Em Nova Floresta-PB, Paróquia de São Severino Bispo celebra ao seu Padroeiro

Atualizado em 21/10/23 às 00:005 minutos de leitura337 views

O dia 20 de outubro é marcado por festa na cidade de Nova Floresta-PB, localizada no Curimataú paraibano, isto porque a Paróquia de São Severino Bispo celebra ao seu Padroeiro; e o encerramento não poderia ser diferente, centenas de fiéis se concentraram na rua principal da cidade, defronte à matriz para celebrarem o ditoso e grande santo Severino, acolhendo com grande alegria a presença do Pastor Diocesano, Dom Dulcênio Fontes de Matos.

O Administrador Paroquial Padre Tadeu Laurentino, também prestou seu acolhimento ao Bispo, ao Padre Rogério, aos seminaristas, às autoridades civis, e disse ser um motivo feliz contar com a presença de Dom Dulcênio no encerramento da festa paroquial. Por sua vez, o bispo manifestou sua alegria, agradeceu a acolhida e falou sobre o Temor a Deus.

Ao refletir a Palavra de Deus, o bispo destacou que a bíblia é um norte que aponta para a vivência da fé, tal como viveu o Bispo Severino, a ponto de chegar a santidade, que aliás, é a meta de todos os cristãos. “A fé é o ponto de partida para nossas ações e justificações diante de Deus”, disse Dom Dulcênio.

Adiante, destacou que o Evangelho proclamado, Lucas 12,1-7, mostra uma lição de Sabedoria a partir do instante em que Jesus ilumina o problema do temor; assim prosseguiu o bispo, destacando que o temor e a angustia fazem parte da condição humana. “O que Jesus diz não é que não devamos ter medo, pois isto seria irreal, mas que devemos “hierarquizar” o medo. Nosso erro consiste em ter medo do que não devemos e em não ter medo do que deveríamos ter. Quer dizer: o termo também deve ser orientado pela fé e pelo que é ameaça verdadeira, do jeito que Cristo propôs”, pregou.

Ao citar Santo Ambrósio de Milão, Dom Dulcênio destacou o pensamento deste grande santo acerca dessa passagem evangélica, diz que a morte é o fim da natureza material, não da punição: “Assim, Nosso Senhor conclui que a morte põe fim ao seu suplício do corpo, mas que o castigo da alma é perpétuo, e que apenas Deus deve ser temido, pois seu poder não está circunscrito a natureza, pelo contrário, é a natureza que está sujeita a Ele: sim, eu vos digo, temei esse”, Parafraseou.

Também lembrou aos fiéis que não existe trevas tão espessas que se escondam ao olhar penetrante de Deus; por isso, sua intimidade, por mais íntima e secreta que a queira supor, fica sempre patente aos olhos de Deus e haverá de chegar o dia em que Deus ponha às claras as trevas da sua solidão íntima.

“Irmãos, temer a Deus não significa ter medo de Deus. Temer a Deus é amá-lo sobre todas as coisas e se esforçar para colocar em prática seus ensinamentos. Tudo isso porque ele nos amou. Eu digo mais: Só devemos temer a Deus, não aos homens; porém o temor de Deus, que é dom do Espírito Santo/ amor, não é em temor servil, mas um temor filial. Atenção: não se trata de um temor que é movido e mantido pelo possível castigo, mas o temor que nasce do amor, o temor reverencial e respeitoso do filho que recria desgastar ao pai, não tanto porque o pai possa castiga-lo, mas porque o amor que o filho tem ao pai faz-lhe desejar toda alegria e toda complacência ao pai que ama”, findou.

Por: Ascom
Fotos: Pascom Paroquial