Paróquia de N. Sra. das Dores e São Lucas acolhe Bispo Diocesano na Festa do Padroeiro

Atualizado em 21/10/23 às 00:004 minutos de leitura289 views

São Lucas foi celebrado pela igreja no último dia 18 de outubro, e a única paróquia na Diocese que traz o Evangelista como Padroeiro, está situada na forania cidade oeste de Campina Grande, entre as regiões dos portais, sítios Lucas e Estreito e demais comunidades rurais adjacentes.

Desde o dia 14, a comunidade paroquial está em festa celebrando ao seu Padroeiro, e na noite do sábado, 21, a Paróquia teve a alegria de registrar a presença do Senhor Bispo Diocesano de Campina Grande, Dom Dulcênio Fontes de Matos, que presidiu no penúltimo dos festejos. Dom Dulcênio e os seminaristas que o acompanham foram acolhidos pelo Pároco, Padre Eude Araújo e pelo Diácono Erick, bem como por toda a comunidade de fé.

A Missa presidida pelo Pastor Diocesano disse respeito à Liturgia do 29º Domingo do Tempo Comum, e Dom Dulcênio pregou à assembleia que Deus tudo sabe e em tudo age. Ao explicar a primeira leitura, extraída do Livro de Isaías 45, 4-6, que aborda a figura do Rei Persa, Ciro; o Bispo ensinou que Deus utilizou de Ciro para ser instrumento de restauração de Israel e das suas instituições, como o Templo.

Segundo ensinou, o Rei persa é objeto de profecia - tal como temos hoje, em Isaías - e de reverência no Antigo Testamento por seu edito; e não somente: mas porque autorizou e patrocinou a reconstrução do Templo de Jerusalém como parte de sua tática de política expansionista.

“Percebemos como Deus, Juiz e Senhor da história, conduz, misteriosamente, as situações. Deus utiliza-Se de Ciro, fazendo-lhe “plenipotenciário”, grande, para falar do Seu poder divino, único e misterioso; como também para o bem do povo eleito, Israel. Assim, o sucesso do Rei dos persas será para cumular o nome do Senhor de glória e para benfazejo de Israel”, explicou o contexto bíblico.

Na explicação do Evangelho de Mateus 22,15-21, que relata a trama dos Fariseus contra Jesus, o bispo instruiu que Jesus – sendo Deus – percebeu a maldade do questionamento que lhe foi direcionado: “É lícito ou não pagar imposto a César?”; e explicou que Deus conduz a nossa vida pessoal e a história da humanidade: sem depender de influências ou de conselhos alheios, pelas situações que Ele consente, com circunstâncias por vezes desafiadoras e calamitosas, tudo a Sua sabedoria sempiterna conduz à perfeição, de acordo com a Sua vontade.

“Sim, Deus escreve certo por linhas sinuosas. E quando contemplamos os dissabores imorais, relativistas e ateus que assolam a política, a economia, as famílias, as relações interpessoais, a sexualidade humana, enfim, a sociedade como um todo, somos chamados a uma fé convicta, que embute em si o desejo de conversão e de penitência, que nos faz interrogar, confiantemente: - O que Deus quer de nós, Ele que tudo sabe e governa? Ou um grito prenhe de fé, como aquele do Santo Padre Bento XVI, quando, em 2006, visitou o campo de concentração de Auschiwitz, onde morreram mais de um milhão e cem mil pessoas: “Em um lugar como este faltam as palavras, no fundo pode permanecer apenas um silêncio aterrorizado, um silêncio que é um grito interior a Deus: Senhor, por que silenciaste? Por que toleraste tudo isso?”, citou.

Concluiu a sua pregação destacando que a fé, a esperança e a caridade, como virtudes teologais doadas por Deus a nós, permitem-nos estar, docilmente, sob a vontade amorosa e sapiente do Senhor, sabendo que o Reino de Deus acontece também e misteriosamente no “reino de César”, ou seja, no mundo.

Continuidade da Festa de São Lucas

O encerramento será neste domingo, dia 22/10, com uma grande Procissão Motorizada saindo do Hospital de Trauma de Campina Grande com a imagem do protetor da medicina, por volta das 16h15, finalizando com a Santa Missa com Bênção da Saúde, às 17h. A Igreja São Lucas fica localizada na Rodovia PB 138 no Km 05.

Por: Ascom
Fotos: Pascom Paroquial

Imagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notícia