Jovens da Pascom da Paróquia de São Sebastião do Umbuzeiro participam de Formação em Campina Grande-PB

Postado em 22/10/23 às 00:394 minutos de leitura429 views

Uma experiência diferente! Assim pode ser considerado a formação que marcou a tarde de alguns jovens da Pascom da paróquia de São Sebastião, que abrange os munícipios de São Sebastião do Umbuzeiro e Zabelê, forania cariri II, eles foram trazidos pelo Pároco Padre Marcos Souza até Campina Grande, para participarem de uma formação com a Pascom Diocesana, que ocorreu no Seminário Diocesano São João Maria Vianney, no bairro do Alto Branco.

Matheus Borges e Rafael Augusto ministraram a formação que foi pautada em dois momentos: primeiro, Rafael contextualizou as bases da Pastoral da Comunicação, explicou que a Igreja necessita das ferramentas comunicações para evangelizar e apresentou o organograma da Pascom Diocesana, mostrando os responsáveis e suas respectivas ações; ademais pontuou a missão da Pascom.

Matheus, no segundo momento destacou com os jovens o poder do recurso imagético, ao apresentar um rico acervo fotográfico das missões executadas pela Pascom, instruiu que a vida da igreja, sobretudo nos eventos e nas celebrações merecem ser registradas a fim de que, tal momento seja documentado a partir do olhar fotográfico.

“Cada foto é um olhar do fotográfico, cada momento captado, surge do olhar de cada pessoa, apenas usamos uma câmera para registrar, por isso é importante entendermos que a fotografia tem o poder infundir nas almas um momento único”, apontou.

O Padre Marcos, ao final da formação, agradeceu a Pascom Diocesana e disse que trazer seus jovens à Campina Grande, foi uma forma de proporciona-los o contato com outro ambiente, e a partir desta vivência, na realidade citadina de Campina Grande, desenvolver ideias para executa-las na paróquia.

Para o Sacerdote, esta primeira experiência não termina na teoria, na formação, mas aproveitou para convidar os jovens da Pascom Diocesana para um momento de prática nas comunidades de Zabelê e São Sebastião do Umbuzeiro.

Simultaneidade: Noutro recanto da cidade

Ao tempo em que Matheus e Rafael ministravam a formação no Seminário, os jovens Dvanilson e Joaquim, produziam um material para a Assembleia Diocesana de Pastoral, estando la no Centro Diocesano Dom Luis Gonzaga Fernandes, no bairro do Tambor. Material a ser publicado no decorrer desta semana nas mídias da Diocese.

Nota-se pois, o dinamismo da pastoral que atendendo ao seu chamado, se torna, transversal, ao colocar-se a serviço da Igreja.

Por: Ascom
Fotos: Matheus, Rafael e Padre Marcos.

Imagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notícia