaculada Conceição (Ligeiro-CG), Nossa Senhora das Dores (São José dos Cordeiros-PB), Santa Teresinha do Menino Jesus (Massaranduba-PB), São Miguel Arcanjo (Barra de São Miguel-PB) e São José (Distrito de São José da Mata-CG), junto aos seus Clérigos, o povo de Deus fez-se presente em grande número na Catedral. Todas as cinco Paróquias partiram cedo de suas sedes e foram diretas para a Catedral, sendo acolhidas pelo Padre Luciano Guedes.

Os fiéis participaram de Café da Manhã, da Catequese acerca das Indulgências e participaram da Santa Missa, presidida pelo Bispo Diocesano de Campina Grande, Dom Dulcênio Fontes de Matos; demais padres concelebraram, e os diáconos presentes junto aos seminaristas auxiliaram à celebração.

Homilia

Reina o Senhor, este foi o tema trabalhado por Dom Dulcênio na Catedral, pela manhã. O Bispo disse gostar elucidar o princípio de justiça com as palavras de Jesus, ditas no Evangelho dominical: “Dai a César o que é de César, e a Deus o que de Deus” (Mt 22,21), a partir desta primeira síntese, pregou que diante de tantas situações iníquas, degradantes, que minimizam a dignidade de toda e qualquer vida humana em geral, falando de justiça, devemos também pensar neste dever que nos urge: sermos justos, e isso já a partir das pequenas coisas.

“Pensemos também na fidelidade, na honestidade para com as coisas deste mundo, nunca nos esquecendo de que, nas mãos Daquele que é o Providente, somos Seus instrumentos de justiça e de misericórdia; de uma justiça que transparece o amor de Deus pela humanidade. No relativismo, na mentalidade do lucro, no “mundo dos mais espertos”, o cristão deve se destacar, fazendo o diferente – o que nos impera o Evangelho –, porque as lições do amor nunca se fizeram tão prementes quanto hoje. O cristão é aquele que deve pensar o mundo não simplesmente a partir de si, mas, sobretudo, de Deus, com o Seu olhar”, pregou.

Refletiu também que Deus não desampara a humanidade e utiliza-se de situações calamitosas, de injustiças para imprimir o seu amor. Segundo advertiu, os cristãos precisam fazer de tudo o que está ao nosso alcance para promovermos a ordem, a paz, o amor e a justiça no mundo inteiro.

Também chamou atenção da assembleia para a Vida Humana, sagrada e desejada por Deus, pediu ao seu povo que lutassem contra as ideologias opressoras e diabólicas que querem destruir a família; pregou contra o aborto e orientou o seu povo a pedir inspiração divina na hora de escolher as autoridades políticas.

“Devemos pôr em primeiro lugar Deus: e, somente a partir desta busca, teremos elementos suficientes para ver as coisas como elas devem ser vistas. Quando nos destronamos para dar a primazia a Deus (que a deve possuir de direito), saberemos nos pôr no devido lugar, e não nos esqueceremos do próximo. O grande problema está na lógica de tantas vezes, pensando nos nossos interesses meramente pessoais e egoístas, aquele conhecido bordão “farinha pouca, meu pirão primeiro” ter espaço no nosso coração. Desta forma, instauram-se o individualismo, a soberba, os diversos tipos de corrupção”, instruiu.

Encontro Diocesano do Terço dos Homens

Esteve sendo realizado durante todo o dia, na Escola Estadual Nenzinha Cunha Lima, no bairro do José Pinheiro, o 16ª Encontro Diocesano do Terço dos Homens, que reuniu mais de duas mil pessoas para momentos de recitação do Terço, Adoração ao Santíssimo, oração do Ofício da Imaculada, palestras, testemunhos e a Santa Missa que foi presidida por Dom Dulcênio. O tema do encontro deste ano foi "Homens, Evangelizando com Maria no Jubileu Diamantino", e o lema”75 anos de Evangelização, Continuemos na Missão e meditação do Santo Terço".

Concelebrou com o Pastor Diocesano no Encontro do Terço, o Padre Fernando Jacinto, que pela primeira vez, esteve à frente de um evento desta natureza junto ao Movimento do Terço, como Dirigente Espiritual. Na homilia que pregou aos homens do Terço e as diversas famílias reunidas, o Bispo falou inicialmente da tremenda importância que o movimento tem no campo da Evangelização.

“Filhos e filhas de Nossa Senhora, a cada ano, este momento acontece, e é um momento de renovação espiritual, vocês que durante todo ano, em suas respectivas paróquias, costumam rezar o Santo Terço nas casas, nas comunidades, nas comunidades, evangelizam, como que em ordem de batalha fazendo o Reino de Deus acontecer. Hoje, reunidos neste ginásio, vocês confirmam a vitalidade do Terço diante da Eucaristia, momento maior e mais importante. Como Pastor só tenho a agradecer o trabalho de vocês”, disse.

Ao refletir a Liturgia dominical, o bispo falou que na conturbada atualidade, as palavras hoje escutadas não perdem o seu sentido; antes a iluminam. Observando o Estado com os seus ditames, a sociedade em sua desordem moral, o mundo que se inflama em guerras e padece a miséria, somos inquiridos por tantos que se cruzam conosco ou até mesmo pela nossa fé:

“Onde está Deus?”. E a resposta não pode ser outra senão aquela que entoávamos no Salmo 95: o Senhor reina, pois os povos ele julga com justiça (Sl 29,10c). Isto devemos proclamar diante das armadilhas e diversos questionamentos que tendem a denegrir Deus e a Suas soberana e providente ações”, refletiu.

Também lembrou que Deus não se cala diante de um governo injusto, insano; Deus não é impassivo diante de tantas injustiças; diante de tantas dores ouvidas ou abafadas dos mais pequeninos – inclusive de crianças –, Deus não dorme e nem cochila porque guarda a todos (Sl 121,4). Também junto ao Homens do Terço e suas famílias, pediu coragem e lealdade ao que se vive enquanto Cristão Católico, pois do que adianta se comprometer com as verdades de fé e na hora escolher os governantes, fazem uma mal escolha?

“Cobremos, veemente, das nossas autoridades; e, antes de as elegermos, não pensemos egoisticamente no quinhão que nos interessa, mas no bem-comum integral de todos os homens. Com o olhar da fé, que nos inspira à sadia criticidade, submetamos a opressão nefasta dos diversos “césares” ao invicto poder bondoso do Senhor, em cujo misterioso Reino, iniciado aqui e plenificado na eternidade, tal como nos ensina a Oração Eucarística para Missas com Crianças III: “[…] ninguém mais vai sofrer, ninguém mais vai chorar, ninguém mais vai ficar triste: o pecado e a morte não mais dominarão”, findou.

Ao final do evento, o bispo indicou a nova Coordenação do Movimento do Terço dos Homens, que ficará sob a responsabilidade de Igor Araújo e de Flauber Lúcio; os novos coordenadores disseram, da admiração, do respeito e da obediência e comunhão que o movimento manterá com o Pastor. O Bispo agradeceu a Alberto, o atual coordenador, e pediu que ajudasse a nova equipe.

Por: Ascom
Fotos da manhã: Pascom Paroquiais
Fotos do Encontro do Terço: Angellyka Kelly e Matheus Borges (Setor Diocesano de Fotografias).

 

Imagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notícia


Imagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notícia


Imagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notícia


Imagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notícia


Imagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notícia
Imagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notícia

16ª ENCONTRO DO TERÇO DOS HOMENS 
Imagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notícia

Imagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notícia

Comentários (0)